Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2010 - 08:21

Trofeu Raça Negra 2010


Coca-Cola Brasil sedia lançamento do Troféu Raça Negra 2010.

No dia 13 de outubro (quarta-feira), foi realizada a cerimônia de lançamento do Troféu Raça Negra 2010, promovido pela Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural), na sede da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes personalidades como Jorge Aragão, Toni Tornado, Isabel Fillardis, Sandrá Sá, Antonio Pitanga e Robson Caetano, e muitos outros.

A Coca-Cola Brasil, que patrocina a premiação desde 2005, esteve representada pelo seu vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade, Marco Simões. Ao lado dele na mesa, o ministro de Igualdade Racial, Eloi Ferreira, os atores Milton Gonçalves e Chica Xavier, os cantores Sandra de Sá e Altay Velloso e o reitor da faculdade Zumbi dos Palmares José Vicente.

Segundo Ruth Lopes, vice-presidente da Afrobras, “esta é a oitava edição do troféu, que este ano homenageará um dos maiores ídolos da nossa música popular brasileira, Milton Nascimento. Como também homenagearemos as novas gerações, o prêmio em 2010 se chamará Troféu Raça Negra – Coração de estudante”.

Chica Xavier “ brasileiros buscam um lugar ao sol com muita garra, mas nós negros temos que ter muito mais força para chegar lá, ensino isso aos meus netos”, diz a sábia atriz.

“ A questão racial no Brasil tem muito a resolver, pior que o pré conceito é o complexo, a falta de autoestima ”, lembra a cantora Sandra Sá.

“Somos o maior povo do mundo porque somos negros brasileiros”, emenda Sandra.

“Criou-se a Lei Áurea no Brasil em 1888, mas nunca criaram um ambiente de oportunidades para a verdadeira prática da justiça para com a comunidade negra do país, como pro exemplo o Pró-Uni, a demarcação das terras dos quilombolas, etc”, ressaltou o ministro de Igualdade Racial, Eloi Ferreira.

“ E há algumas ações no STF contrárias à estes avanços de políticos do DEM por exemplo”, frisa o ministro.

“Temos ainda poucos negros na vida pública que em papel de frente decisória, afinal somos 56% da população”, observa o ministro.

O reitor da UniPalmares José Vicente foi categórico: “o resultado positivo dos nossos trabalhos de inclusão social da sociedade negra pela educação é fruto de um esforço coletivo de muito valor”.

Em sua oitava edição o Trofeu Raça Negra 2010, considerado o "Oscar" da comunidade negra, uma iniciativa da ONG Afrobras, vai homenagear um grande ídolo da nossa Música Popular Brasileira Milton Nascimento no próximo dia 15 de novembro[feriado nacional], às 20h na Sala São Paulo, considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina.

O Trofeu Raça Negra busca destacar autoridades e personalidades negras ou não, nacionais e internacionais que são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, trajetórias e realizações que tenham contribuído para o aprofundamento e ampliação da valorização do negro.

O maior evento da raça negra no Brasil promete ser mais uma daquelas noites marcantes, inesquecíveis que ficará cravada em nossa história.

O Trofeu - A primeira edição do "Trofeu Raça Negra" foi criada pela Afrobras em 2000, marcando as festividades dos 500 anos de descobrimento do Brasil, para destacar as personalidades negras que contribuíram em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção e desenvolvimento do Brasil.

Em 2004, aconteceu a segunda edição do trofeu, nos 450 anos de aniversário da cidade de São Paulo - a maior cidade negra do país com 3,3 milhões de habitantes dessa etnia - a Afrobras entendeu ser justo, oportuno e indispensável registrar e exaltar a trajetória e atualidade da participação dos negros na construção do país chamado São Paulo. De 2004 em diante, a ONG resolveu realizar o Trofeu Raça Negra todos os anos, o que vem acontecendo com sucesso de público e mídia.

Perfil- A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros.

Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Entre os principais projetos da Afrobras [www.afrobras.org.br] está a Faculdade Zumbi dos Palmares, inaugurada em 21 de novembro de 2003. As aulas começaram em fevereiro de 2004. Trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90 % dos alunos são negros auto declarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão no negro, da América Latina.

A Faculdade Zumbi dos Palmares tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

Ainda nessa linha, os cursos buscam formar empreendedores negros, capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. Os cursos de Administração, Direito, Tecnologia em Transportes Terrestre e os novos cursos Pedagogia e Publicidade e Propaganda, tem o foco na excelência de ensino aos seus alunos.

Voltada para este foco, a Faculdade Zumbi dos Palmares já conseguiu colocar 80% dos seus alunos estagiando nestas grandes empresas.

O Vestibular 2010 está agendado para o dia 04 de dezembro e este ano carrega a responsabilidade de manter o conceito de três estrelas divulgado no Guia do Estudante (Editora Abril) que recebeu no curso de Administração.

Além disso, a Afrobras realiza em 13 de Maio, a entrega da Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro para autoridades e personalidades que trabalham pela inclusão do negro na educação e no mercado de trabalho.

Para dar maior visibilidade ao negro brasileiro, a Afrobras produz um programa de televisão - Negros em Foco - desde 2004 e conta ainda com a revista Afirmativa Plural (desde 2003), uma das únicas que trata do tema negro no Brasil e no mundo.

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, atualmente membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, vem, em nível nacional discutindo, em todas as esferas, a implantação das políticas públicas na educação e a transformação social do povo negro através do ensino superior.

• Vote: www.trofeuracanegra.com.br | Twitter: twitter.com/trofeuracanegra

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira