Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2010 - 08:14

TIM aposta no consumo de aplicativos para celulares e estimula base à navegação em aparelhos

Desenvolvida pela Qualcomm, a TIM AppShop abre um novo canal aos desenvolvedores para oferta de aplicativos compatíveis com diversas marcas de aparelhos móveis.

Rio de Janeiro – Oferta de centenas de aplicativos para clientes TIM darem mais funcionalidades a seus aparelhos sem depender de um smartphone. Esta é a proposta da TIM AppShop, loja de aplicações móveis que a operadora lança hoje com exclusividade para seus assinantes. São soluções e conteúdos voltados para redes sociais, entretenimento, estilo de vida, jogos, música, finanças, turismo, moda, cultura, esportes, entre outros, compatíveis com os milhares de aparelhos usados pela maior parcela da base de assinantes da TIM, e que suportam a tecnologia Java.

A TIM AppShop proporcionará uma experiência personalizada e de alta qualidade para seus usuários ao levar para os distintos perfis de clientes aplicativos úteis, divertidos e conectados. O lançamento está aliado às ofertas de internet no celular mais convenientes do mercado que a TIM criou para seus clientes de planos pós e pré-pagos com conexão ilimitada de baixo custo. Desta forma, o aparelho usado pelo cliente poderá ganhar novas funções e recursos, deixando de ser apenas um meio de comunicação por voz.

No lançamento, serão mais de 500 títulos de aplicativos com perspectivas de crescimento para o final de 2010 e ao longo de 2011. Para o desenvolvimento da loja, a operadora trabalhou em parceria com a Qualcomm, líder no desenvolvimento e fornecimento de produtos e serviços de comunicação digital sem fio inovadores. A plataforma da Qualcomm permite aos desenvolvedores oferecerem aplicativos Java, que inclui aparelhos de diversos fabricantes, como Samsung, LG, Motorola, Nokia e Sony Ericsson.

“A TIM investe na visão de levar o criativo mercado de aplicativos até clientes de perfis diversificados, a fim de fomentar novos negócios para os desenvolvedores locais e globais e agregar valor para os clientes. Este serviço vem somar-se às ofertas de internet no celular da TIM, na estratégia de popularizar o uso de serviços da web. A loja terá o objetivo de ser um importante canal de distribuição de conteúdo, ligando sua grande base de clientes à diversidade de desenvolvedores, que não terão custos de entrada e poderão criar com uma das tecnologias mais difundidas no mundo móvel, o Java. Em parceria com a Qualcomm, a TIM também disponibiliza uma plataforma exclusiva para publicidade dentro dos aplicativos, que possibilitará a oferta de títulos gratuitos pelos desenvolvedores e uma grande variedade no catálogo da loja.”, diz Rogerio Takayanagi, diretor de marketing da TIM.

“A parceria com a TIM atende à nossa estratégia de apoiar investimentos de operadoras de telefonia móvel em inovação. Estamos animados em contribuir com essa iniciativa, oferecendo nossa experiência no desenvolvimento de plataformas e na oferta de aplicativos móveis. A TIM AppShop será um grande diferencial para a TIM no mercado brasileiro”, disse Arvin Chander, vice-presidente de Internet Services da Qualcomm para a América Latina e Ásia.

Além de reunir o mais atual conteúdo de aplicativos, a TIM AppShop oferece vantagens aos usuários, como a isenção da cobrança do tráfego de dados durante a navegação na loja e dos encargos gerados pelo download do aplicativo e ainda há oferta de aplicativos gratuitos. Outro atrativo é que, ao adquirir uma aplicação, a licença é do assinante, permitindo que troque de aparelho e baixe novamente o conteúdo sem custo, uma vez que já pagou por isso. Há ainda outra facilidade: os clientes poderão visualizar, durante a busca pelos aplicativos, apenas as aplicações compatíveis com o modelo de aparelho que está utilizando. É possível também ter o histórico de donwloads já realizados e classificar os conteúdos baixados por meio de notas.

Aplicativos com publicidade - A nova loja já vem com uma inovação esperada pelo mercado e desenvolvedores, que é a capacidade de oferecer aplicações gratuitas e de baixo custo para o cliente, em troca de publicidade incorporada como elemento-chave para os desenvolvedores. Assim, os desenvolvedores podem oferecer uma variedade maior de aplicativos gratuitos ou de baixo custo, utilizando a apresentação de anúncios como fonte de receita.

Oportunidade de negócios para desenvolvedores - De acordo com pesquisa do Gartner, divulgado em janeiro de 2010, o gasto mundial de consumidores em lojas de aplicações móveis será de US$ 6,2 bilhões este ano, com mais de 4,5 bilhões de downloads. A pesquisa estima que até 2014 a receita deste mercado subirá para US$ 29,5 bilhões. Segundo as previsões, existem várias oportunidades de geração de negócios para os desenvolvedores.

A TIM e a Qualcomm criaram uma oportunidade para estimular a criação de aplicações no país. A estratégia da loja de oferecer aplicativos para aparelhos que suportam Java, presente na maioria das mãos dos usuários brasileiros, apresenta um grande potencial para o fomento deste mercado por conta da ainda pequena parcela com acesso a celulares inteligentes, de acordo com dados do setor. Segundo a Anatel, em agosto foram contabilizados 189,4 milhões de acessos móveis em operação no Brasil e, destes, apenas 10% têm aparelhos smartphones, conforme estudo divulgado em setembro pela The Nielsen Company. A TIM AppShop permitirá a experiência de aplicativos para os seus usuários que não têm smartphones, por meio de aplicativos Java. Com isso, a loja possibilitará ainda o acesso a serviços como internet e redes sociais, além de diversas outras funcionalidades, para estes assinantes, que antes ficavam excluídos destas experiências via celular.

Pelo site www.tim.com.br/desenvolvedor, os desenvolvedores podem conhecer um pouco mais do modelo de negócios e os benefícios oferecidos e saber como fazer parte da TIM AppShop. Para mais informações, visite www.tim.com.br/desenvolvedor. A TIM trabalha para contribuir com o fomento desse mercado. Desenvolvedores nacionais e internacionais, inicialmente focados em outras lojas, já manifestaram interesse na oportunidade oferecida pela TIM e pela Qualcomm. É o caso da Nano Games, especializada em jogos para dispositivos móveis, que voltou ao mercado brasileiro como parceiro da TIM, por meio da TIM AppShop. Também a Mobooks, que oferece livros digitais de autores brasileiros para a Apple e usuários do sistema Android, considera a loja da TIM uma oportunidade de expandir seus aplicativos para um maior número de pessoas, com uma plataforma adicional.

Como acessar - O acesso à TIM AppShop é muito simples e pode ser feito diretamente pelo portal móvel da TIM ou acessando timappshop.com pelo navegador do celular. Os conteúdos estão divididos por categorias e podem ser encontrados pelo sistema de busca. O cliente conta ainda com uma forma fácil e segura de pagar pelo conteúdo: a cobrança será incluída na fatura dos clientes pós-pagos ou debitada dos créditos de clientes pré-pagos, dispensando o uso dos cartões de crédito para a compra de aplicativos individuais.

Planos de dados- Para o melhor aproveitamento que o usuário pode ter das aplicações disponíveis na TIM AppShop, a operadora oferece diversas opções de planos de dados com os pacotes mais baratos do mercado. Com o novo Liberty Web, os clientes pós-pagos da TIM terão acesso à navegação ilimitada pelo celular por apenas R$ 29,90 ao mês.

Como oferta especial de lançamento, os usuários que comprarem um smartphone em qualquer loja TIM e ativarem um plano pós-pago na oferta Chip Avulso receberão seis meses de internet ilimitada gratuita no celular, experimentando o potencial completo de voz e dados. Para os clientes de planos pré-pagos, a TIM criou o Infinity Web, uma oferta agressiva que permite ao assinante pagar R$ 0,50 por navegação ilimitada durante o dia, após o primeiro acesso. O cliente só pagará os dias em que se conectar.

TIM - No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Com foco em antecipar demandas do consumidor, com inovação e qualidade, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36,1 milhões para 44,4 milhões de clientes no período de março de 2009 a junho de 2010, o que representa um crescimento de 23%. Este desempenho é fruto do reposicionamento estratégico da marca TIM, que, cada vez mais centrada no usuário, vem lançando produtos e serviços inovadores, como os planos Infinity e Liberty, e investindo na qualidade da sua rede.

Em dezembro de 2009, a TIM concluiu a aquisição de 100% da Intelig, adquirindo uma infraestrutura própria com uma extensa rede de transporte (backbone de 14,5 mil quilômetros) e redes metropolitanas em 15 capitais. Entre outros benefícios, esta infraestrutura vem permitindo à TIM acelerar a expansão da sua rede 3G, reduzir custos operacionais como aluguel de circuitos e abordar novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo.

A TIM também investe em seu compromisso com a sociedade: incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, a empresa mantém ações de coleta e encaminhamento para reciclagem de aparelhos, pilhas, baterias e acessórios, comercializa aparelhos de baixo impacto ambiental, dentre outras iniciativas. [ www.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim.]

A Qualcomm Inc. (NASDAQ: QCOM) é a líder mundial em tecnologias móveis de última geração. Por 25 anos, as ideias e invenções da Qualcomm geraram uma evolução nas comunicações sem fio, conectando ainda mais pessoas a informações, entretenimento e umas às outras. Hoje, as tecnologias Qualcomm estão capacitando a convergência de comunicações móveis e eletrônicos de consumo, tornando os serviços e dispositivos sem fio mais personalizados, baratos e acessíveis para pessoas no mundo inteiro. [ www.qualcomm.com. Blog: www.qualcomm.com/blog Twitter: www.twitter.com/qualcomm Facebook: www.facebook.com/qualcomm].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira