Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2007 - 08:49

Exposição retrata diálogo entre fotografia e pintura no centro cultural Paschoal Carlos Magno

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) inaugura a partir do dia 4 de julho, a exposição "Cinco+cinco = fotógrafos e pintores", na Galeria Quirino Campofiorito, às 19 horas. A mostra, que pode ser visitada até 5 de agosto, é composta por dez artistas, separados em duplas, e tem curadoria da museóloga Marcia Müller. Cada par apresenta o resultado de um trabalho do diálogo das técnicas: fotografia e pintura, a partir de uma visão de arte contemporânea e livre análise de um tema. A entrada é franca.

"Cinco+cinco = fotógrafos e pintores" é a reunião do diálogo das obras dos seguintes artistas: Paulo Salerno (fotógrafo) e André Brandão (pintor), Gustavo Stephan e Hugo Richard (pintor), Antonio de Siqueira (pintor) e América Cupello (fotógrafa), Paulinho Muniz (fotógrafo) e Anita Santoro (pintora) e Maurício Siedel e André Cruz. Quase todas as duplas são formadas por amigos, que depois de várias reuniões, definiram como trabalhariam para a exposição.

A mostra tem como referência uma exposição de 1874, realizada no estúdio de fotografia de Félix Nadar. Em seu ensolarado atelier, localizado no Boulevard dês Capucine em Paris, o fotógrafo Nadar, deu o pontapé inicial à revolução da pintura - o Impressionismo.

Perfil dos artistas: América Cupello & Antônio de Siqueira - América Cupello é niteroiense e doutoranda em Artes Visuais, com projeto de fotografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa do grupo de intercâmbio cultural "Linha Imaginária", que mapeia o Brasil e o exterior com exposições coletivas de arte contemporânea. Tem trabalhos expostos em alguns centros culturais, como Funarte (RJ e SP), Sesc (RJ e SP), Centro Cultural de São Paulo e Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ).

No exterior, destacam-se Linha imaginária – Fish-Eye no TactileBosch Studios (País de Gales, 2003); VII Mês Internacional da Fotografia (Equador, 2003); Galeria ArteXArte (Argentina, 2003) e Quadrienal de Cenografia de Praga, República Tcheca – Painel fotográfico para stand brasileiro com cenografia de Ronald Teixeira (junho 2007).

Conquistou o segundo lugar no Nikon International Photo Contest, no Japão (1991). Possui trabalhos na coleção do Sesc São Paulo e da Galeria ArteXArte em Buenos Aires, Argentina. Suas fotografias já foram publicadas na Revista Visionaire 41 Wolrd – New York – USA, 2003 e no Livro Fotografia no Brasil – um olhar das origens ao contemporâneo - Funarte, 2004.

Antônio de Siqueira nasceu em Nova Friburgo. É formado em economia e freqüentou diversos cursos no Atelier Livre do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Cursou fotografia na Faculdade da Cidade. Fez cinco exposições individuais entre 1992 e 2005. Três delas em Tóquio, entre 1992 e 1993. Em 1992, Shoto Gallery – Shibuya e Soshigaya, em 1993, Asacloth Gallery – Roppongi. As mais recentes são "Pele e forma", no Centro de Artes Calousste Gulbenkian (RJ) e "Refluxo", na Sala José Candido de Carvalho, na Fundação de Arte Niterói (FAN).

Já participou de 20 exposições coletivas entre 1988 e 2007. Neste ano, já fez quatro mostras: "Com quantos postes se faz uma casa?", na Galeria do Poste, em Niterói; "O Saco é o Limite", Imaginário Periférico, na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro; MAC Vazio – "Vestígeis e Portáteis", Imaginário Periférico, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e "Migrações", Imaginário Periférico em unidades do Sesc do Rio de Janeiro (Petrópolis-NovaIguaçu-Teresópolis-Niterói-BarraMansa-Madureira Ramos).

Na exposição "5+5 = fotógrafos e pintores", ele e América Cupello procuram transferir para o público o conjunto de vivências e percepções. A dupla está envolvida no projeto desde a concepção da idéia, sua materialização, sua ambientação, até todo o conjunto de elementos que envolvem fotógrafo, pintor, espaço, tempo, idéia e modelo na construção que é traduzida como o Gestual do Silêncio.

André Brandão & Paulo Salerno - André Brandão começou cedo, aos cinco anos, quando morava em Belo Horizonte, sob a supervisão de sua irmã, aluna de Bracher Júnior, e de seus "pais-artistas nas horas vagas". Ao completar 18 anos, mudou para o Rio de Janeiro, mas não abandonou seu hobby – a pintura. Graduou-se em Direito, atuou na área, até que em 1995, abandonou a advocacia e resolveu dedicar-se somente a pintura. Reuniu, ao longo desse período, cerca de 200 pinturas, além das que foram vendidas para os EUA, Caribe e países europeus.

Em 2007, vendeu todo o seu acervo para o colecionador Paolo Cimatti, que veio ao Brasil para fechar a exposição de gravuras de Picasso, que percorreu o Brasil. Parte desse acervo será leiloado na TV especializada em venda de obras de arte - Monte Titano, em San Marina, na Itália.

Atualmente, trabalha em telas e objetos e está desenvolvendo o projeto "Caminho dos elefantes", em que faz sua pintura com grafite em todas as portas de estabelecimentos comerciais e bancas de jornal, na Rua Vinicius de Moraes, em Ipanema.

Paulo Salerno é formado em Informática e pós-graduado em Economia. Virou fotógrafo por hobby há três anos para suprir sua necessidade de comunicar, de registrar seus olhares. No início de 2006, começou sua trajetória como expositor. Tem trabalhos que retratam o nu, fotos de gastronomia, um enorme leque de temas que podem ser encontrados na internet, em endereços como www.olhares.com/paulosalerno e www.flickr.com/photos/guetoblaster.

Desde o ano passado tem trabalhado com André Brandão, na exposição da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), fotografando mulheres pintadas para o trabalho "Flying Flowers". Para a exposição "5+5 = fotógrafos e pintores" a dupla trabalha o tema elefante.

Hugo Richard & Gustavo Stephan - Hugo Richard é Formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também participou de cursos especiais no Parque Lage, com os professores Fernando Cochiarele e Ana Bela Geiger. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Museu e Centros Culturais do Rio de Janeiro e Niterói, entre eles, o Museu de Arte Contemporânea, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e Centro Cultural Paschoal Cittadino e a Galeria Candido Mendes.

Gustavo Stephan é mineiro de Juiz de Fora, mas morando em Niterói 34 de seus 40 anos, Gustavo é fotógrafo do jornal O Globo. Em 2004 lançou seu primeiro livro, "Dias na Antártica", produzido durante 70 dias durante a expedição inaugural do veleiro Parati 2 do navegador Amyr Klink. No mesmo ano (2004), fez uma exposição com 120 fotos da expedição do Amyr no Centro Cultural da Justiça Federal. No ano seguinte (2005) fez a exposição "Terra e Juventude" exibida em oito cidades como, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Brasília, que deu origem ao último livro que está indo para gráfica no final do mês.

Neste mês está indo para impressão seu terceiro livro, "Juventudes Rurais", que retrata a vida de jovens em nove ONG’s espalhadas por todo Brasil. Em breve será lançado o livro "Por onde Andamos?", que já está pronto. Para fazer este trabalho foram percorridos 22 mil quilômetros na boléia de um caminhão por mais de uma dezena de estados do Brasil e parte da Argentina.

Anita Santoro - Anita Santoro é formada pela Escola Fluminense de Belas Artes. Graduada em Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou também Design Gráfico com ênfase em Marketing pela UFRJ. Já foi professora de Design Gráfico na Escola de Arte Parque Laje, entre 1996 e 2000. Em seu escritório, há 25 anos, trabalha com produção gráfica.

É uma artista que pinta como hobby, apesar de não ter o costume de montar exposições para seus trabalhos, participa sempre que é convidada. Em 1996, participou da Mostra de Design Gráfico Sérgio Porto. Em 2004 e 2006, foi uma das artistas convidadas a exibir seu trabalho na exposição Plaza Summer.

Tem uma parceria com Paulinho Muniz, sua dupla na exposição "5+5 = fotógrafos e pintores", há pelo menos 16 anos em projetos gráficos. Na exposição, aborda com Paulinho a moda e o feminino. A dupla trata o tema de maneira divertida, com bom humor, criatividade além da irreverência.

Perfil da curadora - Márcia Muller é museóloga. Já fez parcerias em curadorias de algumas exposições no Mac, mas "5+5 = fotógrafos e pintores" é a primeira que ela assina. A idéia do trabalho surgiu da vontade de atender ao desejo de um amigo fotógrafo, em trabalhar em parceria com pintores.

Para selecionar as duplas, as parcerias anteriores não foram levadas em conta, apesar de alguns artistas já terem trabalhado juntos. A idéia foi promover uma exposição em que houvesse o diálogo entre duas técnicas.

CincoCcinco = Fotógrafos e Pintores – Centro Cultural, visita de 05 de julho a 05 de agosto, de segunda-feira, das 13 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 15 horas, na Galeria Quirino Campofiorito, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí, Niterói (RJ). | Telefone: (21) 2610-5748 | [email protected] | Gratuito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira