Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2010 - 06:56

Atendimento personalizado

Muitos já sabem como funciona serviço de terceirização – nada mais é do que a contratação de uma empresa por outra que possui experiência com específica atividade-meio (leia-se aquela que não está no espectro das atividades essenciais do sistema empresarial). No Brasil, as mais comuns práticas na área são voltadas à segurança e à limpeza. O que o executivo brasileiro ainda não se acostumou foi com o BPO (Business Process Outsourcing) que, em muitos casos, pode fazer a diferença nas organizações.

O BPO refere-se às atividades envolvendo processos da empresa, da Contabilidade à área de Recursos Humanos. Nestes departamentos, acima de tudo, é muito importante que os executivos tenham a certeza e a convicção da contratação de uma empresa especializada que trará benefícios para seus negócios – sem contar que esta decisão deve fazer parte do plano estratégico. E nisso, incluem-se fatores como idoneidade do parceiro e as necessidades da contratante com o serviço.

O atendimento qualificado em segmentos desse tipo faz também a diferença em contratos da prática de terceirização. Atualmente, por exemplo, com as grandes mudanças na área de contabilidade, com o profissional precisando estar muito atualizado, faz com que ter suporte de uma prestadora de serviço nesse campo quase indispensável.

A responsabilidade do atendimento é outro fator relevante à terceirização. Muitas vezes a determinação pouco clara de contratos onde começa a responsabilidade da contratante e termina da contratada, fazem com que interrupções inesperadas aconteçam nesse tipo de parceria.

Assim, a qualidade do atendimento torna-se diferencial neste mercado. Claro, a redução de custo tem sua relevância, mas é bom admitir que a terceirização de departamentos de Recursos Humanos, Contabilidade, Financeira e outros têm muito mais a ver com melhoria de desempenho.

O fato é que empresas de outsourcing podem sim, e muito, ajudar no crescimento de uma organização. O importante é verificar qual é a necessidade e o objetivo para a contratação. Alinhado isso, pode ter certeza que o sucesso será garantido.

Por fim, vale dizer que aprimorar processos não é tão simples de se estabelecer. Tudo vai depender da competência de uma e vontade da outra em promover mudanças que aumentem a eficiência da empresa e, como resultado final, gerar mais negócios à organização. Mas há hoje bons cases que provam os avanços do BPO no país.

. Por: Vagner Jaime Rodrigues, sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira