Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 09:25

Especialistas discutem insônia, fadiga e sonolência excessiva em pacientes neuropsiquiátricos durante simpósio

Discussão ocorrerá durante Congresso Brasileiro de Psiquiatria, onde neurologistas e psiquiatras abordarão a ocorrência, os efeitos e os tratamentos de distúrbios do sono .

A Libbs Farmacêutica promove o simpósio “Insônia, fadiga e sonolência excessiva nos transtornos neuropsiquiátricos” no centro de Convenções do Ceará (anfiteatro D), no dia 29 de outubro, das 14h às 16h, durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Fortaleza, no Ceará. Simultaneamente, a empresa promoverá em seu estande um jogo interativo com os participantes, que abordará questões referentes aos diferentes distúrbios do sono, suas consequências na vida das pessoas e relação com transtornos psiquiátricos e neurológicos.

Os médicos participantes do simpósio serão Gisele Minhoto, psiquiatra e neurofisiologista clínica em Polissonografia (ramo da medicina que avalia funcionamento cerebral no sono, além de outras variáveis fisiológicas do organismo); e Nonato Delgado, neurologista e professor adjunto do Hospital Universitário de Brasília. Os especialistas abordarão a ocorrência e os efeitos dos distúrbios do sono na vida dos pacientes psiquiátricos e neurológicos.

Ao doutor Flávio Alóe, médico neurologista especializado em distúrbios do sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, caberá falar sobre medicamentos estimulantes do sistema nervoso central e promotores de vigília, como a modafinila, que atua no Sistema Nervoso Central, sem interferir no sono noturno ou provocar irritabilidade, irritação gástrica ou taquicardia, entre outros sintomas.

Para a doutora Gisele, promover esta discussão com os psiquiatras é fundamental porque é comum o surgimento de distúrbios do sono em pacientes com depressão, transtorno afetivo bipolar ou transtorno de ansiedade, entre outros quadros psiquiátricos. “A presença de insônia, fadiga e/ou sonolência excessiva diurna gera muitas vezes dúvidas, mesmo para os especialistas, em relação à sua origem: se está ocorrendo em decorrência do transtorno psiquiátrico, em conseqüência do tratamento ou ainda se está desencadeando o problema. De qualquer forma, a ocorrência de um distúrbio do sono sempre prejudica a qualidade de vida dos pacientes”, diz a especialista, cujo foco da palestra será a relação entre os transtornos do sono e os psiquiátricos, bem como a necessidade de tratamento independente das diferentes ocorrências clínicas.

O doutor Delgado alerta pra a existência de certo preconceito da classe médica em relação aos estudos relacionados ao sono. “É um equivoco pensar que a medicina do sono é só uma vertente da neurologia ou da psiquiatria. É uma disciplina específica e merece toda atenção, pois o sono tem influência na concentração, na memória e na execução de tarefas cotidianas pelos pacientes”. Segundo ele, um paciente com Alzheimer, por exemplo, que já tem um déficit de concentração e comprometimento de memória, pode ter seu estado clínico agravado com crises constantes de insônia ou de sonolência diurna. O neurologista fará uma exposição das principais doenças do sono relacionadas a transtornos neurológicos.

A conversa entre os especialistas no Simpósio “Insônia, fadiga e sonolência excessiva nos transtornos neuropsiquiátricos” será moderada pela doutora Dalva Poyares, médica neurologista do Instituto do Sono de São Paulo e professora livre docente do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.

.[ XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria: Período: 27 a 30 de outubro de 2010, no Centro de Convenções do Ceará,Av. Washington Soares, 1141 – Bairro Edson Queiroz, Fortaleza (CE) | Site do evento: http://www.cbpabp.org.br| www.libbs.com.br].

Libbs Farmacêutica -- Presente no mercado de medicamentos éticos desde 1958, a empresa tem 1.356 funcionários e opera uma moderna fábrica e a unidade de química fina em Embu (SP). Distribuindo medicamentos em todo o País, é um dos poucos laboratórios farmacêuticos no Brasil que mantêm uma unidade industrial de química fina para produção de insumos para a indústria farmacêutica. Um dos maiores laboratórios farmacêuticos de capital nacional, a Libbs tem forte atuação também nas áreas cardiovascular, ginecológica, neuropsiquiátrica, gastroenterológica, respiratória, dermatológica e oncológica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira