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29/10/2010 - 08:13

Embraer atinge lucro líquido de R$ 220 milhões no 3T10


Destaques dos resultados- A Embraer entregou 44 aeronaves no terceiro trimestre de 2010, sendo 20 jatos comerciais e 24 executivos, gerando uma receita líquida de R$ 1.820,2 milhões no final do 3T10. Em função de ganho de eficiência dos processos, a margem bruta no período foi de 20,6%. A margem operacional no 3T10 foi de 6,4%, e no acumulado do ano 7,6%, enquanto que a margem. Ebitda alcançou 12,5% e 12,2%, respectivamente. O lucro líquido atribuído a Embraer no período foi de R$ 220,0 milhões no 3T10, e o lucro por ação atingiu R$ 0,3039. O backlog teve um aumento de aproximadamente US$ 100 milhões em relação ao trimestre anterior, atingindo US$ 15,3 bilhões, motivado principalmente pelos pedidos da Aviação Comercial anunciados na feira de Farnborough em julho deste ano. E caixa líquido se manteve bastante sólido e atingiu R$ 1.046,1 milhões no 3T10.

Revisão do Guidance 2010: a Embraer revisou para 2010 a previsão de Resultado e Margem operacional, em US GAAP, de US$ 340 milhões e 6,5%, para US$ 380 milhões e 7,25%, respectivamente.

São José dos Campos - (BM&FBovespa: EMBR3, NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados e em Reais, e correspondem aos períodos encerrados em 30 de setembro de 2009 (3T09), 30 de junho de 2010 (2T10), e 30 de setembro de 2010 (3T10). A partir do 2T10, as demonstrações financeiras passaram a ser apresentadas em IFRS (International Financial Reporting Standards), e não mais conforme as práticas brasileiras adotadas anteriormente. As informações dos trimestres anteriores, apresentados para efeito de comparação, também foram elaborados em IFRS.

Receita líquida e margem bruta - A Embraer entregou 44 aeronaves no 3T10, totalizando 154 no ano. Consequentemente, a Receita líquida no 3T10 atingiu R$ 1.820,2 milhões, e acumulou R$ 6.038,7 milhões em 2010. A margem bruta do período foi de 20,6%, favorecida pelo mix de produtos e pelos esforços contínuos na busca de aumentar a eficiência dos processos, que vêm contribuindo para a melhoria do resultado e a manutenção da margem bruta acima dos 19% ao longo dos últimos três trimestres. A Empresa mantém sua expectativa de receita em US GAAP de US$ 5.250 milhões para 2010, e espera entregar um número maior de aeronaves no último trimestre por conta da certificação e entrada em produção do Legacy 650 no 4T10.

Resultado operacional e margem operacional- O resultado e a margem operacional no 3T10 foram de R$ 115,6 milhões e 6,4% respectivamente, e no acumulado atingiram R$ 460,7 milhões e 7,6%. As despesas operacionais acumuladas nos três primeiros trimestres foram 9,5% menores que aquelas acumuladas no mesmo período de 2009, totalizando R$ 776,2 milhões. As despesas administrativas no 3T10 registraram R$ 91,9 milhões, redução de 4,5% em relação ao mesmo período de 2009. Em função da adequação da estrutura de suporte ao cliente para comportar o aumento da frota de aeronaves, em especial o da Aviação Executiva, as despesas comerciais subiram 15,8% na comparação entre 3T10 e 3T09, totalizando R$ 155,0 milhões. Por fim, as Outras receitas (despesas) operacionais líquidas no 3T10 totalizaram R$ 12,0 milhões, 33,3% menor se comparado com o mesmo trimestre de 2009.

Lucro líquido e lucro por ação - O lucro líquido atribuído a Embraer no 3T10 foi de R$ 220,0 milhões e a margem líquida foi de 12,1%, em comparação aos R$ 228,4 milhões e 9,8% no 3T09, respectivamente. O forte resultado financeiro, e o crédito do imposto de renda diferido devido ao efeito da variação cambial sobre os ativos não monetários da Empresa contribuíram positivamente para a Margem líquida do trimestre. O lucro por ação no 3T10 ficou em R$ 0,3039, ante os R$ 0,3157 registrado no mesmo período do ano passado.

Resultados do 3º Trimestre de 2010 em IFRS.: Ativos e passivos monetários e outros indicadores de liquidez: o caixa gerado pelas atividades operacionais foi de R$ 210,2 milhões, e a geração livre de caixa3 da Embraer no 3T10 ficou negativa em R$ 80,7 milhões, ou R$ 646,5 milhões e R$ 302,3 milhões no acumulado do ano, respectivamente. A Geração livre de caixa negativa deve-se principalmente ao aumento dos estoques para atender ao maior número de entregas no 4T10. Tal aumento nos Estoques, porém, foi parcialmente compensado pelo aumento da conta Fornecedores e pela redução do Contas a receber.

A Empresa manteve sua sólida posição de caixa líquido, que ao final do período atingiu R$ 1.046,1 milhões, redução de 11% em relação ao 2T10.

A Embraer tem c omo sua moeda funcional o Dólar norte-americano, e, por conseguinte, suas demonstrações financeiras de fluxo de caixa são calculadas em Dólares norte-americanos e convertidas em Reais a cada trimestre pela taxa média de câmbio de c ada período. Em 2010, a conversão em Reais foi efetuada pela taxa média mensal de câmbio.

A geração líquida de caixa foi calculada com base no caixa gerado pelas atividades operacionais deduzido dos Investimentos temporários e as Adições ao imobilizado e ao intangível.

Resultados do 3º Trimestre de 2010 em IFRS.: Dando continuidade à gestão do perfil da dívida, no 3T10 o endividamento total foi reduzido para R$ 2.430,5 milhões. Com a liquidação das dívidas de curto prazo, o prazo médio de endividamento se elevou de 5,8 para 6,1 anos. O custo das dívidas em Reais manteve-se estável entre 2T10 e 3T10, com pequena variação de 4,2% para 4,3% ao ano, respectivamente. Porém, apesar do custo médio do endividamento em Dólar ter aumentado de 5% para 6% ao ano, a relação do Ebitda versus as despesas sobre os juros melhorou na comparação do 2T10 para o 3T10, quando o ratio evoluiu de 4,94 para 5,75. No final do 3T10, 28,2% da dívida total era denominada em Reais.

A manutenção da estratégia financeira adotada pela Empresa tem garantido a estabilidade de resultado financeiro observada nos últimos trimestres. No 3T10, a contribuição desta estratégia para o resultado da Empresa foi de R$ 17,8 milhões, totalizando um resultado acumulado de R$ 39 milhões no ano.

A gestão de alocação de caixa adotada pela Empresa continua sendo uma das principais ferramentas para a mitigação do risco cambial. Assim, ajustando a alocação do caixa em ativos denominados em Reais ou Dólares, a Companhia busca neutralizar sua exposição cambial.

Ao final do 3T10, o caixa alocado em ativos denominados predominantemente em Dólar subiu de 55% para 59% na comparação dos dois últimos trimestres.

Ativos e passivos operacionais - Neste trimestre houve uma redução no Contas a receber de R$ 269 milhões, comparado com o 2T10, totalizando R$ 541,1 milhões. Devido ao maior volume de entregas esperado para 4T10, os estoques sofreram um aumento de 7,4% em relação ao 2T10 e alcançaram R$ 4.588,3 milhões neste trimestre. Tal aumento dos estoques foi parcialmente compensado pela conta fornecedores, que também aumentou para atender a maior demanda de produção no último trimestre de 2010. As variações do contas a receber, Estoques e Fornecedores se compensaram e tiveram um pequeno impacto positivo no capital de giro da Empresa, por conta da variação da taxa do câmbio sobre estas rubricas.

A conta adiantamento de clientes totalizou R$ 1.994,5 milhões no final do 3T10, 6,5% menor que no trimestre anterior, também por conta dos impactos da variação cambial no período, que foi de 6%. As contas de Imobilizado e Intangível foram impactadas respectivamente pelos efeitos da depreciação e venda de alguns ativos (simulador e aeronave usada) e pela amortização ter sido maior do que os gastos com P&D capitalizados no período. As demais contas, como Financiamento a clientes e patrimônio líquido permaneceram relativamente estáveis em relação ao trimestre anterior.

Receita por segmento- Comparados com 3T09, a participação dos segmentos de Negócio Defesa, Executiva, Serviços Aeronáuticos e Outros cresceu no 3T10, correspondendo a 7,1%, 19,2%, 12,5% e 3,4% respectivamente. Aviação Comercial reduziu sua participação para 57,8%. A Aviação Executiva deve aumentar sua participação devido às entregas esperadas para o último trimestre, por conta do aumento de cadência produtiva do Phenom 300 e do início das entregas do Legacy 650.

Aviação comercial - Tendo entregue 70 aeronaves até o terceiro trimestre deste ano, a Empresa espera cumprir sua projeção de entregas neste segmento. A demanda no tráfego aéreo vem apresentando recuperação melhor que o esperado, onde as empresas aéreas projetam um lucro da ordem de US$ 9 bilhões em 2010, conforme reportado pela IATA (International Air Transport Association). “O interesse das companhias aéreas pelos jatos da Embraer vem crescendo novamente em função do aumento da demanda por aeronaves mais eficientes e pela melhora de seus resultados financeiros”, disse Paulo César de Souza e Silva, vice- presidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial.

Resultados do 3º Trimestre de 2010 em IFRS:

Em julho deste ano, a Empresa anunciou na feira de Farnborough, no Reino Unido, a venda de 37 aeronaves, sendo dois Embraer 190 para a Trip e 35 Embraer 175 para a Flybe. Além disto, na mesma feira, a Embraer assinou uma Carta de Intenções de 24 Embraer 190 com a Republic Airlines, maior operadora de E-Jets no mundo, e uma Carta de Intenções de 15 Embraer 190 com a Air Lease Corp., empresa de financiamento, compra e leasing de aeronaves, que recentemente foi convertida em contrato firme.

Em setembro, a Austral Líneas Aéreas recebeu sua primeira aeronave Embraer 190, tornando-se a mais recente companhia aérea a se juntar à lista de operadores da Empresa.

Aviação executiva - As entregas da Aviação Executiva no 3T10 totalizaram 24 aeronaves, sendo 16 Phenom 100, 6 Phenom 300 e 2 Lineage 1000. Vale ressaltar que, embora o número total de entregas neste trimestre tenha sido menor que no anterior, o valor das receitas totais ficou próximo em função do mix de produtos.

Embora o ano de 2010 continua apresentando uma recuperação lenta, em outubro, a Embraer e a NetJets Inc. assinaram um Acordo de Compra de 50 jatos executivos Phenom 300, e mais 75 opções, que deverá ser incluído no backlog em janeiro de 2011, após certas condições contratuais serem cumpridas. Como foi dito por Frederico Fleury Curado, Presidente e CEO da Embraer: “Esta nova parceria é não somente uma gratificante conquista, mas também um forte endosso dos nossos jatos executivos.”

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) certificaram o jato executivo Legacy 650, abrindo caminho para as primeiras entregas no 4T10. O Legacy 650 cumpriu todos os requisitos originais estabelecidos, em particular o alcance

Resultados do 3º Trimestre de 2010 em IFRS: de 3.900 milhas náuticas, que possibilita à aeronave ligar importantes cidades e abrir novos mercados para a Embraer.

Com o aumento da cadência de produção dos jatos Phenom 300, e com as primeiras entregas do Legacy 650, a Companhia espera cumprir seu guidance de Receita líquida da Aviação Executiva de US$ 1,1 bilhão para o ano 2010, em US GAAP.

Defesa- O mercado de Defesa apresenta um cenário favorável de crescimento, com uma série de campanhas em andamento nos mercados de transporte de autoridades, treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, modernização de aeronaves, transporte militar, além de sistemas e serviços. A participação deste segmento na Receita líquida da Empresa totalizou no acumulado do ano 13%.

Com relação aos programas de modernização, as campanhas de ensaio do primeiro protótipo do AMX para o programa A-1M continuam em andamento conforme cronograma. O segundo avião A-4 da Marinha Brasileira para o projeto de modernização iniciou as modificações na planta de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O Programa AEW Índia também continua em desenvolvimento, dentro do planejado.

A Embraer entregou neste terceiro trimestre, oito aeronaves Super Tucano, sendo dois para a FAB, três para a Força Aérea Equatoriana e três para a República Dominicana.

O desenvolvimento do KC-390 segue conforme cronograma. Conforme dito por Orlando Jose Ferreira Neto, vice-presidente executivo para o Mercado de Defesa, após o anúncio de intenção de compra de 28 unidades pela FAB, “Este anúncio reforça a motivação da Embraer e o compromisso em conceber um produto no estado-da-arte que superará os requisitos da FAB e a expectativa do mercado”. Além disto, as Forças Aéreas do Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca assinaram Declaração de Intenção para aquisição de 6, 12, 6 e 2 aeronaves, respectivamente, que podem somar até 54 potenciais pedidos firmes.

Serviços aeronáuticos e outros negócios - A frota de aeronaves Embraer continua se expandindo ao redor do mundo e a Empresa continua mantendo grande foco no fortalecimento e desenvolvimento dos serviços aeronáuticos. No ano em que comemora o décimo aniversário do início de sua presença na China, a Embraer criou em julho de 2010 sua primeira subsidiária integral naquele país: a Embraer China Aircraft Technical Services Company Ltd. (ECA), com sede em Beijing e em cuja implementação prevê investimentos de US$ 18 milhões. O escopo de negócios da nova subsidiária abrange logística e venda de peças de reposição, bem como serviços de consultoria para questões técnicas e operações de voo. Além disto, em agosto de 2010, o primeiro simulador de voo do Phenom 300 da Embraer CAE Training Services (ECTS) foi qualificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pela Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). A ferramenta de treinamento de última geração localizada no Centro de Treinamento SimuFlite da CAE em Dallas, Estado do Texas, EUA, já está sendo utilizada por clientes para qualificar pilotos do Phenom 300.

Resultados do 3º Trimestre de 2010 em IFRS: pedidos firmes em carteira- Ao final do terceiro trimestre de 2010, a Embraer entregou 44 aeronaves, sendo 20 da Aviação Comercial e 24 da Executiva. Associado aos pedidos firmes que ocorreram neste período, o backlog da Embraer totalizou US$ 15,3 bilhões, ou três anos da receita anual atual projetada.

O gráfico abaixo mostra o histórico da carteira de ordens firmes: Backlog Ordens Firmes - US$ Bilhões:

Revisão do Guidance 2010- Ao longo de 2010, a Embraer tem feito investimentos e esforços contínuos com o intuito de melhorar sua eficiência em todos os seus processos, obtendo consequentemente resultados positivos nas suas margens bruta e operacional. Dado os resultados obtidos até o momento, e a expectativa para o último trimestre deste ano, a Companhia decidiu revisar sua previsão de Resultado e Margem operacional, em US GAAP, de US$ 340 milhões e 6,5%, para US$ 380,6 milhões e 7,25%, respectivamente. Consequentemente, a Margem Ebtida projetada sobe de 8% para 8,75%, e o Ebitda projetado passa de US$ 420 milhões para US$ 460 milhões.

Perfil- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras.

Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Cingapura.

Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pósvendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com 17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões [www.embraer.com.br]

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