Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2010 - 08:04

Precisão e habilidade com máquinas de ponta desafiam candidatos ao WorldSkills

Manaus é a sede da primeira seletiva dos alunos do SENAI que representarão o Brasil no maior torneio mundial de formação profissional.

Manaus- Operar máquinas de alta complexidade técnica e produzir peças precisas, com as medidas exatas estabelecidas no projeto. Esses são os desafios propostos aos quatro estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que estão fazendo as provas técnicas nas ocupações de fresagem e tornearia com comando numérico computadorizado (CNC), em que as peças são projetadas no computador.

Os testes que ocorrem desde terça-feira [26 de outubro], e se encerram nesta quinta-feira, 28, em Manaus, são a etapa inicial da seletiva que definirá os competidores brasileiros no 41º WorldSkills, o maior torneio internacional de formação profissional, que ocorrerá no próximo ano em Londres.

Participam da seletiva de Manaus os estudantes Tiago Guilherme Carvalho, 20 anos, e Osmar João Silvano, 18 anos, que competem na ocupação de fresagem CNC. Os competidores da ocupação tornearia CNC são Rafael de Oliveira Santos, 19 anos, e Aristóteles Guido Rodrigues, 21 anos. Eles se credenciaram para disputar uma vaga no WorldSkills ao vencer a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento realizada pelo SENAI em março desse ano, no Rio de Janeiro.

Na seletiva de Manaus, os estudantes de fresagem e tornearia CNC devem apresentar quatro peças conforme o projeto estabelecido. Entre as etapas da seleção está o planejamento do produto, o desenho no computador e a confecção da peça com a utilização das máquinas. “O critério de maior pontuação é a conformidade com as medidas estabelecidas. Como essa é uma fase que avaliará a capacidade técnica dos participantes, a precisão do produto final conforme as especificações de medida contam muito”, explica o coordenador da Olimpíada do Conhecimento e avaliador dos competidores de fresagem CNC, Paulo Pigato.

Durante as provas, os estudantes operam máquinas de última geração, similares às usadas por indústrias de ponta no Brasil e no mundo. “São equipamentos modernos e que custam de R$ 150 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo da marca e tecnologia”, afirma Jeferson Tangerino, avaliador da prova de tornearia CNC. Segundo ele, essas máquinas são amplamente utilizadas na indústria. Portanto, os profissionais que sabem operá-las conseguem emprego facilmente. “O torno e a fresadora permitem confeccionar peças que vão desde pequenos parafusos até eixos para carro. Isso aumenta a oferta de emprego. Os jovens capacitados pelo SENAI têm trabalho garantido”, diz Tangerino.

O aluno que atingir a maior pontuação nas provas de Manaus se credenciará para as próximas fases das eliminatórias, que ocorrerão em março e em agosto de 2011. Além das ocupações de tornearia e fresagem CNC, o SENAI selecionará competidores para outras 34 ocupações profissionais.

A primeira bateria de provas dessas ocupações ocorrerá em novembro no Distrito Federal. Só os estudantes que alcançarem nível técnico internacional representarão o Brasil no WorlSkills, que reunirá os melhores estudantes de cursos de formação técnica de 50 países, de 5 a 8 de outubro de 2011 em Londres. No último torneio internacional, em 2009, no Canadá, o Brasil obteve o terceiro lugar na colocação geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira