Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 09:25

Campanha Outubro Rosa realiza exames gratuitos de mamografia em São Paulo

Exames serão destinados a mulheres acima de 40 anos, que tenham pedido médico original e agendados previamente .

Uma parceria inédita entre a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama, o ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (que é ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP), o INRAD/FMUSP - Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e a Philips do Brasil proporcionará às mulheres de São Paulo uma iniciativa especial no mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. As instituições uniram forças e realizarão exames gratuitos de mamografias durante duas semanas. A ação compreende uma das diversas atividades que a Campanha Outubro Rosa 2010 realizará ao longo de todo o mês, em várias cidades do país.

As mamografias serão destinadas à população da capital paulista que necessita e está aguardando vagas para a realização deste tipo de exame. A Philips disponibilizará dois equipamentos de mamografia e o ICESP/INRAD toda a infra-estrutura para a realização desta ação bem como o tratamento aos casos diagnosticados. Os exames serão realizados entre os dias 18 e 29 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Esses exames deverão ser agendados por meio do telefone (11) 3067-2642. Para realizar os exames, a paciente precisa ficar atenta aos critérios exigidos: • Mulheres acima dos 40 anos | • Pedido Original (prescrição médica) | • Documento de Identidade | • Comprovante de Residência com CEP (para moradoras de São Paulo capital) .

Além dos exames, o ICESP/INRAD se responsabilizará pelo encaminhamento ao tratamento dos casos diagnosticados dentro do complexo do Hospital das Clínicas com apoio da equipe de Mastologia da Instituição “Para os exames que sinalizarem alteração na mama, o paciente será notificado e automaticamente será encaminhado internamente ao ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Haverá investigação médica adicional, no fluxo normal dos pacientes SUS. Os exames sem alterações deverão ser retirados pelos pacientes no INRAD e levados de volta, pelo próprio paciente, ao médico que solicitou o exame (seja no posto de saúde, UBS, AMA, etc.), uma vez que todos eles trarão pedido médico”, explica o Diretor Geral do ICESP, Profº Giovanni Guido Cerri.

A retirada do exame poderá ser feita após 15 dias, no setor de entrega de resultados – 4°andar do prédio dos ambulatórios, que fica à Rua Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, das 7h às 13h, sempre mediante protocolo.

“Lutamos para aumentar a cobertura de mamografias no país, para termos exames com 100% de qualidade e para diminuirmos o tempo entre a primeira consulta e o primeiro tratamento. Esta parceria, que envolve os setores público-privado com o envolvimento do terceiro setor, é forte e imprescindível! Fizemos questão de nos envolver nesta iniciativa que pretende facilitar o acesso a esse tipo de exame para mulheres que precisam e aguardam uma vaga, afinal quando falamos de saúde, ficar atento ao corpo, fazer um exame de qualidade, ter um diagnóstico precoce e encaminhamento ágil são passos fundamentais. É preciso ter sempre em mente que se diagnosticado e tratado no estágio inicial, o câncer de mama tem cura. Acreditamos muito que esta parceria proporcionará uma ajuda importante para essas pacientes”, afirma Dra. Maira Caleffi, presidente da Femama.

“O engajamento da Philips nesta ação reflete a importância que a empresa dá para a promoção da saúde da mulher. Nosso objetivo é, além de chamar a atenção da população para a causa com a iluminação do prédio do ICESP, proporcionar agilidade no diagnóstico precoce e encaminhamento no tratamento de suspeitas dessa doença de tamanha importância na vida da mulher. Assim, disponibilizamos nossos equipamentos de diagnósticos e de iluminação, afinal nosso foco está em desenvolver tecnologias inovadoras para proporcionar saúde e bem-estar a todos”, finaliza o presidente da Philips, Marcos Bicudo.

O câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece o primeiro entre as mulheres. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer, INCA, o câncer de mama deverá atingir mais de 49 mil mulheres no Brasil e mais de 15 mil no estado de São Paulo somente este ano.

Alerta ao tema fortalece iniciativa - Além da realização dos exames gratuitos de mamografia, a Femama, o ICESP, o INRAD/FMUSP - e a Philips do Brasil também realizam uma ação para chamar a atenção das pessoas para o tema. O ICESP “pintou” seu prédio de rosa – cor oficial da luta contra o câncer de mama - durante todo o mês de outubro.

A Philips do Brasil projetou uma iluminação especial para a ocasião para estimular a reflexão sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. A iluminação é realizada por meio de um sistema inovador de projetores LED (um semicondutor emissor de luz que utiliza a mesma tecnologia empregada nos chips de computadores) que com a utilização de controles de iluminação permite a reprodução de cores com uma projeção de até 150 metros de altura na fachada de edifícios, com redução significativa do consumo de energia.

“É com muita satisfação que abraçamos esta causa, afinal lutar contra o câncer é nosso principal objetivo. Além disso, esperamos que a população esteja cada vez mais consciente frente a esta doença ”, afirma do Diretor Geral do ICESP, Profº Giovanni Guido Cerri.

Femama - A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Femama, é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. [www.femama.org.br/novo].

Perfil- O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama, ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa. Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris e entre inúmeros outros prédios e monumentos, em 2008, a Casa Branca, em Washington, e em 2009, as Pirâmides do Egito, eventos que contaram com a participação da presidente da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi.

Em 2008 e 2009, o Brasil aderiu fortemente à campanha e foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Pinacoteca, em São Paulo; a Ópera de Arame, no Paraná; o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília; o Palácio Piratini, o Museu Iberê Camargo e a chaminé da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ano passado, o tema da campanha foi “Mamografia: Agora é Lei!”, com o objetivo de tornar realidade nos vários estados brasileiros o que promete a Lei 11.664/2008, de 29 de abril de 2009, que garante o acesso à mamografia por mulheres acima de 40 anos. Este ano, com o slogan “Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento”, a FEMAMA quer chamar a atenção para a demora no início do tratamento contra o câncer de mama.. Várias atividades de divulgação da causa foram realizadas com a participação de voluntárias das Associadas FEMAMA, que prestaram orientações e distribuíram materiais impressos sobre os cuidados com a saúde da mama.

ICESP - Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização Social de Saúde, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com Faculdade de Medicina da USP para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina. Com 112 metros de altura, construído em uma área aproximada de 84.000 m² na Av. Doutor Arnaldo, próximo à Avenida Paulista, o ICESP é fruto do investimento de R$ 270 milhões em obras e equipamentos.

No prédio, de 28 andares, cerca de 6 mil pacientes com diagnóstico de câncer são atendidos mensalmente e tratados por alguns dos mais qualificados profissionais do Brasil nesta especialidade. Uma característica essencial do Instituto é a inovação na assistência prestada, que permite ao paciente ter todas as fases de seu atendimento, do diagnóstico à reabilitação, integradas no mesmo local.

Além do atendimento médico, os profissionais do ICESP desenvolvem atividades de ensino e pesquisa de acordo com o modelo de ensino médico introduzido pela Faculdade de Medicina da USP no país. O objetivo é transformar o Instituto em um centro de pesquisa de referência em nível internacional na área do câncer, inclusive no estudo de novos fármacos e tratamentos inovadores para a doença.

Perfil- A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio X e sistemas de monitoramento de pacientes. [www.philips.com.br].

Perfil- A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas. Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design, ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 116 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. [www.philips.com/newscenter].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira