Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2010 - 09:12

Brasilata está entre as 10 empresas mais inovadoras e é uma das melhores para trabalhar no Brasil

A inovação só se sustenta dentro da organização quando essa meta se torna responsabilidade de todos. O envolvimento dos colaboradores, desde o chão de fábrica até a alta administração, é uma característica fundamental das empresas inovadoras. Com base nessa conclusão apontada em estudos acadêmicos, a Brasilata vem conquistando o reconhecimento de especialistas no assunto inovação.

Em 2008, a Brasilata foi contemplada com o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, na categoria Grande Empresa. No ano seguinte, integrou a lista das 25 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com o levantamento da revista Época Negócios. Em 2010, em parceria com a consultoria internacional A.T.Kearney, a revista Época Negócios, publicada pela Editora Globo, introduziu o estudo Best Innovator para analisar o desenvolvimento da inovação em 120 empresas pré-selecionadas.

Os pontos averiguados focalizaram critérios como estratégia para inovação; organização e cultura; processo de inovação; estrutura e suporte à inovação; sustentabilidade e resultados da inovação. Da fase inicial, foram selecionadas 20 empresas, sendo a Brasilata classificada em 10º lugar. A premiação das organizações mais inovadoras foi realizada em 10 de setembro, em São Paulo.

“Neste ano em que se comemora os 200 anos da invenção da lata de aço, a Brasilata conquista essa distinção. Tal fato vem confirmar que a inovação não reside apenas em atividades de tecnologia avançada. Como empresa fabricante de latas de aço e portanto situada em um setor maduro, a inovação dentro da Brasilata é constante e sistemática, compartilhada por todos os nossos 900 empregados, contratados como inventores”, afirma Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata e também professor da FGV-SP onde integra o Fórum de Inovação.

“A criatividade fluente dentro da organização é a maior fonte de recursos para a vantagem competitiva. Ao compartilhar o conhecimento, todos os colaboradores tornam-se empreendedores e se envolvem na evolução da empresa. Assim forma-se o meio inovador interno”, afirma o CEO da Brasilata.

O caso Brasilata, por seu estímulo à inovação constante e sustentável, vem despertando a atenção de pesquisadores, estudantes e profissionais.

Felicidade no trabalho - A Brasilata também é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil. A empresa registra o notável resultado de 78,3 na avaliação do “índice da felicidade no trabalho”. Essa conclusão foi apontada na pesquisa 2010 da revista Exame/Você S/A, que classificou a empresa entre as melhores organizações brasileiras avaliadas por seu público interno.

A gestão inovadora da Brasilata apresenta características diferenciadas: a organização oferece relação de emprego de longo prazo e registra baixíssimo nível de rotatividade de pessoal. Demissões somente ocorrem em casos graves e as vagas são preenchidas por quem já está na companhia. Quando um funcionário sai em férias, há o rodízio de funções. Assim, a empresa promove uma prática estimulante que fornece à equipe visão mais abrangente sobre a operação e a estratégia competitiva da companhia.

Os canais de comunicação estão abertos e existe contato fluente entre o chão de fábrica e a alta administração. Por meio do Projeto Simplificação, seu sistema interno de sugestões, implantado desde 1987 e que registra recorde de participação superior a empresas mundiais, os funcionários são estimulados a apresentar sugestões para aprimorar o ambiente de trabalho e a produção. No Simplificação, há total liberdade para o envio de ideias. As sugestões são registradas, avaliadas e testadas. As idéias vencedoras são implementadas nas três fábricas (São Paulo, Estrela – RS e Rio Verde – GO).

“O Projeto Simplificação revela a essência da Brasilata, todos somos responsáveis pela boa evolução da empresa e a recompensa é do time, e não apenas de um único inventor”, afirma Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata. Pioneira na adoção da PLR desde 1991, quatro anos antes da obrigatoriedade legal, a Brasilata distribui 15% do seu lucro líquido, após a dedução de IR, de forma proporcional aos salários, para todos os seus 900 inventores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira