Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 08:07

Vila do Aço recebe mais de 7 mil pessoas em Porto Alegre e segue para o Rio de Janeiro em novembro

Mais de sete mil pessoas visitaram a Vila do Aço, minicidade que o Instituto Aço Brasil (IABr) apresentou pela primeira vez em Porto Alegre durante a ExpoAcabamento 2010 – Feira de Materiais para Acabamento, realizada de 20 a 24 de outubro no Centro de Exposições da FIERGS. Estudantes, autoridades e representantes dos setores de indústria e construção estiveram na Vila do Aço, entre eles o Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Valter Nagelstein, que ficou surpreso com as possibilidades do uso do aço na construção civil. O espaço também contou com a presença do presidente do CREA - RS, engenheiro Luiz Alcides, do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, além de Everton Eltz, representante da Gerência de Desenvolvimento Urbano da CAIXA, que reconheceu que a solução do déficit habitacional brasileiro passa por planejamento urbano e escala de produção, onde a construção em aço pode contribuir muito.

Com 1650m2, a Vila do Aço mostra de que maneiras o aço pode ser aproveitado em projetos arquitetônicos, como casas, prédios e equipamentos urbanos. Entre os destaques, edifícios residenciais com perfis estruturais em aço e alternativas para construção de casas que muito contribuem para redução do prazo total da execução da obra, fachadas em aço inox e até uma passarela com estrutura de aço, que proporciona travessias com vãos livres, demonstrando como podem ser eliminados pilares no canteiro central das vias.

A sustentabilidade também é umas das questões tratadas na Vila do Aço. Além de possibilitar uma construção limpa e do aço ser um material 100% reciclável, as construções com utilização do aço apresentam ótimo custo-benefício, permitindo rapidez em todo o processo de montagem. “A reciclagem do aço permite obter um novo produto para o consumidor final. E mesmo o que sobra do processo é reaproveitado. 94% dos co-produtos gerados encontram nova utilização e o restante é descartado de forma ambientalmente correta”, afirma a superintendente do IABr, Catia Mac Cord. Ela lembra, ainda, que o material é maleável, não necessita de manutenção e pode ser usado em combinação com vários tipos de revestimentos.

Depois da capital gaúcha, a Vila do Aço seguirá para o Rio de Janeiro, onde será um dos destaques da Rio InfraEstrutura 2010 - Feira de Produtos e Serviços para Obras de Infraestrutura, evento que ocorrerá simultaneamente à Feira Construir 2010, de 17 a 20 de novembro. A Vila do Aço foi apresentada pela primeira vez durante o Congresso Brasileiro do Aço e ExpoAço 2010, evento promovido pelo IABr, em São Paulo. Desde então, já foi remontada durante a 4a Conferência das Cidades, em Brasília, e na Inovatec - 6ª Feira de Inovação Tecnológica, em Belo Horizonte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira