Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 09:07

Senai-RJ lança programa de orientação profissional

Objetivo é tirar dúvidas dos jovens que buscam uma vaga no mercado de trabalho.

O Senai-RJ lança, no próximo dia 26 de outubro (terça-feira), o programa gratuito “Terças sem Dúvidas no Senai”. O programa será realizado todas as terças-feiras, quinzenalmente, nas unidades Senai do estado. O objetivo é orientar os jovens sobre a qualificação profissional e o mercado de trabalho no período em que precisam escolher a profissão que pretendem seguir no futuro. Neste ano, no Senai Duque de Caxias, os encontros acontecem nos dias 26 de outubro (10h às 12h), 9 (14h às 17h) e 23 (10h às 12h) de novembro e 7(14h às 17h) de dezembro.

A programação do evento conta com palestra de orientação profissional e espaço para esclarecimento de dúvidas. Nos encontros deste ano, as palestras de orientação profissional terão os temas “Como se preparar para o mercado de trabalho” (26/10), “Rodada de discussão com empresas sobre o mercado de trabalho” (9/11); “Oportunidade do mercado local” (23/11) e “Profissões do futuro” (07/12).

A apresentação do dia 9 de novembro será em formato de mesa redonda onde gerentes de RH das principais empresas da região poderão orientar os jovens. As inscrições para o evento devem ser feitas antecipadamente nas unidades Senai de interesse, pelo telefone 0800-0231231 ou pelo endereço www.firjan.org.br/terçassemduvidas. As vagas são limitadas.

Firjan revela expectativa de contratações entre empresários brasileiros - A pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2015”, realizada pelo Sistema Firjan, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que 80% dos empresários entrevistados têm intenção de aumentar o quadro de pessoal até 2015. Foram pesquisadas 415 indústrias de todo o Brasil, com um total de 495.825 trabalhadores.

O índice de perspectivas profissionais da pesquisa varia de -1 a 1 ponto. O indicador refletiu maior aumento na expectativa das oportunidades para a área operacional (0,51) das indústrias. A área de gestão registrou 0,48. Nas duas áreas, as dez profissões que apresentaram os maiores índices de perspectivas profissionais são Engenheiro de Petróleo (0,83); Engenheiro Ambiental (0,75); Técnico em Produção, Conservação e Qualidade de alimentos (0,73); Ajudante de obras civis (0,72); Analista de sistemas computacionais (0,70); Trabalhador da fabricação de cerâmica estrutural para construção (0,70); Técnico de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins (0,69); Técnico em fabricação de produtos plásticos e de borracha (0,67); Técnico florestal (0,67); e Técnico em manipulação farmacêutica (0,67). Na avaliação, o destaque foi para os setores ligados a petróleo e petroquímica, construção civil e meio ambiente.

A pesquisa aponta ainda que é cada vez maior a exigência de formação e qualificação para a obtenção de emprego dentro das profissões destacadas. No contexto dos trabalhadores da Produção, por exemplo, há forte tendência de limitação do acesso às carreiras dessa natureza para trabalhadores que não tenham especialização (curso técnico) ou curso superior. As duas formações são requisitos preponderantes para 91% das carreiras analisadas.

Áreas promissoras no Rio de Janeiro - De acordo com a pesquisa de “Nível de Atividade e Perspectivas das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro”, realizada pelo Sistema Firjan no segundo trimestre de 2010, as áreas promissoras no Rio de Janeiro estão relacionadas à cadeia produtiva de petróleo; infraestrutura industrial e urbana; serviços pessoais, turismo e hospitalidade; e economia criativa (tecnologia da informação, audiovisual, design, moda). No setor produtivo, a área que mais contratará nos próximos meses é a Produção (mecânica, solda, eletricidade, automação), apontada por 60,4% dos empresários entrevistados na pesquisa.

Na região da Baixada Fluminense, em Duque de Caxias e cidades vizinhas às áreas com melhores oportunidades são a Petroquímica, Construção civil e o setor de móveis. [www.firjan.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira