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20/10/2010 - 04:16

GE Apresenta Novo Motor J920

Tecnologia Inovadora em Motores à Gás oferece mais potência e performance. O novo motor proporciona taxas máximas de eficiência e densidade de potência para geração duradoura de energia. Atende às necessidades dos consumidores de energia descentralizada, em regiões remotas, quentes ou de alta altitude, e com utilização conjunta de cogeração, e estabilização de redes de energia

Jenbach, Áustria - A Divisão de Motores a Gás Jenbacher da GE anunciou nesta terça-feira, 19, em uma cerimônia realizada nas instalações da GE em Jenbach, na Áustria, o desenvolvimento de uma nova geração de motores a gás – o J920. Com eficiência elétrica de 48,7% e potência instalada de 9,5[1] megawatts (MW), o novo motor J920 é o mais eficiente em sua classe e amplia a liderança técnica da GE em geração de energia com motores a gás. O J920 tem capacidade para fornecer energia suficiente para abastecer 18.500 domicílios, em média, na Europa.

O novo motor é altamente atrativo tanto do ponto de vista do consumidor quanto do meio ambiente, já que a sua maior eficácia não apenas reduz os custos de operação e manutenção, devido ao menor consumo de combustível, como também reduz consideravelmente as emissões de gás estufa. Em comparação com os motores a gás disponíveis na mesma faixa de desempenho do mercado, a operação de um J920 pode evitar cerca de 1.500 t de emissões de CO2 anualmente. Isto corresponde às emissões de cerca de 800 carros médios. No mesmo período, pode-se alcançar uma economia de mais de €217.000 por conta do menor consumo de gás.

O motor J920 é especialmente adequado para o fornecimento de energia de forma descentralizada, independente, em regiões remotas, quentes ou de alta atitude para uso em aplicações de cogeração e estabilização das redes de energia. Desde o último verão, o protótipo do motor vem sendo testado com sucesso numa bancada de testes específica para essa finalidade na fábrica da GE em Jenbacher, na Áustria.

"A empresa Jenbacher tem se constituído em uma grande aquisição para a GE, que cresceu quatro vezes desde que se tornou parte do nosso portfólio," afirmou Steve Bolze, Presidente e CEO da GE Power & Water. "Como parte de nossa atual estratégia de investimento técnico, o motor J920 representa nossa solução diferenciada mais recente, que oferece energia descentralizada e é o primeiro em sua classe, em termos de eficiência, emissão reduzida de carbono, e a menor relação peso-potência. Esse novo motor, juntamente com nossos contínuos investimentos nas relações de distribuição, canais de fornecimento e serviços, nos deixam bem posicionados para atender as necessidades em evolução dos nossos clientes globais."

A próxima fase é um programa piloto em grande escala, que deverá colocar o novo motor em operação pela primeira vez na "Stadtwerke" (a empresa de serviços públicos municipais) da cidade de Rosenheim, na Alemanha. Depois desta fase de teste, está programado o início da produção em série, e o novo motor deverá estar disponível para uso em aplicações nos países com 50 e 60 Hz em 2012.

"Temos a satisfação de ser a primeira empresa a testar o novo motor em condições práticas. Até agora, os motores a gás Jenbacher da GE têm se destacado devido à sua durabilidade, densidade de potência e excelentes níveis de eficiência, colocando-se entre os melhores de sua classe no mundo," comentou Götz Brühl, CEO da Stadtwerke Rosenheim na Alemanha, responsável pela planta piloto. "O J920 supera outros motores, estabelecendo assim um novo marco em termos econômicos, de conservação de recursos e proteção ambiental. Estou convicto de que este novo motor irá estabelecer-se rapidamente, reforçando a extensão de usinas termoelétricas, sendo assim a nossa mais importante tecnologia de eficiência energética."

A eficiência elétrica do motor J920, que é um indicador importante dos impactos econômicos e ambientais, aumentou em mais de 2 pontos percentuais a 48,7%. Assim, os novos motores de 20 cilindros alcançam o maior valor de todos os motores comercialmente disponíveis mundialmente nesta classe.

Com este motor a gás inovador, a GE deve continuar com sua bem sucedida caminhada tecnológica, baseada em mais de 50 anos de experiência no desenho e fabricação de motores a gás para geração de energia junto com inovação sistemática. Em junho deste ano, a GE conseguiu outro avanço tecnológico com o primeiro motor a gás do mundo com turboalimentação em duas fases. Essa nova tecnologia tem sido usada para aumentar o desempenho do motor J624 - que até agora era o maior motor a gás da Jenbacher - de 4 MW para 4,4 MW, aumentando sua eficácia elétrica a notáveis 46,5%.

"Nosso novo motor representa uma resposta ao constante aumento na demanda de nossos clientes por maior desempenho e eficiência e, ao mesmo tempo, se constitui em uma etapa estratégica importante com relação à expansão da nossa empresa no longo prazo," afirmou Prady lyyanki, CEO de Motores a Gás para a GE Power & Water. "Agora a GE é a maior especialista do mundo em motores a gás para geração de energia, com uma carteira completa na faixa de potência de saída de 0,25 a 9,5-MW. Mais uma vez confirmamos nossa liderança tecnológica e inovadora."

Do ponto de vista técnico, o desenho pioneiro do motor J920 está baseado em elementos básicos comprovados, a partir dos sistemas de combustão usados na série 6 da Jenbacher. Além disso, o J920 utiliza um conceito inovador de três módulos, que resulta em uma qualidade superior, um conjunto gerador padronizado constituído pelo próprio motor, um gerador e um módulo auxiliar produzido na fábrica Jenbacher da GE. Além disso, como o motor J624 recentemente apresentado, o novo J920 está equipado com o inovador sistema de turboalimentação em duas etapas.

É possível alcançar níveis de eficácia particularmente altos de 90% e mais quando o J920 é utilizado para gerar calor e eletricidade conjuntamente. Neste caso, o módulo J920 proporciona economia de combustível de mais de 130 milhões de kWh de energia primária (76.000 barris de petróleo), evitando ao mesmo tempo emissões de CO2 da ordem de 7.800 t[2]. Portanto, o motor J920 corresponde exatamente aos objetivos da iniciativa ecomagination global da GE, pela qual a empresa promove tecnologias inovadoras para a redução de todos os tipos de emissões.

Outro benefício para os clientes é a alta densidade de energia do novo motor numa proporção em relação aos custos de investimentos comparativamente baixos. Como resultado do uso do novo conceito de turboalimentação em dois estágios da GE, o motor J920 também é adequado para operações em ambientes quentes e úmidos, assim como em regiões de grande altitude. Isto significa que, mesmo sob condições extremas, fica assegurado um fornecimento de energia estável, confiável e descentralizada.

O fato de que o motor alcança potência máxima em apenas cinco minutos também aumenta sua atratividade para utilização como cobertura para picos de demanda. Tempos de entrega curtos, instalação rápida e fácil, reparos e manutenção simples e altos níveis de flexibilidade operacional representam outras vantagens. Esta última diz respeito ao fato que qualquer número dos módulos J920 pode ser associado a um conceito powerhouse em soluções padronizadas de usinas de energia. Interfaces altamente padronizadas e o comprovado sistema de controle Jenbacher DIA.NE® XT 3 proporcionam benefícios adicionais.

920 – Características à primeira vista.: Capacidade - 9.5 Mwel| - Correspondente às exigências de energia de 18.500 domicílios europeus. | Eficiência Elétrica - 48,7% | Eficiência Total (CHP) - 90% ou mais | Economia anual de CO2 - 1.500 t CO2[3] | - 7.800 t CO2 como aplicação de CHP[4] | Aplicações Chave - Suprimento de energia independente (IPP) | - Calor & energia combinados| - Regiões quentes e de grande altitude | - Estabilização da rede de energia, ex.: backup parques eólicos.

Benefícios: - Densidade de alta potência a baixos custos | - Início rápido de 5 minutos | - Instalação e manutenção fácil e rápida | - Flexibilidade total da fábrica com qualquer instalação múltipla de motores

Comercialmente disponível: - A partir de 2012 e para países com 50 e 60 Hz.

1 Versão 50 Hz: 2Comparado com a produção separada de calor por uma caldeira a gás e fornecimento de eletricidade no grid EU | 3 Comparado com motor a gás equivalente | 4 Comparado com a produção separada de calor por uma caldeira a gás e fornecimento de eletricidade no grid EU. [ www.ge-j920gasengine.com].

Perfil- A GE é uma companhia diversificada que atua nas áreas de infraestrutura, finanças e mídia, desenvolvendo soluções para os problemas mais complexos do mundo. Da manufatura de turbinas para aeronaves, geração de energia até serviços financeiros, soluções para área de saúde e programação televisiva, a GE opera em mais de 100 países e emprega, globalmente, cerca de 300.000 funcionários.

No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios de vendas e marketing distribuídos em diversos estados e com unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários. [www.ge.com/br].

A GE atende ao setor de energia desenvolvendo e distribuindo tecnologia que ajuda a tornar eficiente o uso dos recursos naturais. Com 85.000 funcionários globais e receita de $37 bilhões em 2009, a GE Energy [www.ge.com/energy] é uma das principais geradoras de energia e de técnicas de fornecimento de energia. As empresas envolvidas no negócio — GE Energy, GE Power & Water, GE Energy Services e a GE Oil & Gas — trabalham juntas para fornecer soluções integradas de produtos e serviços em áreas do setor energético, inclusive carvão, petróleo, gás natural e energia nuclear além de recursos renováveis tais como água, energia eólica, solar e biogás, e outros combustíveis alternativos.

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