Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2007 - 08:41

Executivos compram a IOB

Com esta compra a empresa retorna às suas raízes brasileiras

São Paulo – A IOB, que há 40 anos lidera o mercado brasileiro de informações empresariais nas áreas regulatória e jurídica, acaba de ser comprada por um grupo de investidores brasileiros, através de um processo conhecido internacionalmente como “management buy out”. Liderado por Gilberto Fischel e com a participação de alguns diretores, com esta compra, foi concluído o processo de venda da IOB.

Em 2000, a IOB foi adquirida pela Thomson e, desde então, vinha sendo preparada para atuar com serviços eletrônicos de informação jurídica, especialmente, de temas tributários e contábeis. Porém, após uma revisão global de sua estratégia, a Thomson optou por se retirar de todos os negócios ligados a informações regulatórias e, em meados do ano passado, a companhia americana anunciou a decisão de vender a IOB.

O valor da transação foi de aproximadamente R$70 milhões, incluindo passivos e contingências, e futuros pagamentos a vendedora que dependerão do desempenho do negócio. Gilberto Fischel foi assessorado pela Rosenberg Partners, consultoria financeira que ficou com 10% de participação na IOB. O Banco Fibra foi o parceiro que financiou a aquisição.

A aquisição da IOB representa uma oportunidade única para seus investidores. A complexidade da legislação e a alta carga tributária do Brasil geram necessidades crescentes por assessoria e serviços inovadores para empresas, através de mais de 1 milhão de profissionais das áreas contábil e jurídica. A IOB, tradicional provedora de informações para estes profissionais, tem participação estratégica e única, liderando este mercado no Brasil.

A todo vapor - Hoje a empresa fatura em torno de R$100 milhões ano e a expectativa dos executivos que compraram a IOB é de expandir o negócio entre 20% e 30% ao ano, atingindo margem de 25% dentro de 5 anos.

A nova fase é de rejuvenescimento e crescimento acelerado, com o lançamento de novos produtos e serviços, tais como: - IOB Online Jurídico - um serviço de informações via web, para uso diário dos advogados e operadores do Direito, que reúne, em uma mesma base, toda a legislação brasileira atualizada e consolidada diariamente, com jurisprudência selecionada e analisada por tributaristas, doutrinas e ferramentas processuais; - Soluções Fiscais - serviços que integram conteúdos tributários e aplicativos inteligentes, que permitem aos clientes a resolução de questões tributárias complexas, tais como, classificação fiscal, auditoria eletrônica de notas fiscais, atualização automática de alíquotas de impostos, etc.

Perfil da IOB - A IOB foi fundada em 1967 e adquirida pela Thomson em 2000. Sob sua gestão, a IOB passou por processos de inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos, o que permitiu seu crescimento e a manutenção de sua liderança de mercado. A empresa possui aproximadamente 100 mil clientes, tendo um portfólio de 60 produtos, incluindo assinaturas de boletins eletrônicos e em papel, e livros.

À frente do grupo que comandará a IOB, Gilberto Fischel, que presidiu a empresa nos últimos sete anos, tem uma sólida experiência no mercado editorial, incluindo 10 anos no Grupo Abril onde ocupou várias posições de liderança como Diretor Comercial de Veja e a Vice-Presidência de Operações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira