Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2010 - 08:49

Hospital Israelita Albert Einstein e Prefeitura de São Paulo lançam campanha de prevenção do AVC

Campanha “Um em cada seis” alertará a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ação ocorrerá no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante os dias 23 e 29 de outubro.

São Paulo– A cada seis segundos, uma pessoa morre no mundo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. Preocupado com esses números – divulgados pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO) –, o Hospital Israelita Albert Einstein participará da campanha internacional “Um em cada seis”, que, o Brasil, acontecerá entre os dias 23 e 29. O evento do município de São Paulo será no Parque Ibirapuera.

A iniciativa faz parte de uma ação mundial sugerida pela WSO para alertar a população e chamar a atenção da rede de saúde, pedindo medidas urgentes para enfrentar uma epidemia considerada silenciosa. O objetivo da campanha é inserir o dia 29 de Outubro – Dia Mundial do AVC – na agenda global da luta contra o derrame, já que todos estão expostos ao risco.

No domingo, 24, entre 8h e 14h, o Einstein colocará à disposição da população que passar pelo parque cerca de 30 profissionais da saúde – entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos – para orientar sobre os riscos do AVC. Serão feitas avaliações da pressão arterial, do índice de massa corpórea, da circunferência abdominal e de glicemia capilar.

A ação é uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia e Rede Brasil AVC.

Campanha – Além de mostrar que o AVC pode ser prevenido, a campanha pretende explicar que as pessoas que sofrem derrame podem ter uma melhor qualidade de vida quando seguem um tratamento adequado a longo prazo, mantendo a qualidade de vida igual ou próxima da que tinha anteriormente ao evento.

O objetivo para os próximos dois anos também é reduzir o impacto do AVC na população, por meio da capacitação da população para o reconhecimento dos fatores de risco e dos sinais e sintomas de um AVC.

O derrame – O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre em qualquer idade, incluindo recém-nascidos. É a segunda principal causa de mortes no mundo, sendo responsável por, aproximadamente, seis milhões de óbitos por ano, superando as mortes por AIDS, tuberculose e malária juntas. No Brasil, é a primeira causa de morte e incapacidade, resultando, também, em um enorme impacto econômico e social. O tratamento é tempo-dependente, por isso o foco para o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas. Reconhecimento – O Centro de Atendimento ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (CAP-AVC) do Einstein foi o primeiro da América Latina a conquistar a certificação do Joint Commission International (JCI), a mais importante organização internacional de certificação no setor médico-hospitalar, para o cuidado a doenças e condições específicas. A primeira conquista veio em junho de 2007. Em abril deste ano, o CAP-AVC foi reconhecido pela segunda vez, sendo recertificado.

O documento – conferido também pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – atesta a conformidade contínua dos padrões avaliados pela comissão certificadora. Os requisitos mínimos para receber a certificação são: utilização de referências internacionais para o diagnóstico e tratamento do AVC; apoio ao paciente; tratamento individualizado; promoção da educação aos pacientes e familiares; garantia dos direitos e deveres dos pacientes; segurança do paciente; coleta e análise de dados relevantes para o fomento de pesquisas; e utilização de ferramentas para melhoria continua do plano de cuidados.

Resultados – Entre janeiro de 2005 e dezembro de 2009, foram 788 pacientes tratados no CAP-AVC, sendo que, no último ano, 73% dos pacientes tiveram alta sem sequelas ou com sequelas mínimas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira