Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 09:25

I4PRO alerta sobre os impactos da Circular 395

No dia 1º de janeiro de 2011, entra em vigor a Circular 395 da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O documento cria a codificação de ramos de seguros e estabelece um modelo para a classificação das coberturas. Publicada em dezembro de 2009, a norma disciplina a montagem de planos de seguros e exigências no enquadramento.

O documento prevê, por exemplo, que definições como plano de seguro simples e composto, principal e secundário, além de cobertura agregada, passem a ser formalmente utilizadas. “A simplicidade desta frase faz parecer que estamos citando somente mais uma de tantas outras circulares concebidas nos últimos anos, mas não é bem assim”, alerta Mauricio Ghetler, diretor Comercial e Marketing da I4PRO - Insurance for Professionals, empresa, líder no mercado brasileiro de TI para seguradoras.

De acordo com o executivo, o mercado vai sentir alguns impactos na montagem de produtos e planos, mas a maior dificuldade será no aspecto de processos e tecnologia para suportar tal mudança “Haverá grandes reflexos em funções operacionais de sistemas, nas obrigações junto à SUSEP e em informações gerenciais É uma circular sutil, na qual só aparece a ponta do iceberg. As mudanças sistêmicas serão grandes, mas quem se preparou devidamente terá um feliz 2011”, explica.

Se, do ponto de vista da fiscalização, do acerto contábil e da harmonia de interesses nas coberturas dos planos pode haver vantagens na disciplina preconizada pela Circular, a norma pode também caracterizar restrições à arte de montar produtos diversificados, porque prevê rigor na delimitação, já previamente especificada, de coberturas agregadas.

“Devido à 395, modelos de dados que possuem rigidez quanto a carteiras, ramos, produtos e coberturas vão ser penalizados. Essa adaptação é delicada e traz grande risco operacional, pois as seguradoras terão de suportar a realidade antiga e a nova simultaneamente” acredita Ghetler.

Para aliviar um pouco o impacto da mudança, as regras da Circular só serão aplicadas para os planos de seguros comercializados a partir de 1º de janeiro de 2011. Já as disposições transitórias da Circular prevêem procedimentos para a adaptação dos planos atualmente em vigor.

Perfil- A I4PRO – Insurance For Professionals é uma empresa de Tecnologia da Informação, de capital 100% nacional, e que já nasceu com uma longa experiência prática no mercado segurador. Seus softwares foram definidos para otimizar processos de seguros sem agregar complexidade em sua parametrização ou manutenção Por conta disso, atualmente detém a liderança do setor, com cerca de 20% de market share entre os grupos seguradores brasileiros.

A companhia oferece três produtos complementares para a automação de processos em seguros: o I4PRO ERP, sistema integrado de BackOffice para seguradoras, o I4PRO ECM, ferramenta que ajuda a administrar de maneira simplificada informações não estruturadas, como planinhas de cotação, imagens de documentos de sinistros ou mesmo documentos assinados digitalmente; e o I4PRO MMI - Mobile Management Interface, ideal para levar quaisquer processos de seguros a dispositivos móveis, facilitando o trabalho em campo em cotações de seguros e regulação de sinistros, entre outras coisas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira