Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2010 - 04:41

Afavin e Embrapa realizam primeiro observatório moscato do projeto Indicação Geográfica para os Vinhos de Farroupilha


A primeira avaliação de produtos que servirão como base para a obtenção da indicação geográfica da região de Farroupilha-RS, foi realizada na 15 de outubro, no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

No total, foram avaliados quinze vinhos e dois espumantes elaborados com as variedades moscato branco e moscato R2 da sa. Foram avaliados quinze vinhos e dois espumantes elaborados com as variedades moscato branco e moscato R2 da safra 2010, provenientes de diversas propriedades do município. A análise foi coordenada pelo pesquisador da área de enologia da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, e contou com a participação de técnicos da Embrapa, enólogos do conselho técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e produtores de uva de Farroupilha.

Essa avaliação é o resultado do primeiro ano de observações de campo do projeto IG (Indicações Geográficas) de Farroupilha. “Essas são as primeiras amostras elaboradas a partir de informações coletadas e reunidas em um amplo banco de dados organizado acerca das uvas moscatéis produzidas em Farroupilha. Acompanhamos durante a última safra todo o período de desenvolvimento dessas variedades no município, desde a brotação até a colheita”, explica o presidente do conselho técnico da Afavin, João Carlos Taffarel. Aliadas a esse banco de dados estão as análises das amostras moscatéis realizadas ao longo das cinco edições da Seleção de Vinhos de Farroupilha, cuja entrega de premiações neste ano será no dia 12 de novembro. A partir dessas informações conjuntas começa a identificação dos aspectos qualitativos dos vinhos de Farroupilha que irão receber o selo de indicação geográfica ao término do projeto, em 2012.

Projeto de Indicação Geográfica – IG Farroupilha: a produção brasileira de vinhos finos tem perdido competitividade pela concorrência com os produtos importados. Para enfrentar tal situação, a estratégia de fortalecimento da qualidade e da imagem da produção nacional é fundamental junto ao mercado consumidor. As indicações geográficas constituem-se em forte instrumento para tal. A primeira Indicação Geográfica do Brasil, o Vale dos Vinhedos, foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2002. A partir de então, várias outras regiões buscam este reconhecimento.

Para cada Indicação Geográfica (IG) existe uma associação de produtores que é a titular da IG. No caso de Farropupilha, a titular será a AFAVIN – Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados.

A região de Farroupilha apresenta o diferencial de constituir-se na região brasileira de maior concentração de uvas moscatos do país. Nela, milhares de produtores e dezenas de vinícolas podem ser beneficiados com o desenvolvimento de uma IG.

Numa primeira etapa, as características locais estão sendo utilizadas para embasar o desenvolvimento de uma Indicação de Procedência -IP (com o potencial de no futuro chegar ao status de Denominação de Origem), com foco na produção diferencial de vinhos moscatéis tranquilos, espumante moscatel e moscatel frisante.

Diversas ações foram desenvolvidas nos últimos anos. Contudo, um projeto integral de desenvolvimento da indicação geográfica passou a ser executado em 2009. O projeto está realizando a delimitação geográfica da área de produção da futura IP, com base no zoneamento edáfico e climático, no relevo e no uso do solo na vitivinicultura (vinhedos e vinícolas). Está sendo realizada a caracterização da qualidade química e sensorial dos vinhos, incluindo a tipicidade dos produtos, com base na viticultura e enologia regional. Também está sendo realizado trabalho de caracterização e valorização da paisagem e do enoturismo.

A partir de tais resultados, em trabalho conjunto com a associação de produtores AFAVIN, está sendo desenvolvida e validada a normativa inovadora de produção de vinhos da IP, adaptada à realidade e potencial da região. A etapa final consistirá na elaboração da documentação necessária ao encaminhamento do pedido de reconhecimento da IP Farroupilha junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Forte ação de difusão de tecnologias está prevista junto aos produtores da AFAVIN, no sentido da apropriação das tecnologias geradas pelo projeto em tempo real. O projeto é coordenado tecnicamente pela Embrapa Uva e Vinho, tendo como parceiros a Embrapa Clima Temperado, a Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos em perfeita articulação com a associação de produtores – AFAVIN.

Objetivo - O projeto tem como objetivo gerar conhecimento, tecnologia e desenvolvimento de processos agroindustriais para a delimitação, implementação e reconhecimento da Indicação de Procedência Farroupilha, junto ao APL de Vitivinicultura do Rio Grande do Sul.

Os objetivos específicos para as IP Farroupilha são: a) científicos: zoneamento e delimitação para a produção de vinhos diferenciados de alta qualidade | b) tecnológicos: incremento tecnológico no campo e na agroindústria para produtos de qualidade diferencial | incorporação de inovação no processo produtivo via IP; incorporação de PD&I como estratégia competitiva entre viticultores, micro e pequenas vinícolas | c) econômico: agregação de valor à uva e ao vinho com vista a assegurar a manutenção e crescimento da produção vitivinícola; estimular novos investimentos via modernização dos vinhedos e vinícolas; incremento do enoturismo; valorização das propriedades rurais | d) ambiental: gestão adequada dos recursos naturais via zoneamento vitivinícola; preservação e valorização da paisagem vitícola rural, como elemento do patrimônio regional; e, e) Social: inclusão social ampliada, evitando-se o processo de marginalização por perda de competitividade; maior oferta de empregos no campo, nas vinícolas e no setor de serviços; valorização da cultura e do saber-fazer local ligado à produção de uvas e vinhos, fortalecendo e valorizando sistemas de produção locais sustentáveis.

Instituições: Embrapa Uva e Vinho Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho | SEDE/ Embrapa Sede. | UFRGS / Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UCS /Universidade de Caxias do Sul | Embrapa Clima Temperado / Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado | AFAVIN / Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados.

Vinícolas associadas à Afavin:Adega Silvestri Ltda.Cooperativa Vinícola São João | Irmãos Benacchio Ltda. | Lazzmar Ind. De Vinhos Ltda. | Irmãos Chesini Ltda. | Nelmar Vinhos Ltda. | Vinhos Don Giusepp Ltda. | Vinícola Irmãos Basso Ltda. | Vinhos Xangrilá Ltda. | Vinícola Colombo Ltda.| Vinícola Tonini Ltda. | Vinhos Finos Velha Cantina Ltda. | Vinícola Perini Ltda. | Vinhos Cappelletti Ltda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira