Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 09:16

As exportações deverão crescer moderadamente em 2011, diz professor da FGV

A combinação entre a valorização do preço das commodities e a redução do peso dos produtos industrializados na pauta de vendas do Brasil para o exterior provocou, neste ano, alterações no mapa dos principais municípios exportadores do país. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento consolidados até setembro, divulgados nesta segunda-feira, 25, a cidade de São Paulo perdeu a primeira posição no ranking das maiores exportadoras, posto que ocupava ao menos desde 2006. Agora, ocupa o terceiro lugar, atrás de Angra dos Reis (RJ) e Paraupebas (PA).

De acordo com o professor de economia e de comércio exterior da EAESP-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Evaldo Alves, para recuperar essa posição São Paulo terá que mudar.

“A pauta de exportações deu um salto significativo, sobretudo, nos produtos minerais, fazendo com que os municípios exportadores de petróleo e de minérios, como Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro ,e Parauapebas, no Estado Pará, passassem a assumir a liderança dos municípios que mais exportam, com o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. A cidade de São Paulo, no entanto, vem se transformando num grande centro de prestação de serviços. A indústria está enfrentando um processo de re-localização para regiões menos onerosas em termos de instalações, transportes, energia e carga tributária. A saída para São Paulo será a de se preparar para esta nova vocação da cidade.”

Sobre a expectativa para as exportações em 2001, Alves ressalta que “as exportações deverão seguir em alta moderada em decorrência de dois fatores contraditórios. De um lado ocorrerá o crescimento para os países emergentes, que são os nossos parceiros comerciais por excelência, por outro lado, deveremos ter um crescimento modesto ou mesmo perdas em alguns mercados de países desenvolvidos. O resultado líquido será o de crescimento.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira