Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2010 - 03:56

Obra de dragagem do Porto do Rio vai retirar volume correspondente a 665 mil caminhões lotados de sedimentos


Até junho de 2011 serão dragados 4 milhões de m³ da Baía de Guanabara.

A obra de dragagem do Porto do Rio vai retirar 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos da Baía de Guanabara. Em outras palavras, o volume a ser dragado poderia encher cerca de 665 mil caminhões. A operação começou no dia 12 de fevereiro deste ano e deve terminar em junho de 2011. A obra, que está na segunda fase, conta com a operação da draga Goliath – além de dois batelões. Esta é a primeira grande dragagem do porto do Rio nos últimos 13 anos.

As obras no Porto do Rio fazem parte do Programa Nacional de Dragagem (PND) da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República. Depois de concluída, a profundidade do calado passará de 15,5 metros, aumentando significativamente sua capacidade de movimentação de carga.

Monitoramento Ambiental – Durante as obras, é feito um monitoramento ambiental que avalia o grau de interferência da dragagem no ambiente. Este trabalho é realizado pela Coppe/UFRJ, por meio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). O objetivo do programa é acompanhar, por meio de coletas, a qualidade da água nas áreas de dragagem e de disposição oceânica (local em alto-mar definido pelo órgão ambiental para despejo do material retirado pela draga), antes, durante e depois da dragagem. O sedimento retirado do canal está sendo despejado a uma distância de 10km da entrada da Baía de Guanabara, local determinado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira