Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 09:33

Instituto Renault será lançado no Salão do Automóvel e contará com a presença da diretora mundial de Responsabilidade Social da Renault

A Renault do Brasil anuncia, em cerimônia no seu estande no Salão do Automóvel, a criação do Instituto Renault. O evento acontecerá no dia 29 de outubro (sexta-feira), às 14h30, e contará com a presença de Claire Martin, diretora mundial de Responsabilidade Social do grupo Renault. “O Instituto Renault é a materialização das ações sócio-ambientais já praticadas pela Renault do Brasil. Além disso, o lançamento reforça a diretriz mundial de promover o desenvolvimento humano através de projetos socialmente responsáveis”, reforça Claire Martin.

Claire Martin vai visitar as iniciativas desenvolvidas em prol da qualificação da educação e do desenvolvimento comunitário da Associação Borda Viva, comunidade do entorno da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná. Ela também participará do 2º Seminário de Comunicação, Ciência e Sociedade, organizado pela FUNPAR (Fundação da Universidade Federal do Paraná), cujo propósito é estimular o diálogo entre a mídia, empresas, governos e ONGs com vistas ao desenvolvimento sustentável. O evento será no dia 28 de outubro, às 14h, no Auditório do SESC da Esquina, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da FUNPAR (www.funpar.ufpr.br).

A Renault do Brasil acredita que é papel da empresa dar oportunidades de desenvolvimento para as pessoas e para a preservação do planeta. Deste modo, o Instituto Renault atuará em quatro frentes principais: educação, sustentabilidade ambiental e mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento social. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável por meio de ações planejadas, através da qualificação da educação, desenvolvimento comunitário, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental.

Inicialmente, a maioria dessas ações acontecerá no entorno onde a Renault atua, ou seja, nas cidades de São José dos Pinhais, São Paulo e Jundiaí. A partir daí, o Instituto ampliará suas ações para outras partes do país.

Educar, proteger, preservar e transformar serão os principais eixos de trabalho do Instituto Renault que, para atingir o desenvolvimento sustentável, vai investir em projetos consistentes, com propósitos claros.

Coordenado pela Direção de Relações Institucionais, o Instituto Renault conta com a parceria da agência Repense, uma das referências nacionais no terceiro setor.

Principais eixos que serão trabalhados pelo Instituto Renault e alguns dos projetos onde a empresa já atua:

Desenvolvimento Social (Transformar)- Como um dos principais eixos estratégicos para a Renault desde sua chegada ao País, essa frente tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dar condições de desenvolvimento pessoal, profissional, social e geração de renda para as comunidades locais.

O Complexo Ayrton Senna, que reúne as fábricas da Renault do Brasil, está localizado na região metropolitana de Curitiba, na cidade de São José dos Pinhais. Há anos, a Renault já desenvolve trabalhos sociais na região. Destaque para a Associação Borda Viva do Campo, onde a Renault, seu principal parceiro privado, apóia vários projetos sociais da instituição.

Educação (Educar) - Nessa área, os objetivos são trazer a prática do dia-a-dia do mercado para o público universitário, fortalecer a educação infantil e fundamental através da formação de educadores e gestores e possibilitar a formação profissional para jovens. A Renault do Brasil já coordena projetos em educação infantil, como a Árvore dos Sapatos, que atende mais de 200 crianças por mês, incentivando o hábito da leitura por meio de contadores de histórias. Na educação profissionalizante, há o “Renault Solidária”, em parceria com a Associação Borda Viva, que visa a formação profissional o de jovens da comunidade.

No ensino superior, o Renault Experience permite que estudantes conheçam com detalhes todo o processo que envolve a criação, a produção e a venda de um automóvel. Uma ação inovadora feita para aproximar, de forma inteligente e dinâmica, as práticas das rotinas de uma montadora com o público universitário. O projeto já passou por cinco capitais brasileiras e contou com a participação de mais de seis mil estudantes.

Segurança no Trânsito (Proteger) - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, acidentes rodoviários são a principal causa de morte de crianças e jovens com idades entre cinco e 29 anos. Assim, a Renault quer estimular as práticas de direção segura e ações educativas para incentivar a harmonia no trânsito focando a conscientização, prevenção de acidentes e violência no trânsito.

Um dos maiores exemplos é a parceria que a Renault mantém com o GRSP (Global Road Safety Partnership), da Cruz Vermelha Internacional, que reúne os governos e agências governamentais, setor privado e organizações da sociedade civil para abordar questões de segurança rodoviária nos países de baixa e média renda.

Sustentabilidade ambiental e mobilidade (Preservar) - A Renault tem o compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, gerenciamento de resíduos e impacto ambiental, mobilidade sustentável e responsabilidade com as gerações futuras. Por esta razão, a Renault já desenvolve produtos ambientalmente responsáveis desde a concepção até sua destinação final.

Outro grande projeto em fase inicial é o Green Building. Trata-se de um “prédio verde” que centralizará os processos de separação e compactação dos resíduos sólidos gerados no Complexo Ayrton Senna. Com área de 3000 m² seu objetivo é garantir um fim adequado para os resíduos, recolocando-os na cadeia produtiva do automóvel e valorizando-os economicamente. O Green Building é um empreendimento sustentável feito para elevar a consciência ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira