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16/10/2010 - 07:27

Prêmios aos melhores trabalhos técnicos será entregue neste mês de outubro

“Redução do consumo de acetonitrila nas análises de emissões veiculares de aldeídos e cetonas, segundo a norma ABNT NBR 12026, utilizando-se como solvente alternativo a água”, de autoria de Rafael de Araújo Miguel, Rafael Gonçalves Monteiro, Akira Luiz Nakamura e Caterina Elena de Santis, da FPT – Fiat Powertrain Tecnologies, foi indicado para receber o prêmio de “Melhor Trabalho Técnico” do SIMEA 2010 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

A cerimônia de premiação acontece na próxima quinta-feira, dia 21 de outubro (quinta-feira), no Milenium Centro de Convenções, também em São Paulo.

Os autores deste trabalho demonstram que a acetonitrila é o principal solvente utilizado nas análises de emissões de aldeídos e cetonas, segundo a norma ABNT NBR 12026 – Determinação da emissão de aldeídos e cetonas contidas no gás de escapamento, por cromatografia líquida – Método DNPH. Devido ao alto valor comercial da acetonitrila, este ensaio possui um custo elevado para ser realizado.

Em decorrência das crises econômicas, temos como efeito colateral a elevação ainda maior no custo da acetonitrila e, consequentemente, no custo da análise. Com intuito de reduzir este custo, buscou-se a utilização de um solvente alternativo (H2O) em substituição parcial ou total da acetonitrila, observando o não comprometimento da estabilidade do derivado carbonílico e, principalmente, o resultado da análise qualitativa e quantitativa.

Nos ensaios, foi utilizado H2O deionizada, filtrada e com condutividade menor do que 0,055 ?S/cm a 25ºC. Os estudos também indicam várias proporções de mistura entre acetonitrila e o solvente versus a estabilidade da mesma. Os resultados foram satisfatórios e conclusivos, indicando, portanto, um potencial significativo na redução da utilização de acetonitrila em até 50% na fase de avolumação da amostra, conforme ABNT NBR 6601.

A comissão julgadora do SIMEA 10 indicou também para as menções honrosas os trabalhos técnicos “Considerações sobre a estabilidade à oxidação do óleo Diesel”, da autora Helineia Oliveira Gomes, da Petróleo Brasileiro S.A.; “Metodologia para o inventário de emissões evaporativas provenientes do sistema de alimentação de combustível de veículos do Ciclo Otto”, de Pedro Caffaro Vicentini (Petrobras); “Heavy-Duty Diesel Emission Concepts for Globally Harmonized Emission Regulations considering Market Specific Boundaries and Requirements / Heavy-Duty Diesel Emission Concepts for Globally Harmonized Emission Regulations considering Market Specific Boundaries and Requirements”, de Thomas Korfer, Andreas Wiartalla, Ludger Ruhkamp, Britta Sliwinski e Christopher Severin, da FEV Motorentechnik GmbH.

Menções honrosas ainda aos trabalhos técnicos “Planejamento e aplicação de ferramentas de virtuais engenharia no contexto de desenvolvimento de veículos”, de Daniel Muller Spinelli (Mercedes-Benz); “Técnicas de caracterização da qualidade superficial de peças usinadas”, assinado por Rodrigo Panosso Zeilmann, da Universidade de Caxias do Sul; “Um estudo de impacto ambiental no desenvolvimento de um macaco mecânico automotivo feito em plástico de alto desempenho visando redução de peso do veículo”, de Danilo Hideo Sato, da Escola Politécnica da USP; “Estudando os mecanismos internos de cálculos do loudness”, de Helcio Onusic, do Instituto de Física da USP, e de Edgar L. Baptista e Marcelo M. Hage, da Mercedes-Benz; e “Determinação de lesões aos motoristas de SUV devido a acidentes de rolamento”, de Anderson de Lima (General Motors do Brasil).

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