Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 10:05

Trajetória da imprensa gay no Brasil é tema de livro

Parte da pluralidade de identidades sexuais que circulam pelo país encontra-se estampada nas capas de jornais e revistas voltados para a comunidade homossexual, tema da pesquisa empreendida pelo professor e designer gráfico Jorge Caê Rodrigues, apresentada no livro Impressões de identidade: um olhar sobre a imprensa gay no Brasil.

Nesta obra, que será lançada no dia 20 de outubro (quarta-feira), às 18h, na Livraria Travessa 1 (Travessa do Ouvidor, 17, Centro, Rio de Janeiro), Caê demonstra de maneira clara e num texto saboroso de ler as principais características destas publicações.

Análise precisa - Impressões de identidade é o resultado de uma investigação vigorosa acerca da formação da imprensa gay no Brasil, entre os anos de 1978 e 1995, em que se levam em consideração, não apenas em paralelo, mas como parte constituinte do processo, os movimentos sociais, políticos, culturais e históricos que envolveram os periódicos em questão e a própria formação da identidade gay contemporânea no Brasil.

A pesquisa abrange todo o material presente nos periódicos analisados, isto é, desde o conteúdo dos artigos, seções e colunas diversas até o projeto gráfico, conformando uma análise precisa entre o conteúdo e as opções gráficas e estéticas de cada jornal ou revista, o que revela, num quadro maior, as estratégias necessárias de apelo ao leitor.

Partindo do jornal O lampião da esquina, 1978-1981, e chegando à publicação da revista Sui Generis, 1995-2000, Caê traça o mapa da memória mais recente do que se denomina, genericamente, comunidade gay brasileira. Mapa que serve tanto ao pesquisador, em busca de informações e análises mais precisas para além da mera descrição, quanto ao leitor, menos comprometido com as atividades acadêmicas.

É como mapa da memória e carta de navegação da história recente que a pesquisa de Caê ganha seu maior relevo – posto que a identidade gay, no fim da década de 1970, é completamente diversa daquela que se encontra 10, 20 ou 30 anos depois, seja nas páginas dos jornais e revistas brasileiros, identificados com o público gay, seja nas ruas, como indivíduos, seja nas formas de representações artísticas ou da própria indústria cultural. (Mário César Lugarinho, Universidade de São Paulo)

Sobre o autor – Jorge Luís P. Rodrigues (Caê) é designer gráfico, mestre em design e doutor em literatura comparada. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFRJ e da faculdade de moda do SENAI/CETIQT. Autor do livro Anos fatais – design, música e tropicalismo.

.[O livro: Impressões de Identidade: Um olhar sobre a imprensa gay no Brasil |Autor: Jorge Caê Rodrigues | Editora da UFF, 2010190 - p.R$ 28,00 | ISBN: 978-85-228-0544-0].SJPMRJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira