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26/10/2010 - 08:39

Seminário prepara empresas do setor de cosméticos para a inserção internacional

A incorporação de novas tecnologias no desenvolvimento de produtos de beleza e higiene e a adoção de normas regulatórias segundo parâmetros internacionais serão temas discutidos por pequenas e médias empresas do setor de cosméticos no seminário “Ciência Cosmética: Conceitos, Inovações e Tendências”, que será realizado nos meses de outubro e novembro, em seis estados do país.

No evento, serão apresentados os resultados da missão técnica de especialistas brasileiros que participaram de congressos internacionais sobre as inovações tecnológicas da área. A missão faz parte da ação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a União Européia, por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME).

“O evento será fundamental para a disseminação de informações essenciais que fortalecerão a atividade de exportação das empresas brasileiras de cosméticos e higiene pessoal”, explicou o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. O primeiro seminário será no próximo dia 27 de outubro, em São Paulo. Em seguida, os encontros acontecerão em Porto Alegre, Curitiba, Belém, Rio de Janeiro e Salvador.

Os técnicos da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) enviados para a missão atuarão como multiplicadores das informações obtidas. Nas palestras eles abordarão as tendências mundiais nos ramos de anatomia e fisiologia cutânea, envelhecimento, pigmentação e fotoproteção, além de discutir exigências regulatórias da Europa, no intuito de fortalecer as relações comerciais com a União Européia.

“A seleção das cidades onde o seminário será realizado foi feita de acordo com consulta realizada pela ABIHPEC junto aos núcleos regionais de cosméticos de todo o país, que atuam no desenvolvimento das empresas do setor”, observa a coordenadora de assuntos econômicos da ABIHPEC, Mariana Kobayashi.

De acordo com a líder do projeto de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos da ABDI, Junia Motta, o apoio da agência em ações onde o setor incorpore novas tecnologias no desenvolvimento de produtos, segundo parâmetros internacionais, e disseminação para as pequenas é médias empresas é fundamental para estimular a atuação mais competitiva internacionalmente. “O Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, segundo informações da ABIHPEC, de 2009”, observou Junia Motta.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que existem no Brasil 1.700 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Essas empresas foram responsáveis, em 2009, por um faturamento médio de R$ 24,9 bilhões. O setor gerou oportunidades de empregos para mais de 3,5 mil brasileiros.

.[Programação e faça a sua inscrição para os seminários “Ciência Cosmética: Conceitos, Inovações e Tendências”.| http://www.abihpec.com.br/ciencia_cosmetica.php].

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