Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2010 - 08:14

Resource investe R$ 1,5 milhão em capacitação

Programa de Formação Resource completa plano global da companhia para capacitar e reter talentos. Ênfase em treinamentos comportamentais é um dos diferenciais. Falta de mão de obra em TI no país é um desafio para as empresas. Faculdades ainda formam generalistas.

São Paulo - A Resource, integradora brasileira de soluções e serviços de TI, acaba de lançar o Programa de Formação Resource como resposta à constante necessidade das empresas de TI em relação à mão de obra qualificada. O programa é parte de sua estratégia global para multiplicar e reter talentos.

De acordo com Gilmar Batistela, presidente da Resource, a companhia deve investir cerca de R$ 1,5 milhão em capacitação nos próximos 12 meses para suprir sua própria demanda. “O segmento acadêmico não está formando de acordo com as reais necessidades do mercado. Em função disso, decidimos iniciar uma formação paralela”, afirma o executivo referindo-se ao novo programa lançado no início do mês, em São Paulo.

O Programa de Formação Resource é uma iniciativa pioneira, pois completa a formação acadêmica com ênfase em treinamentos comportamentais e assim prepara o estudante para ingressar no mundo corporativo com uma especialização nas áreas de maior demanda. “Além da questão de competência técnica, desejamos formar profissionais com valores da Resource e com a capacidade de trabalhar em equipe”, avalia Batistela.

Concebido em três etapas, o programa será contínuo. “Essa primeira turma formará os alunos nas linguagens Java e ..Net, mas a próxima deverá ser Cobol”, antecipa Batistela. Por outro lado, o treinamento comportamental estará baseado em três pilares: comunicação, relacionamento interpessoal e atendimento ao cliente. “Estamos formando profissionais com capacidade para multiplicar o conhecimento e formar outros e que já ingressarão no mundo corporativo com valores e aptidões como colaboração, responsabilidade individual, além de criatividade”, resume Fabiana Batistela, gerente corporativa da Resource e idealizadora do programa.

O programa teve início com a escolha e cadastramento das faculdades. O critério para essa seleção incluiu a proximidade da região onde a empresa está instalada para facilitar a vida dos estudantes e a grade curricular. Em seguida, a Resource abriu inscrições para alunos do primeiro ao terceiro ano de cursos voltados para a área de TI. Nesta etapa, recebeu perto de 300 currículos dos quais foram selecionados 70 inscritos. Após uma prova e, na nova peneira, permaneceram apenas 24 candidatos que já ingressaram em um treinamento intensivo. O primeiro ciclo do programa incluirá três meses de curso com quatro horas diárias, além da faculdade. Durante esse período, os 24 estudantes receberão uma ajuda de custo.

“Optamos por um curso técnico para Java e .Net bem pragmático e com uma forte abordagem comportamental. Esses jovens precisam entender as qualidades que fazem a diferença na vida profissional, por exemplo, adaptar-se ao ambiente onde está inserido, saber se comunicar, ser colaborativo e criativo na hora de atender o clientes”, informa Fabiana.

Mentoring e plano de carreira - Ao término do curso, os alunos serão novamente avaliados através de um trabalho de conclusão de curso. Os que forem aprovados continuarão no programa e ingressarão na próxima fase que durará mais 90 dias. Nesse tempo, permanecerão dentro da Resource por seis horas diárias, com remuneração reajustada e em um processo de mentoring. “Alguns de nossos gestores foram escolhidos como mentores desses aprendizes. Eles acompanharão, dentro da companhia, cada um dos estudantes que permanecerão aprendendo, como discípulos de nossos colaboradores mais experientes e que já têm os valores da companhia, explica o presidente da Resource.

Passada essa fase, que contará com uma avaliação de desempenho, os participantes iniciarão as terceira e última etapa antes da almejada efetivação. Trata-se de um novo momento profissional, quando começarão a participar de alguns projetos, ainda de forma reduzida, mas já com um aumento de responsabilidade. Com isso, a remuneração também será diferenciada, além das exigências em termos de desempenho.

“Não queremos profissionais plug and play” - Ao final de cada nova turma, todos os que permanecerem serão efetivados com o cargo de ‘programador júnior’. “A grande questão é que não queremos profissionais do tipo ‘plug and play’. Para esses, o ambiente de trabalho não faz a menor diferença e não permanecem por muito tempo em lugar nenhum. Exatamente por isso, reforçamos o treinamento comportamental, pois valorizamos cada vez mais o aperfeiçoamento, que vai além do técnico. Ajustamos nosso programa de formação para que permaneçam na empresa, tenham um plano de carreira e se sintam valorizados. Com isso, queremos reunir na Resource a melhor equipe de TI do país”, encerra Gilmar Batistela.

Perfil- A Resource, fundada por Gilmar Batistela, atua no Mercado de TI desde 1991 e está posicionada entre as 10 maiores empresas de Outsourcing em desenvolvimento de software e entre os principais integradores de TI do país. Sediada em São Paulo e com filiais em Alphaville, Americana, Campinas, Belo Horizonte, e Miami (EUA), atua com 14 unidades de negócios: Outsourcing, Fábrica de Software, Alocação de Profissionais, Business Intelligence, Oracle Service Line, Resource SiteSeeing, Resource Card Solutions, Storage Management, SOA, Quality Assurance, Contact Center e Infraestrutura, SAP Solutions e Studio Digital. [ www.resource.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira