Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2007 - 07:27

SOA e BPM deve custar apenas 5% do orçamento de TI nas pequenas e médias empresas

Principal fator para redução dos custos de projeto é o alinhamento da equipe de TI com os objetivos de negócios da empresa.

Quando abordadas pela demanda por novas tecnologias para tocar seus negócios, uma pequena ou média empresa logo se preocupa com os custos que isto lhe trará. Nos últimos três anos, a pergunta da hora é se a empresa está ou não pronta para realizar a integração de processos a partir das premissas SOA (arquitetura orientada a serviços, em inglês) e BPM (gerenciamento dos processos de negócios, em inglês).

Uma estimativa da Magic Sofware Brasil, provedor de soluções para BPM e SOA para pequenas e médias empresas, aponta que os custos a integração dos principais processos e sistemas utilizados pela empresa, incluindo a partir da utilização da arquitetura SOA, não deverão ultrapassar 5% do orçamento anual de TI, dependendo do porte do projeto.

Rodney Repullo, diretor-executivo da Magic, aponta como principal fator para a redução destes custos e de sucesso dos projetos de integração é o alinhamento da equipe de TI com os objetivos de negócios da empresa. “De fato, quando maior entendimento dos profissionais de TI com os objetivos de negócios de suas empresas, maior será a produtividade, o aproveitamento do projeto e o respectivo retorno sobre o investimento”, afirma o executivo.

Outro fator que já vem contribuindo para o aumento da adoção dos projetos de integração de processos é o aumento do número de fornecedores de soluções de software de gestão que já estão concentrando seus esforços em SOA. Entre estes fornecedores, Repullo cita a SAP (tanto para o Business One quanto o R3/MySAP), a IFS, IBM, Oracle JD Edwards e a brasileira CIGAM Software de Gestão.

O diretor da Magic aponta também o fato de as pequenas e médias empresas necessitarem utilizar de novas tecnologias para enfrentar os desafios da gestão empresarial. “Sem integrar seus processos de negócios, as pequenas e médias empresas se mostram menos competitivas por não poderem melhor gerir seus negócios. Daí surge a necessidade de se investir mais nestas novas tecnologias. Com um maior número de empresas investindo nisso, menor serão os custos também”, aponta Repullo. | http://www.magicsoftwarebrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira