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28/10/2010 - 10:41

Sebrae-MG prepara franqueadoras

De olho no mercado de franchising, empresários de Uberlândia querem tornar a marca conhecida e lucrativa.

Donos de pequenas empresas de Uberlândia querem expandir o negócio e se tornar franqueadores. Apoiados pelo Projeto Minas Franquia, do Sebrae-MG, eles buscam fortalecer a marca para ganhar o mercado de franchising, que faturou mais de R$ 63 bilhões em 2009.

De franqueada a franqueadora. É assim que a empresária Letícia Gomides pretende avançar nos negócios. Em 2002, a ex-bancária adquiriu uma franquia de uma rede de lanchonetes. O investimento deu tão certo que ela resolveu criar sua própria cafeteria, a Cafeeiro. Com quatro lojas na cidade, a empresária quer ser franqueadora. A ideia veio com a demanda de outros empresários da região interessados em investir na marca. De acordo com ela, o diferencial do negócio está na padronização e qualidade do café produzido na região. Outro atrativo é a estrutura da loja, com layout que prioriza o conforto dos clientes. “Tenho o cuidado de oferecer um pão de queijo caseiro, um café fresco do cerrado e um local agradável para o cliente relaxar”, explica a empresária.

A cafeteria de Letícia é uma das seis empresas que participam do Projeto Minas Franquias. Para participar do projeto, a empresa precisa ter, no mínimo, dois anos de mercado, possuir registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), estar em dia com as obrigações fiscais e atender a requisitos como, ter bom produto, ser conhecida na região e ter uma boa estrutura para crescer.

Primeiros passos - Desde agosto seis empresários de Uberlândia estão participando de consultorias para iniciar o processo de concessão da franquia. Para o empresário Lauro Texeira, proprietário da Cia Mineira de Chocolate, a preparação dos documentos é um processo muito técnico e caro. “Sem a ajuda do Sebrae-MG ficaria difícil organizar a papelada e pagar um profissional”,admite.

Com duas lojas na cidade, que empregam 20 funcionários e fabrica mais de 800kg de chocolate por mês, Lauro quer ampliar ainda mais o negócio. “Hoje é muito complicado e caro administrar um negócio próprio fora da cidade. Como franqueador posso expandir meu negócio com recursos de terceiros, reduzir riscos e tornar minha marca mais conhecida”, explica o empresário.

Apoio - O Projeto Minas Franquias pretende estimular o mercado de franquias em Minas Gerais, oferecendo às micro e pequenas empresas oportunidades de expansão dos negócios. A iniciativa orienta a estruturação de empresas com potencial de crescimento, para que se tornem franqueadoras, nos termos estabelecidos pela Lei do Franchising (Lei Federal 8.955/94).

A expectativa é que, até abril de 2011, as seis empresas de Uberlândia estejam aptas para serem franqueadoras. O Projeto Minas Franquia ainda irá beneficiar cerca de 10 empresas de BH, que ainda estão em processo de avaliação. A meta do projeto é aumentar o número de franqueadores mineiros, de 7% para 10%, até 2013.

Dados: Brasil - 5º país em número de redes de franqueadoras- 1.643 redes franqueadoras | R$ 63,120 bilhões em faturamento | 79.988 unidades franqueadas | 719.892 postos de trabalho | 65 redes brasileiras estão em 49 países.

Estados que possuem mais empresas franqueadoras:1º- São Paulo (53%) | 2º - Rio de Janeiro (13%)| 3º - Paraná (8%) | 4º - Minas Gerais (7%) | 5º - Rio Grande do Sul e Santa Catarina (4%).

Projeções para 2010: Faturamento: 18,7% | Novas redes: 8 a 10% | Abertura de unidades: 10 a 12% | Empregos gerados: 72 mil.

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