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29/10/2010 - 08:04

Vendas robustas impulsionam lucro da Renner no 3T10

São Paulo-- A manutenção do cenário macroeconômico favorável, resultando em maiores vendas e menor nível de inadimplência, garantiu à Lojas Renner um salto de 86,3 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, período sazonalmente mais fraco para o varejo.

A varejista de roupas divulgou nesta quinta-feira que teve lucro de 57 milhões de reais nos três meses até setembro, desempenho também favorecido pelo lançamento da coleção de primavera-verão.

A média de sete estimativas obtidas pela Reuters apontava para lucro de 48,2 milhões de reais no período.

"O cenário era desafiador, mas tivemos a combinação de nível bastante baixo de inadimplência e fortes vendas, apesar da troca de coleção (de inverno, com tíquete médio mais alto)", disse o diretor de Relações com Investidores da Lojas Renner, Adalberto Santos, à Reuters.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2010, a Renner contabiliza lucro de 184,9 milhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês) da varejista de roupas somou 105 milhões de reais de julho a setembro, ante 73,9 milhões de reais um ano antes. A margem Ebitda, por sua vez, subiu para 18,5 por cento, ante 15,2 por cento.

A receita líquida com vendas de itens de vestuário atingiu 568,7 milhões de reais no trimestre passado, aumento de 16,8 por cento na comparação anual. As despesas com vendas, em relação à receita líquida, recuaram de 27 para 26,7 por cento ano a ano.

Já as vendas pelo conceito mesmas lojas --que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses-- cresceram 10,5 por cento nos três meses até setembro, bem acima da alta de 1,3 por cento há um ano.

Apesar da expansão, Santos manteve a estimativa de fechar 2010 com crescimento de vendas mesmas lojas de apenas um dígito, embora próximo ao patamar de 10 por cento.| Vivian Pereira/Reuters

"Para fazermos dois dígitos teríamos que crescer 9 por cento no quarto trimestre, o que é praticamente impossível", afirmou.

Ainda assim, os números no último trimestre do ano devem ser favorecidos pelas vendas robustas do período de Natal, respondendo por entre 30 e 35 por cento do faturamento do ano, segundo o executivo.

Com serviços financeiros, a companhia também registrou avanço, com resultado de 44 milhões de reais no terceiro trimestre, montante 60,5 por cento maior contra o mesmo intervalo em 2009.

Além do cartão próprio, em setembro a Renner passou a oferecer aos clientes a opção de pagamento com cartão de crédito emitido pela empresa, com bandeiras Visa ou Mastercard. Disponíveis inicialmente em Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA), os 130 mil plásticos emitidos foram destinados a clientes selecionados.

"Até outubro de 2011 serão emitidos 1 milhão de cartões, com abrangência nacional", disse Santos, acrescentando que o retorno sobre a receita deve ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre do próximo ano.

Empresa mantém metas - De janeiro a setembro, a Renner desembolsou 63,5 milhões de reais, do total de 140 milhões de reais previstos para o ano. De acordo com o executivo, o saldo de mais de 70 milhões será realizado em grande parte na abertura de lojas.

Das 14 novas lojas programadas para 2010, a companhia inaugurou seis nos nove primeiros meses do ano. Conforme Santos, as oito demais estão "no caminho de abertura" até dezembro.

Já para o ano que vem, a varejista planeja a abertura de 30 lojas, tanto no formato tradicional quanto compacto.

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