Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 08:47

Marinha Mercante como estratégia para o Brasil e o mundo


O comandante Jones Soares fez um histórico da evolução da Marinha Mercante no Brasil e no Mundo, salientando a importância do transporte marítimo para o desenvolvimento da economia mundial. Cerca de 70% do comércio mundial passam pelo mar, o que garante aos profissionais de marinha mercante uma importância estratégica. Hoje, calcula-se que há 1,5 milhão de marítimos no mundo.

Em sua apresentação, Jones Soares ressaltou a necessidade de o Brasil voltar a ter uma forta de bandeira nacional expressiva. O comandante lamentou o fato de hoje o Brasil ter apenas 3% de seu comércio exterior transportado com bandeira nacional, quando, no passado, já possuiu uma das maiores frotas mercantes do mundo. "Nossa frota mercante de longo curso representa apenas 0,43% da frota de longo curso mundial", disse Jones, considerando a relação incompatível para um país que é a oitava economia do mundo.

Na palestra, foi ressaltada ainda a relevância do Promef, programa de renovação da frota nacional, que está gerando 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos. Jones lembrou que a indústria naval brasileira, que estava abandonada há mais de duas décadas, teve início em 1851, com a fundação do estaleiro de Ponta da Areia, em Niterói, pelo Barão de Mauá. O estaleiro chegou a lançar ao mar 70 navios mercantes a vapor entre as décadas de 1870 e 1890, colocando a nossa indústria naval e nossa marinha mercante entre as maiores do mundo.

O comandante Jones Soares lembrou ainda que 2010 é o Ano Marítimo Mundial e que, no Brasil, a categoria deve ter orgulho de sua profissão e se empenhar por questões que são estratégicas para o país, como a retomada da nossa cabotagem e o apoio ao próprio Promef.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira