Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2010 - 09:58

Boom da construção civil favorece o crescimento do setor de locação de máquinas e equipamentos para obras

Casa do Construtor aproveita o bom momento do mercado para crescer em número de lojas e clientes atendidos. Em relação ao faturamento de cada loja, a rede já sente aumento de 50%.

São Paulo– O mercado da construção civil está crescendo a pleno vapor. Para se ter ideia, só no primeiro trimestre deste ano, o número de lançamentos imobiliários superou 14 mil unidades na Região Metropolitana de São Paulo – termômetro do mercado imobiliário do País. Segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), o volume representa recorde em dez anos e o melhor início de ano desde 2004. É também quase o triplo de igual trimestre do ano anterior e 32,5% maior que o de 2008.

Diante de um cenário tão positivo, o segmento de locação de equipamentos para construção cresce embalado num ritmo impressionante. “Mesmo as maiores construtoras têm alugado equipamentos, sendo que as pequenas e médias empresas, além dos construtores independentes, optam pela facilidade, o custo acessível e a qualidade dos equipamentos locados”, comenta Altino Cristofoletti, diretor da Casa do Construtor, rede com 80 lojas especializadas em locação de equipamentos para a construção civil.

Betoneiras, andaimes, escadas, compactadores, placas vibratórias, rompedores elétricos, alisadoras de piso, equipamentos de pequeno porte – como furadeiras e outros equipamentos elétricos – , lavadoras a jato e até roçadeiras e cortadores de grama estão entre os itens disponíveis. O principal diferencial da empresa é que ela só trabalha com locação de equipamentos que seguem o mais alto padrão de segurança. “Somos precursores na preocupação com a segurança de equipamentos e da atividade, e atendemos plenamente às exigências de um processo construtivo mais adequado às limitações de tempo, recursos e segurança”, aponta Expedito Arena, também diretor da empresa.

A Casa do Construtor está capacitada a atender à demanda de novas obras e reformas dos mais variados portes, sejam residenciais, comerciais ou industriais. E encontra espaço mesmo em empreendimentos maiores, já que as grandes construtoras são “gerenciadoras de projetos”, contratando ou subcontratando empreiteiras de menor porte para desenvolver as diversas fases das obras. “Essas empreiteiras estão entre nossos principais clientes. Para cumprir seus contratos, elas são obrigadas a respeitar todas as normas de segurança e a adquirir equipamentos modernos e dotados de certificação. Alugar ferramentas e máquinas que não exigem manutenção são uma facilidade para essas empresas. Outro mercado que atingimos é o de investimento em melhorias dos imóveis usados”, garante o Arena.

Para fazer frente à demanda elevada, a Casa do Construtor prepara-se para a capacitação de novos profissionais, a aquisição de novas máquinas e a profissionalização da gestão, para atender ainda com mais excelência aos clientes.

Para acompanhar esse boom e estimular um desempenho ainda melhor, a Casa do Construtor – Aluguel de Equipamentos foi eleita a melhor franquia de 2010 pela revista PEGN. “O fato atrai muitos interessados para o setor e, consequentemente, mais candidatos a franqueados, além de se refletir na alta de 35% no faturamento de nossas unidades só no primeiro semestre do ano. Em 2010 teremos crescimento recorde da franquia, chegando a 100 lojas, objetivo traçado há cinco anos. Estamos com 75 lojas abertas em dez estados brasileiros”, completa o empresário, que prevê chegar às 250 unidades em 2015, abrindo em média 30 por ano.

Perfil: a Casa do Construtor – rede com 80 unidades que atua em dez estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 17 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira