Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2010 - 09:52

Petrobras inaugura nova unidade de gás no Espírito Santo


UTG Sul Capixaba viabiliza fornecimento de gás produzido no pré-sal ao mercado.

A Petrobras inaugurou no dia 26de outubro (terça-feira), no município de Anchieta, a cerca de 80 quilômetros de Vitória, a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) Sul Capixaba. Esse novo projeto viabiliza o fornecimento do gás produzido no Parque das Baleias, conjunto de campos de petróleo localizado ao norte da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo, para o mercado nacional. Participam da solenidade de inauguração o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o diretor da área de Exploração e Produção, Guilherme de Oliveira Estrella, a diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

A UTG Sul Capixaba integra o Plano Nacional de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) e tem capacidade nominal para processar diariamente até 2,5 milhões de metros cúbicos de gás. Ela está interligada ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) por um gasoduto de 10 quilômetros de extensão, que permite tanto o abastecimento do mercado local quanto do nacional.

A UTG Sul Capixaba recebe, por enquanto, o gás produzido pelo navio plataforma FPSO Capixaba, que produz óleo e gás associado do campo de Cachalote e do poço 6-BFR-1-ESS, ligado ao reservatório do pré-sal do campo de Baleia Franca. O gás é comprimido na plataforma e enviado por um gasoduto submarino de 87 quilômetros até a nova unidade de tratamento. O gás desses dois campos, que era utilizado somente nos processos de produção do FPSO Capixaba, passa, agora, a ser disponibilizado para o mercado consumidor.

Até o final do ano a unidade deverá processar, em média, 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por dia. Ela atingirá sua capacidade nominal máxima quando as plataformas FPSO Capixaba e P-57, que entrará em operação, ligada ao reservatório pós-sal do campo de Jubarte, ainda em 2010, atingirem o pico de produção..

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira