Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2010 - 05:58

Prefeito participa da abertura do 38º Congresso da ABAV


Evento do setor turístico vai movimentar R$ 26 milhões na economia do Rio.

O prefeito Eduardo Paes participou no dia 20 de outubro (quarta-feira), da abertura da 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens ( ABAV 2010) e da Feira das Américas, no Riocentro:[www.feiradasamericas.com.br]. O evento, considerado o maior do setor no continente americano, apresentará até o próximo dia 22 de outubro as tendências do turismo para 2011, atraindo cerca de 24 mil visitantes e movimentando mais de R$ 26 milhões na economia da cidade.

Durante os três dias de congresso, cujo tema central é “Agente & Cliente: a Melhor Relação”, serão realizados diversos seminários em salas temáticas sobre cruzeiros marítimos, turismo corporativo, assistência de viagem, tecnologia, consórcio turístico, locação de veículos, operadoras, turismo rodoviário e setor receptivo.

Ao lado do ministro do Turismo, Luiz Barreto, do governador Sérgio Cabral e do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, além de autoridades nacionais e estrangeiras do setor do turismo, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância deste segmento para o desenvolvimento da cidade:

O turismo é uma vocação natural do Rio e fundamental para a nossa economia. Ter aqui um evento como esse é trazer a oportunidade da cidade se apresentar para aqueles que operam no turismo por todo o mundo e, principalmente, no Brasil. O Rio vem passando por transformações profundas, recuperando sua identidade e suas características e, acima de tudo, vem se esforçando para tratar o turismo de forma absolutamente profissional, como negócio - afirmou Paes, destacando algumas iniciativas da Prefeitura no setor:

- A Câmara dos Vereadores deve apreciar amanhã o grande pacote de incentivos para a qualificação da nossa rede hoteleira, que vai beneficiar os hotéis já estabelecidos e a construção de novos empreendimentos, liberando e flexibilizando a legislação, o que certamente vai qualificar o parque hoteleiro. Nesse ritmo, a Prefeitura busca também qualificar as atrações turísticas e já posso citar três equipamentos de altíssima qualidade, que são o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (Mar).

Para o governador Sérgio Cabral, o crescimento do turismo no Brasil se deve, inclusive, à divulgação internacional relacionada aos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no país: - O turismo é um setor que para dar certo necessita de estabilidade econômica, de controle inflacionário e de equilíbrio no poder aquisitivo da população e tudo isso o Brasil tem. Esse atual cenário ajuda o desenvolvimento do setor, que é um grande gerador de empregos. Temos ainda muitos desafios, mas hoje o Brasil e o Rio de Janeiro já são vistos sob outra perspectiva no cenário internacional - disse, destacando que a cidade carioca trouxe para o Brasil o maior calendário de eventos do planeta, citando os Jogos Militares em 2011, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

O ministro Luiz Barreto demonstrou otimismo em relação ao momento econômico que o Brasil vive, o que facilita o crescimento do setor turístico no país:

- O país deve ter um crescimento econômico neste ano em torno de 7,5 a 8% e no caso do turismo isso mostra que a gente deve superar a barreira dos 12%, crescendo acima do nosso PIB. Temos ainda todos os preparativos para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Esses eventos significam um grande desafio para o Brasil, na infraestrutura, na qualificação e capacitação de profissionais, na melhoria de serviços, mas o país está andando na direção correta e a cidade do Rio tem demonstrado como é possível o desenvolvimento - disse Barreto, citando os investimentos na revitalização da Zona Portuária e as obras do Maracanã.

Além do congresso, durante os três dias o Riocentro vai abrigar a Feira das Américas, uma exposição que ocupará 35 mil metros quadrados, dividida em três pavilhões, reunindo 800 empresas do setor e órgãos governamentais expositores. Serão, aproximadamente, 300 estandes de destinos nacionais e internacionais, hotéis, operadoras de turismo e marítimas, seguradoras, companhias aéreas e entidades representativas do setor. | PCRJ/ Juliana Romar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira