Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2010 - 10:14

Caloi cresce acima do mercado e se consolida como uma das maiores empresas de bicicleta do mundo

Criação de novo segmento, lançamento de produtos, aposta em licenciados, investimentos em mídia social, elaboração de novo site, modernização das plantas industriais e abertura de escritório na China são alguns dos projetos desenvolvidos pela marca ao longo do ano.

São Paulo – A Caloi, empresa líder do setor de bicicletas no Brasil, acumulará recordes em 2010. A perspectiva é de que a companhia termine o ano com uma produção de 800 mil bicicletas, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2009. A marca ganhou participação de mercado nos últimos meses e deve terminar o ano com 35% de market share em valor. Além da liderança absoluta e incontestável no mercado brasileiro, a Caloi se transforma em 2010 na maior empresa de produção de bicicletas fora do sudeste asiático e uma das maiores do mundo.

Para atingir o sucesso nos negócios, a marca investiu em 2010 mais de R$ 10 milhões em ações de marketing e desenvolvimento de produtos. Projetos em mídias sociais, canal que permite um diálogo próximo e direto com o consumidor, foram algumas das estratégias utilizadas pela Caloi, que também lançou um novo portal (www.caloi.com). Além disso, a empresa já deu início a um plano de investimentos de R$ 30 milhões para a modernização e expansão de capacidade de suas duas unidades fabris, localizadas em Manaus e Atibaia.

Terceiro maior fabricante de bicicletas no mundo, o Brasil é hoje o 5º maior mercado consumidor do produto. Este ano devem ser produzidas cerca de cinco milhões de bicicletas no País, número estável em relação a 2009.

Toda a produção nacional é destinada ao mercado interno, já que as exportações brasileiras de bicicleta são irrisórias. Apesar do aumento de visibilidade do produto, o mercado sofre ainda com uma alta informalidade e passa por um momento de desabastecimento decorrente do fechamento de fábricas e a formalização e fiscalização crescente do segmento, que reduz a oferta de produtos baratos e de baixa qualidade. No entanto, o mercado brasileiro segue a tendência mundial de crescimento da procura por produtos de maior valor agregado e com maior apelo à mobilidade urbana.

“Apesar do setor não ter crescido, nosso mercado-alvo está muito aquecido. Com os investimentos que estão sendo realizados e a expansão da capacidade de produção, devemos atingir a marca de 1 milhão de bicicletas já em 2011, ou seja, um crescimento de 25% em relação a 2010”, comemora Eduardo Musa, Presidente da Caloi. “Estamos com uma linha de produtos muito adequada ao que o consumidor busca hoje, que é design, beleza e qualidade. Tudo isto associado à marca Caloi e um preço justo faz com que os novos consumidores da classe C e D possam ter acesso aos nossos produtos”, continua Musa, lembrando que, com a formalização e o aumento do controle tributário na indústria, os preços dos produtos concorrentes estão subindo acima da inflação.

A forma como as pessoas vêm utilizando a bicicleta também está mudando a cada ano. Na década de 90, as mountain bikes eram os modelos mais consumidos no Brasil, mas nos últimos anos outra referência está crescendo no País: as bicicletas para transporte e passeio, segmentos que, em conjunto, detêm parte significativa das vendas do setor.

Para atender essa demanda, a Caloi está lançando um novo conceito: o segmento Mobilidade – que oferece bikes confortáveis com foco para o transporte e lazer. A categoria surgiu com a percepção da empresa quanto ao crescimento do uso da bicicleta para realizar pequenos percursos, sejam em grandes capitais ou em cidades de menor porte. Estima-se que o Brasil tenha hoje uma frota de 70 milhões de bikes, sendo que 2/3 dessa frota é utilizada como meio de transporte e locomoção em pequenos trechos.

O mercado infantil é outro ponto de destaque do setor. Cerca de 20% das vendas de bikes são para crianças e a Caloi é líder absoluta nessa categoria, com mais de 50% de participação de mercado em valor. Neste ano, a empresa comercializará mais de 400 mil bicicletas infantis, o que indica um crescimento de 20% em relação a 2009.

“Nosso portfólio de bicicletas para crianças é muito grande, são 25 modelos diferentes de bikes para atender todos os gostos. Temos marcas próprias fortes, como a Caloi Cecizinha e a Caloi Cross, e também apostamos na força dos principais licenciados do mundo, como Barbie, Hello Kitty, Hot Wheels, Ben 10 e Princesas da Disney. Somos hoje uma das maiores fábricas de bicicletas infantis e devemos nos transformar muito em breve na maior do mundo”, finaliza Musa.

Caloi na China - O crescimento da Caloi ultrapassa as fronteiras brasileiras. A empresa está inaugurando uma filial na cidade de Shanghai com o objetivo de estreitar o relacionamento com os fornecedores da região e fortalecer as parcerias já estabelecidas. O novo escritório ainda contribuirá para o desenvolvimento de novos negócios e representará a companhia no sudeste asiático.

Perfil- A Caloi é uma empresa brasileira com mais de 110 anos, líder do mercado brasileiro de bicicletas, responsável pela comercialização de mais de 800 mil bikes em 2010. É a maior fabricante de bicicletas fora do sudeste asiático e uma das maiores fabricantes de bicicleta infantil do mundo. Possui duas unidades fabris, uma no município de Atibaia, no estado de São Paulo, com foco na produção de bicicletas infantis, e outra em Manaus, com foco na produção de bicicletas adultas e de maior valor agregado.

A Caloi emprega as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que além de ter um produto que é uma solução de transporte sustentável, garante que ele seja 100% reciclável e que seja produzido com o menor impacto ao meio ambiente – conforme atesta a certificação ISO 14.001 conquistada pela empresa. A Caloi estimula e apoia crianças e adultos na busca de uma vida saudável por meio da atividade física.

.[SAC 0800 – 701 8022 | Grande São Paulo – 11 5853 2744 | www.caloi.com | Siga-nos em @falecomacaloi].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira