Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2010 - 10:41

Pesquisa revela: empresas investem mais em Gestão de Riscos

Realizado pelo Korn/Ferry Institute estudo aponta impressões de executivos globais em relação à gestão de suas companhias após efeitos da crise financeira mundial.

Gestão de Riscos ganha importância nas organizações. Essa é a percepção dos executivos que participaram do Executive Quiz, pesquisa periódica realizada pelo Korn/Ferry Institute com executivos seniores e integrantes de Conselhos de Administração de mais de 65 países - incluindo o Brasil – e realizada no último mês de julho de 2010. Os dados revelam crescimento significativo da dedicação das lideranças à questão – tanto na identificação dos riscos, quanto no desenvolvimento de soluções.

Esse movimento é uma resposta direta aos efeitos da atual recessão experimentada especialmente nas economias mais maduras, impulsionada em certa medida pelas inúmeras falhas na gestão de riscos, especialmente na Indústria Financeira. Por isso, um dos principais efeitos da crise é o aumento do controle, tanto do próprio mercado, quanto dos governos, da reputação das companhias e também de seus riscos relacionados. Para 59% dos executivos entrevistados, esse movimento tem sido bastante positivo para suas companhias. Em nível global, apenas 28% não percebem mais atenção em suas companhias para esse quesito.

Executivos brasileiros, embora acompanhem a tendência mundial, se dividem em suas opiniões: 55% apontam impactos positivos na própria operação, entretanto, 45% não percebem nenhuma mudança significativa. Isso acontece porque no mercado brasileiro, as lideranças têm histórico de gestão em momentos de crises, que até bem pouco tempo eram frequentes no país. Além disso, pelas características do mercado de capitais no Brasil, os executivos tendem a ser mais conservadores na busca por recursos para alavancar os seus negócios.

“O equilíbrio frágil da economia global atingido pelos recentes colapsos tem gerado efeitos nas organizações de todo o mundo. Nasce um novo ambiente corporativo marcado por mais atenção e conscientização dos executivos sobre a importância do planejamento da gestão de risco”, aponta Paulo Amorim, sócio-diretor da Korn/Ferry responsável pela prática de Board & CEO Services. “Aqui no Brasil não é diferente. Embora a figura do Chief Risk Officer ainda não seja freqüente nas companhias, percebemos expressivo aumento da busca por talentos que possuam habilidades diretamente relacionadas à gestão de riscos”, analisa o executivo.

A pesquisa também aponta que mais da metade dos executivos (58%), acreditam que as empresas têm melhorado tanto a qualidade da supervisão, quanto dos relatórios elaborados para os Conselhos de Administração. Dessa maneira, os executivos têm acesso a dados mais claros que resultam em melhor planejamento da gestão dos riscos. Outros 57% executivos apontam que seus diretores e executivos têm dedicado mais tempo lidando com gestão de risco nas companhias. No Brasil esse índice chega a 50% dos entrevistados.

Entretanto, entre os lideres 26% disseram não ter percebido mudanças significativas na atenção das lideranças à questão dos riscos, enquanto outros 14% apontam que os executivos estão dedicando menos tempo a esta questão. Já o percentual de executivos brasileiros que não percebe mudanças é de 17%. Novamente, esse posicionamento se deve ao histórico de turbulência na economia nacional e à estrutura já preparada para riscos. Ou seja, não se percebe mudanças significativas porque já existe estrutura preparada para tal.

Quando inquiridos se as novas determinações regulatórias (sejam do Governo ou Mercado) foram impulsionadores da melhora na gestão dos riscos, 60% apontam que não. Já no Brasil, 51% dos entrevistados apontam que sim. Isso porque nas companhias que atuam no Brasil cresce a cada dia a importância de se ter informações precisas – tanto no conteúdo, quanto no tempo certo – para que os líderes possam definir as estratégias de negócios.

A pesquisa índica ainda que itens como análise e gestão de risco estão se tornando cada vez mais críticos para o sucesso das organizações. Em nível global, 20% dos executivos entrevistados apontam ter em suas empresas um Chief Risk Officer. Já outros 43% atribuem a responsabilidade pela gestão de riscos ao Diretor Operacional, enquanto 19% dos entrevistados apontam que é do presidente.

Já no Brasil os números são diferentes. Apenas 13% dos entrevistados apontam a existência de um Chief Risk Officer em sua organização e 60% atribuem a gestão de riscos como responsabilidade direta do presidente. Isso acontece porque no Brasil, este profissional ainda está mais ligado ao operacional ou atua cuidando de empresas que tenham riscos mais diretamente envolvidos na operação, caso das indústrias químicas, mas os tempos são de mudança.

“No Brasil, cada vez mais, cresce a necessidade do executivo capaz de antecipar riscos e soluções e meios de prevenção e para mitigar riscos dentro de uma operação, sejam eles de qualquer natureza, inclusive considerando seu próprio risco profissional em uma empresa” registra Amorim. “Mas já se percebe avanços. Embora não tenhamos cultura ou estrutura adequada nesse sentido, atualmente as companhias apostam em talentos que já possuam em seu mix de características críticas habilidades relacionadas à gestão de crise”, acrescenta.

Metodologia - O Executive Quiz, realizado periodicamente pelo Korn/Ferry Institute é baseado em uma pesquisa mundial dos executivos registrados no Executive Center online da empresa: http://www.ekornferry.com. Participaram desta edição - realizada em julho de 2010 -, profissionais de mais de 65 países, representantes de amplo espectro de indústrias e setores.

Perfil- O Instituto Korn/Ferry foi fundado para ser referência mundial nas questões relacionadas à gestão de talentos e desenvolvimento de lideranças. Suas comissões e publicações se originam de pesquisas inovadoras baseadas na experiência única da Korn/Ferry em recrutamento executivo e desenvolvimento de talentos, combinado às importantes pesquisas sobre o comportamento humano. O Instituto se dedica a melhorar e enriquecer o capital humano das empresas seja qual for seu tamanho e em todo mundo. Para mais informações visite: http://www.kornferryinstitute.com.

Perfil- A Korn/Ferry International, que marca presença nas Américas, Ásia Pacifica, Europa, Oriente Médio e África, é provedora líder global de soluções para a gestão de talentos e comemora em 2009, seus quarenta anos de atuação. Com sede em Los Angeles, a empresa oferece amplo leque de soluções que ajudam os clientes a identificar, recrutar, desenvolver, reter e recompensar seus respectivos talentos. [www.kornferry.com ]e também http://www.kornferryinstitute.com para temas relacionados a desenvolvimento de carreira profissional, liderança, além de estudos e pesquisas e conteúdos sobre propriedade intelectual.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira