Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2010 - 10:46

Alunos do ensino médio visitam laboratório de pesquisa do Incor

Jovens são incentivados a desenvolver “olhar científico” em visita a um dos principais laboratórios de imunologia do país.

De terça (19) a quinta-feira (21/10), alunos do Ensino Médio de São Paulo conhecerão a rotina do Laboratório de Imunologia do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e o passo a passo para se montar um estudo científico. De forma aplicada, manusearão microscópios eletrônicos e acompanharão processos como o da extração do DNA de uma célula e outras técnicas em biologia molecular.

“Esperamos incentivar nesses jovens o espírito investigativo, que é a base da ciência, e levá-los a ver o potencial criativo dessa área, incentivando-os a formular suas próprias questões sobre a vida e o mundo que os cerca”, diz o Prof. Dr. Jorge Kalil, diretor do laboratório.

O evento é promovido pela parceria entre o Laboratório de Imunologia do Incor e o Instituto de Investigação em Imunologia, rede coordenada pelo Incor que congrega 23 grupos de pesquisa em imunologia de 11 instituições no país. Sua execução faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Escolas agendadas: Escola Estadual Romeu de Moraes , dia 19 de outubro, das 9h às 12h - 20 alunos | Dia 20 de outubro, das13h às 16h - 20 alunos. || Instituto Acaia, dia 21 de outubro, das 9h às 16h - 20 alunos.

Programa da visita- A visita monitorada ao Laboratório de Imunologia do Incor terá duração de uma hora e meia. O programa tem início com uma palestra de 30 minutos sobre as linhas de pesquisa em curso no laboratório e os instrumentos e técnicas utilizados durante o trabalho nas bancadas. Como preparação para a visita às instalações, os visitantes aprenderão noções básicas de biologia molecular.

Em seguida, haverá um “tour” pelas bancadas do laboratório, com demonstrações do conteúdo apresentado na palestra. A primeira parada será em uma bancada com microscópios eletrônicos, que os visitantes poderão manipular. Na sequência, aprenderão como se processa uma análise do Citrômetro de Fluxo para fazer a diferenciação de células numa amostra. O passo seguinte é conhecer como se faz a extração do DNA de uma célula.

Na continuação da visita, será apresentada uma fotografia de PCR (Polimerase Chain Reaction), ou reação de cadeia polimerase, com a explicação sobre essa técnica de multiplicação de genes. Logo após, os alunos poderão entender como se realiza a análise proteômica. Finalmente, eles conhecerão os processos realizados na síntese de peptídeos. [http://www.incor.usp.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira