Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2010 - 09:31

Contabilidade contemporânea muda o perfil do profissional

O tema já não é novidade, mas exige menção constante. As mudanças introduzidas pelas Leis 11.638/07 e 11.949/09 e os correspondentes impactos decorrentes das modificações, nas empresas e nos profissionais da área contábil e áreas afins, são inúmeras. Elas atualizaram conceitos e padrões contábeis que estavam em vigor há mais de 30 anos – as disposições gerais sobre elaboração de Demonstrações Financeiras estavam definidas na Lei 6.404, de 1976 – e, portanto, carentes de atualização para poder atender as atuais necessidades de um ambiente empresarial bastante diferente do existente naquela época.

Outra justificativa para o conjunto de mudanças é a de possibilitar a eliminação de algumas barreiras regulatórias que impediam a inserção total das companhias sediadas no Brasil no processo de convergência contábil internacional. Aumentar o grau de transparência das demonstrações financeiras em geral pode ser uma justificativa adicional.

O conjunto de mudanças técnicas inclui alteração no conjunto das demonstrações financeiras obrigatórias, na classificação das contas no Balanço Patrimonial e nos critérios de avaliação de ativos e passivos. Uma importante mudança encontra-se na abrangência da aplicação da Lei, extensiva agora às empresas de grande porte, independentemente de sua forma jurídica de constituição.

Já as alterações comportamentais, essas sim merecem considerações à parte, pois precisamos mudar de uma cultura de codificação plena para uma de uso e costume (de Code Law para Common Law ou de Direito Romano para Direito Consuetudinário). A legislação vigente define princípios gerais a serem seguidos na escrituração, elaboração e divulgação das Demonstrações financeiras. Nosso sistema legislativo era (é) totalmente baseado em regras: tudo tem que ser expresso em leis.

A necessidade de se mudar esta postura vai obrigar o profissional responsável pela gestão das informações a desenvolver uma capacidade de julgamento não exigida até então. Uma mudança no perfil dos profissionais envolvidos com a elaboração de informações financeiras está em pleno andamento.

. Por: Sergio Alexandre de Souza, professor da Trevisan Escola de Negócios. E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira