Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2010 - 09:48

Fenapel no Expominas

Evento proporciona oportunidades de negócios para empresários, lojistas e profissionais do setor de papelaria, além de apresentar novos lançamentos

A 4ª edição da Fenapel – Feira Nacional de Papelaria, Escritório, Informática e Livraria, que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro no Expominas, atrairá expositores de vários estados do Brasil. Organizada pela L&C Eventos, a feira é um marco no lançamento de produtos e abastecimento de varejistas dos setores de papelaria, livraria, informática, editoras, materiais escolares, móveis escolares, presentes, brinquedos, uniformes e brindes.

Várias empresas estarão presentes, entre elas: Faber Castell, Mercur, Multilaser, Labra, Chenson, São Domingos, Visitex, Republic VIX e Jandaia. Além das diversas oportunidades de negócios geradas pelo evento, a data escolhida favorece muito o setor de papelaria em Minas Gerais – a realização da feira no fim de outubro foi pensada estrategicamente, já que esse período é ideal para o varejo renovar os estoques para o início do ano escolar em 2011.

Lojistas, donos de papelarias, diretores e professores de escolas, empresários do segmento e compradores corporativos poderão encontrar os melhores fornecedores com o preço mais acessível, todos reunidos em um só lugar.

Economia aquecida - “O ano de 2010 está sendo melhor do que o anterior para o setor de papelaria, mas a expectativa é de ainda mais crescimento em 2011”, afirma o diretor da Câmara Setorial de Papelarias e afins da CDL-BH, Marco Antônio Gaspar. O segmento de papelaria movimenta cerca de R$4 bilhões/ano no Brasil, sendo que os itens de papelaria respondem por 75% do total do faturamento – incluindo também brinquedos, presentes e material artístico. Os 25% restantes correspondem às vendas de livraria. “O Brasil é um mercado muito diferenciado. As empresas investem em licenciamentos de marcas para oferecer mais opções ao consumidor, como no caso das capas de caderno, por exemplo. Por isso, sempre há novidades sendo lançadas”, analisa o diretor.

Os principais produtos das papelarias são material escolar e de escritório, representando 60% das vendas das lojas. Os outros 40% são ocupados por livros, material de informática e presentes. Mas segundo Marco Antônio, as grandes lojas estão cada vez mais focadas em itens de papelaria: “Uma papelaria de médio porte tem, em média, 20.000 itens. Atualmente, há uma tendência em eliminar produtos como brinquedos e presentes das lojas, e focar em produtos que realmente estão mais ligados ao setor”, diz.

Em Minas Gerais o setor é composto, principalmente, por micro empresas. No estado, 87% das papelarias tem de 0 a 4 vínculos ativos. “São empresas essencialmente familiares, onde mãe, pai e filhos é que fazem todo o serviço”, esclarece Marco Antônio. “Mas a tendência é que as empresas do setor se profissionalizem cada vez mais, ainda que mantenham a estrutura familiar, já que o mercado pede isso”, completa. No que diz respeito à escolaridade, 51% dos trabalhadores possuem até o segundo grau completo. A carga horária é de, em média, 41,5 horas por semana, sendo que a grande maioria dos empregados (87,28%) ganha três salários mínimos ou menos. A média salarial não ultrapassa 1,5 salários mínimos.

.[4ª Fenapel - Feira Nacional de Papelaria, Escritório, Informática e Livraria, de 27 a 30 de outubro,Expominas – Av. Amazonas, 6030. Bairro Gameleira.Credenciamento e Inscrições: www.fenapel.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira