Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 08:16

Hospital da PUC-Campinas é o primeiro do Brasil certificado pela ONA

O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas é o primeiro Hospital Universitário do Brasil, vinculado a uma Universidade, que passa a integrar a lista de hospitais com certificação de qualidade e garantias no atendimento com a obtenção do Nível 1 do processo de Acreditação Hospitalar - concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foca a segurança na Instituição. A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, periódico, reservado e voluntário (não é um certificado obrigatório para o funcionamento dos hospitais) e significa mais segurança para pacientes, colaboradores e para própria Instituição, que aprimora a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital. Atualmente, no Brasil, existem mais de 6,5 mil hospitais e 133 são certificados.

O processo de Acreditação da ONA pode ser comparado à certificação ISO e possui três níveis, sendo o primeiro alcançado pelo Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas.

Para essa certificação da ONA o HMCP implantou, em 2006, o Serviço da Qualidade, que tem como política a promoção de ações de melhoria contínua em conformidade com os fundamentos da Missão, Visão e Valores, que tem como objetivo a excelência no atendimento ao cliente, e desde então auxilia as áreas na definição dos processos, metodologias e ferramentas adequadas para ações que envolvem colaboradores, acompanhantes, familiares, visitantes, professores e alunos que trabalham, atuam e usam o Hospital.

Perfil- O Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma instituição mantida pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), com vocação comunitária, católica e humanista, em busca de uma vida mais solidária. Trata-se de uma entidade privada e filantrópica, com a finalidade de servir como Hospital Universitário do Centro de Ciências da Vida (CCV) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) na realização das atividades docentes e assistenciais.

O HMCP também é certificado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e conta com a recertificação. O Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que inclui a Unidade PUC-Campinas, alocada no HMCP, também é certificado de acordo com as Normas ISO 9001:2008, do órgão certificador Bureau Veritas Certification.

Certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino (Portaria nº 2.378, de 4 de outubro de 2004), o HMCP reúne atividades de ensino, pesquisa e assistência, forma profissionais, atua no desenvolvimento científico, desdobra programas de residência médica em todas as áreas da Saúde. Pioneirismo também qualifica o Programa. O HMCP foi a primeira instituição particular do País a implantar a Residência Multidisciplinar, iniciada em 2006, na área de Enfermagem. No ano seguinte, as especialidades de Farmácia, Nutrição, Biologia, Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional organizaram seus Programas.

O Hospital da PUC-Campinas é uma das principais instituições hospitalares de atuação terciária em Campinas e Região. Atualmente, conta com 353 leitos ativos e, destes, 243 são destinados exclusivamente ao convênio do Sistema Único de Saúde (SUS). Participa no atendimento à população com uma média mensal de 20 mil consultas ambulatoriais, 11 mil atendimentos nas Unidades de Urgência e Emergência, 1 mil procedimentos cirúrgicos, além de 1,2 mil internações, todos pelo SUS, constituindo-se na principal referência da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

O HMCP atende, também, 35 convênios privados e particulares. Realiza, mensalmente, por meio desses convênios, 3 mil consultas nas Policlínicas, 10 mil atendimentos nas Unidades de Urgência e Emergência, 350 procedimentos cirúrgicos e 500 internações.

Com o objetivo de oferecer sempre uma assistência qualificada, o Hospital vem sendo totalmente reestruturado e modernizado. As diretrizes humanitárias estão em todas as áreas e no dia a dia da Instituição. O HMCP está credenciado para transplantes de córneas e rins, entre outros procedimentos de alta complexidade, além de manter ambiciosos projetos futuros, como o cadastramento para realização de transplantes de coração. A capacitação elevada de recursos técnicos e humanos o habilita para procedimentos sofisticados, disponíveis a todo usuário do Hospital.

Vida e dignidade humana fundamentam a missão do HMCP e norteiam o Programa de Humanização implantado de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde observadas na política Nacional de Humanização, QualiSUS e HumanizaSUS. Para cumprir sua função social e educacional, o HMCP mantém programas permanentes de investimentos.

Em 2009, foi reformado o Complexo de Prontos-Socorros (adulto, infantil, ortopédico, ginecológico/obstétrico), o espaço funcional de trabalho e o ambiente de atendimentos aos pacientes foi ampliado. A reforma contemplou também o Laboratório de Análises Clínicas, Endoscopia e Hemocentro.

Em 2010, uma ampla reforma envolverá as Unidades de Internação, Operatória e de Terapia Intensiva para oferecer, cada vez mais, um atendimento de qualidade e com segurança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira