Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2010 - 09:11

Empresa brasileira desenvolve tecnologia para simular origem de petróleo no fundo do mar

A OilFinder é nova residente da Incubadora da COPPE/UFRJ e spin off do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ.

A OilFinder é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de modelagem computacional capazes de localizar a origem de exsudações de óleo no fundo do mar. Além de identificar a posição do óleo na superfície por imagens de satélites, a tecnologia inovadora desenvolvida pela OilFinder permite simular seu trajeto inverso, detectando sua origem no assoalho oceânico. Desta forma, a ferramenta possibilita otimizar os processos de exploração e produção na indústria do petróleo.

O sistema funciona a partir da integração de dados do monitoramento via satélite, que identifica as manchas de óleo na superfície do mar, e de modelos matemáticos computacionais, que simulam a movimentação oceânica e traçam seu caminho no sentido inverso até a origem no fundo do mar. “A nossa tecnologia é a única no Brasil que agrega essas duas ferramentas – a de identificação da mancha de óleo na superfície por meio de satélites e a reconstrução da trajetória do óleo até sua origem no fundo do mar”, afirma Manlio Mano, um dos sócios-diretores da empresa.

Entre os benefícios do uso dessa tecnologia integrada está a redução de custos exploratórios, além do aumento na taxa de sucesso na identificação de sistemas petrolíferos ativos. Segundo Manlio, com a aplicação dessa tecnologia é possível reduzir em cerca de 50% os custos com pesquisas de campo. Estudos de caso indicaram que a área de interesse pode ser reduzida em até 50 vezes.

"As oportunidades do petróleo aqui no Brasil, a curto prazo, estão no Pré-sal e na Margem Equatorial, onde temos profundidades superiores a 2 km, correntes oceânicas intensas e alta turbulência. Isso quer dizer que fornecer a posição de exsudações de óleo na superfície do mar, como tem sido feito até então, funciona precariamente nestas regiões”, afirma Manlio.

A tecnologia desenvolvida pela OilFinder também permite identificar óleo originado de vazamento encontrado na superfície. Nesse caso, ao invés de modelar a trajetória inversa da mancha de óleo, é feito o prognóstico do deslocamento desta mancha, gerando uma previsão das áreas que serão atingidas nas próximas horas. Com isso é possível reduzir danos em caso de grandes acidentes ambientais em alto mar.

A OilFinder foi aprovada recentemente como residente da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. O empreendimento é um spin off do LAMCE - Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da COPPE/UFRJ. A sociedade da empresa é formada pelo oceanógrafo Manlio Mano e o geólogo Carlos Beisl, ambos doutores pela COPPE/UFRJ, em modelagem computacional e ambiental, respectivamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira