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21/10/2010 - 06:49

Jato executivo Legacy 650 é certificado

Autoridades de aviação civil brasileira e europeia dão sinal verde para as primeiras entregas.

São José dos Campos – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) certificaram o jato executivo Legacy 650. Esta aeronave da categoria large com alcance estendido é baseada no bem-sucedido super midsize Legacy 600, que conta com cerca de 200 unidades entregues em todo o mundo.

“Temos a satisfação de anunciar hoje as certificações da ANAC e da EASA para o Legacy 650, um ano após o lançamento do programa na última convenção da NBAA. Desta forma, poderemos iniciar as entregas da aeronave em 2010, como planejado”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “O Legacy 650 cumpriu todos os requisitos originais estabelecidos, em particular o alcance de 3.900 milhas náuticas, que possibilita à aeronave ligar importantes cidades e abre novos mercados para a Embraer.” O Legacy 650 é o produto que a Embraer oferece na categoria de jatos large. A aeronave possui uma cabine refinada e espaçosa e tem alcance para voos transatlânticos: alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros e 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Este aumento significativo do alcance foi viabilizado por meio de diversas modificações, tais como asas e trens de pouso reforçados, um novo sistema de combustível totalmente automatizado e com maior capacidade e motores AE 3007A2, com alta eficiência e maior empuxo, da Rolls-Royce. Algumas rotas importantes que podem ser voadas sem escala pelo avião são Londres (Reino Unido) – Nova York (EUA); Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) – Londres ou Singapura; São Paulo (Brasil) – Miami (EUA) e Singapura – Sydney (Austrália).

A certificação do Legacy 650 marca a estréia dos aviônicos Primus Elite™ da Honeywell, que também equiparão o Legacy 600. Os leves e modernos monitores de LCD (Liquid Crystal Display) oferecem funções avançadas, tais como cartas e mapas integrados com o sistema online de previsão de tempo XM. Como um desenvolvimento pós-certificação, o sistema de navegação vertical (Vertical Navigation – VNAV) permitirá à aeronave seguir trajetórias verticais a partir do sistema de gerenciamento de vôo (Flight Management System – FMS), o que é muito útil em descidas com diferentes restrições de altitude e velocidade, pois reduz a carga de trabalho da tripulação e otimiza o consumo do combustível. Da mesma forma, o sistema de comunicação por meio de enlace de dados controlador-piloto, denominado FANS/CPDLC (Future Air Navigation System – Controller Pilot Datalink Communication), viabilizará a troca de informações da aeronave com as bases em solo, e permitirá aos pilotos responder às mensagens do controle de tráfego aéreo, solicitar autorizações e desvios no plano de voo, reportar informações, etc., evitando o sobrecarga nas transmissões de manutenção e alto índice de despachabilidade (99,8%) – em mais de 16 milhões de horas de voo e 13 milhões de ciclos –, o que os tornam notavelmente eficientes. Eles não somente têm menor custo operacional do que aeronaves com cabines de tamanho semelhante, como também apresentam o mesmo custo de aquisição de aeronaves com apenas dois ambientes na cabine. O Legacy 600 e o Legacy 650 são customizados para as necessidades do mercado de aviação executiva: acabamento interno de primeira qualidade, três ambientes distintos de cabine, excelente conforto e suporte global em centros de serviços dedicados para jatos executivos.

.Dados de desempenho do Legacy 650:
Alcance com 4 passageiros (*) …........7.223 km (3.900 milhas náuticas)
Alcance com 8 passageiros (*) ….......7.112 km (3.840 milhas náuticas)
MMO (velocidade operacional máxima) …................Mach 0,80
Distância de decolagem (**)................. 1.750 metros (5.741 pés)
Distância de pouso (***) …..................866 metros (2.842 pés)
Potência dos motores (****)................ 9.020 lbf (cada)
VMO abaixo de 8 mil pés................ 300 KIAS
Velocidade com Flaps 45................... 160 KIAS
(*) LRC; NBAA reservas IFR (35 min.), alternativa de 200 mn (370 km); cada passageiro 200 lb (91 kg)
(**) Peso máximo de decolagem (Maximum Takeoff Weight - MTOW); nível do mar; ISA
(***) Peso máximo de pouso (Maximum Landing Weight - MLW); nível do mar; ISA
(****) Potência total dos motores; nível do mar; ISA

.Pesos estruturais e operacionais básicos para o Legacy 650 na configuração padrão:
Máximo de rampa ….............24.370 kg (53.727 libras)
Máximo de decolagem ….................24.300 kg (53.572 libras)
Máximo de pouso ….....................20.000 kg (44.092 libras)
Máximo com zero combustível................... 16.400 kg (36.156 libras)
Operacional básico (*)............................ 14.160 kg (31.217 libras)
Carga paga máxima (*) ….....................2.240 kg (4.938 libras)
Combustível utilizável (**) …...................9.344 kg (20.600 libras)
Carga paga, combustível utilizável (*) (**)................ 866 kg (1.910 libras)

(*) Pesos podem variar conforme equipamentos opcionais instalados ou configuração interna
(**) Densidade assumida para o combustível de 6,70 libras/galão EUA (0,803 kg/L)

Perfil- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com 17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões.| www.embraer.com.br

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