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22/10/2010 - 07:38

I Encontro Franco-Brasileiro sobre videogames

França e Brasil organizam em novembro encontro bilateral sobre o tema em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

De 8 a 12 de novembro, a Embaixada da França no Brasil realiza em São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro o 1° Encontro Franco-Brasileiro de Games. O objetivo é desenvolver parcerias entre empresas, universidades e laboratórios de pesquisa dos dois países, uma vez que o trabalho bilateral nesta área ainda não é muito expressivo.

Direcionado a profissionais, o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), da ApexBrasil, da Brazilian TV Producers e da Câmara do Comércio França-Brasil. Do lado francês, o encontro é apoiado pelo Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec), pelo Sindicato Francês dos Videogames e pela Ubifrance.

Formada de 12 pessoas, a delegação francesa contará com representantes de empresas de games de diversas regiões da França, com o presidente do Sindicato Nacional Francês de Videogames, Nicolas Gaume, e com representantes das principais escolas de games do país, como o diretor da ENJMIN, Stéphane Natkin, a diretora de Supinfogames, Laura Casalini, e o coordenador da escola Gamagora, Gilles Levavasseur.

No dia 8 de novembro, o grupo estará em São Paulo, onde manterá encontros na Câmara de Comércio Franco-Brasileira, entre outros. De 9 a 10, eles participarão de palestras e de encontros na Feira SB Games, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O programa da delegação francesa termina dia 12, no Rio de Janeiro, onde a fará visitas a empresas da área e onde será recebida pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira da cidade. [www.cinefrance.com.br | www.braziliantvproducers.com www.abragames.org].

Os videogames na França - Nascido nos anos 80, os videogames representam hoje uma das mais importantes indústrias culturais do mundo. Em 2008, o setor registrou um faturamento de cerca de 33 bilhões de euros. No faturamento por país, os Estados Unidos ocupam a primeira posição (15,6 bilhões de euros), seguido do Japão (5 bilhões de euros), do Reino Unido (4,6 bilhões de euros) e da França, com um faturamento de 3,4 bilhões de euros. Apesar dos importantes problemas ocorridos no setor em 2009, esse segmento deve voltar em breve a registrar uma taxa anual de crescimento de cerca de 15% nos próximos anos.

Essa indústria constitui um dos motores do crescimento de uma economia digital francesa inovadora e criativa. O setor francês da produção de jogos representa um conjunto de 130 pequenas e médias empresas (PME), que concebem e produzem os programas de vídeo lúdicos de grande valor, reconhecidos no mundo inteiro. Na produção, são empregadas diretamente mais de duas mil pessoas, além dos cerca de três mil empregos gerados nos setores da edição e da distribuição.

No Brasil - O Brasil ainda é um pequeno país para o mercado de jogos eletrônicos, com 0,16% da indústria mundial do game. Segundo um estudo da Associação Brasileira dos Produtores de Games (Abragames), em 2008, havia no Brasil 42 empresas ligadas ao setor, com 560 trabalhadores.

No entanto, as taxas de crescimento das empresas são muito altas. O mercado brasileiro do game ocupa a 2ª posição na América Latina. O Produto Nacional Bruto (PNB) do setor alcançava cerca de R$ 87,5 milhões (35 milhões de euros), atrás do México (cujo PNB está perto dos 420 milhões de dólares).

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