Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 08:28

Professor da ESIC recebe prêmio da ANPAD

O professor Alex Ferraresi, doutor em administração pela FEA/USP, conquistou o Prêmio Divisões do XXIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), com o artigo “Gestão do Conhecimento, Orientação para o Mercado, Inovatividade e Resultados Organizacionais: um estudo em empresas instaladas no Brasil”. Ferraresi, que é professor dos cursos de Masters Especializados e MBAs Executivos da ESIC Business & Marketing School, baseou-se em dados de sua tese de doutorado para a produção do artigo, que teve a co-autoria dos professores Sílvio Aparecido dos Santos (FEA/USP), José Roberto Frega (FAPAR) e Heitor José Pereira (FIA).

Cerca de 3 mil artigos de autores nacionais e estrangeiros em 11 áreas da Administração foram inscritos no EnANPAD. O Encontro é o principal evento do segmento no Brasil e está entre os mais importantes do mundo. Ferraresi obteve o prêmio na categoria Melhor Artigo da Divisão Administração da Informação.

Segundo Alexandre Weiler, coordenador de Pós-Graduação e Executive Education da ESIC Business & Marketing School, "a ESIC seleciona seus professores com base na titulação acadêmica e na experiência diretiva prática em postos análogos às disciplinas que ministram. Portanto contar com a experiência de um profissional reconhecido como o professor Alex Ferraresi é fundamental para a qualidade dos nossos programas, sua proximidade com a realidade do mercado e a manutenção do padrão de excelência que nos posiciona entre as melhores Escolas de Negócios em formação executiva no mundo", afirma.

O artigo premiado trata de um estudo das relações entre a gestão eficaz do conhecimento, a orientação da empresa para o mercado, a pró atividade em inovação e os resultados organizacionais. Parte do pressuposto de que o conhecimento é um recurso das empresas e que pode ser gerido por meio dos processos interligados, tendo como um de seus fundamentos a Teoria da Empresa Baseada em recursos (Resource Based Theory of the Firm).

O estudo foi realizado a partir de uma survey com executivos de 241 empresas em todo o Brasil, do setor industrial e de serviços. Analisa as contribuições da gestão eficaz do conhecimento para a orientação das empresas para o mercado, para a inovatividade e para o alcance de resultados organizacionais, tanto em conjunto como individualmente. A amostragem utilizou a técnica estatística de Modelagem de Equações Estruturais (SEM – Structural Equation Modelling).

Perfil- A ESIC é uma business school internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing Atua em seis áreas: Graduação, Pós-Graduação (Masters e MBAs), Executive Education (cursos sob medida, formação in company), ESIC Idiomas, Marketing Games e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Possui sedes em 10 cidades da Espanha, sendo que em 2001 iniciou sua atuação no Brasil com a inauguração do campus Curitiba (PR), com ações e cursos similares aos programas praticados na Europa, adaptados à realidade brasileira.

Oferece um aprendizado completo e avançado em administração, gestão de negócios e marketing. Conta com grade curricular altamente especializada, programas focados na realidade empresarial, sedes com infraestrutura diferenciada e corpo docente qualificado com formação acadêmica aliada experiência profissional em postos diretivos.

.[A tese do professor Alex Ferraresi pode ser baixada na íntegra pela internet por meio do link: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062010-103000/pt-br.php].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira