Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2010 - 06:49

Lwart Lubrificantes moderniza fábrica para produção de óleos básicos de alto desempenho

Com tecnologia pioneira no País, a Lwart investe R$ 230 milhões para se tornar a segunda maior empresa de rerrefino de óleos lubrificantes usados do mundo.

A Lwart Lubrificantes, especializada em coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, investe na modernização da planta industrial de Lençóis Paulista (SP) para a produção de óleos minerais básicos do Grupo II. Segundo Carlos Renato Trecenti, presidente do Grupo Lwart, até a conclusão do projeto, prevista para o final de 2011, a empresa planeja realizar aportes de R$ 230 milhões, parte financiada pelo BNDES, na compra de tecnologia, equipamentos e serviços de implantação. “Esta nova estrutura e o atendimento de um mercado que ainda é 100% importador no Brasil permitirão um incremento de 25% em cinco anos nas receitas da Lwart Lubrificantes”, afirma.

“A modernização da planta viabilizará o processamento de 150 mil metros cúbicos por ano de óleos usados e fará da Lwart a segunda maior empresa de rerrefino do mundo e a primeira da América Latina”, informa Thiago Trecenti, diretor geral da Lwart Lubrificantes. Segundo ele, “a empresa tem meta de atender a demanda crescente por óleos básicos de alta qualidade, fruto do grande avanço tecnológico de motores e equipamentos”.

Thiago Trecenti conta que esta iniciativa recebeu o nome de Projeto H por se utilizar da tecnologia de hidroacabamento ou hidrotratamento. Este é um processo químico no qual o hidrogênio reage na presença de um catalisador, removendo contaminantes e imperfeições da estrutura molecular dos hidrocarbonetos que compõem o óleo básico, possibilitando um produto de melhor qualidade. Para viabilizar o projeto, o executivo informa que a empresa pretende utilizar cerca de 80% de equipamentos fabricados no Brasil.

O Projeto H permitirá à fábrica produzir tanto os óleos minerais básicos do Grupo II quanto os do Grupo I, atualmente já manufaturados na planta. “Essa flexibilidade depende apenas do ajuste do tratamento com hidrogênio e da demanda do mercado brasileiro por produtos mais nobres, o que é a nossa maior expectativa”, destaca Thiago Trecenti.

Outro ponto positivo do avanço da empresa está relacionado a questões ambientais do processo. “Com essa tecnologia, vamos gerar menos subprodutos de baixo valor agregado, diminuiremos o consumo de água e eliminaremos a necessidade de alguns insumos, como o ácido sulfúrico”, acrescenta Silvio Fante, gerente de Engenharia Corporativa do Grupo Lwart.

Produto de alto desempenho e ambientalmente correto - O Brasil ocupa a quinta colocação mundial em consumo de óleos lubrificantes (1,25 milhão de metros cúbicos por ano) e a primeira na América Latina. Em 2009, a importação de óleos básicos do País foi de 315 mil metros cúbicos, sendo grande parte desse volume de tipos de óleos que ainda não se produz no Brasil, como os do Grupo II. Portanto é nesse déficit do País por óleos básicos de qualidade superior, que sempre foram importados, que a Lwart Lubrificantes pretende atuar, suprindo a demanda com uma produção nacional.

O grande mérito do óleo básico rerrefinado é a contribuição ao meio ambiente. Sua fabricação requer a coleta de óleos lubrificantes usados, altamente poluidores, proporcionando um destino sustentável a esse resíduo perigoso. Com tratamento adequado e modernas tecnologias, o óleo mineral básico volta ao mercado com excelente qualidade e é capaz de atender as mais rígidas exigências do mercado. “A Lwart investe continuamente em tecnologias que garantem a alta qualidade dos óleos rerrefinados e na melhoria da imagem do produto, que tem muitas características positivas para a indústria e para o meio ambiente Com o Projeto H, esperamos elevar o nível dos óleos básicos produzidos no País e mostrar que temos potencial para participar do mercado de óleos automotivos de alto desempenho”, ressalta Trecenti.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira