Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2010 - 06:27

Cresce investimento de empresas de saneamento em geoprocessamento

Tecnologia evita desperdício de água e energia elétrica durante o processo de distribuição.

Além da ocasional falta de chuvas que reduz os reservatórios de água a níveis críticos, as grandes, médias e pequenas cidades do Brasil enfrentam outro grande problema no setor: a enorme perda de água durante os processos de captação e distribuição, estimada em até 60% e muitas vezes gerada por falhas na rede, rachaduras na tubulação, defeitos nas válvulas e bombas, entre outros. Aliado a isso, para levar a água pela rede até seu destino final – as residências e empresas, se gasta muita energia elétrica com o seu bombeamento e esse custo pode chegar a até 90% das despesas de exploração de uma empresa de saneamento.

Neste cenário são crescentes os investimentos das empresas de saneamento em projetos de geoprocessamento, que tem como objetivo mapear e monitorar as redes de distribuição e coleta para detectar falhas, além de otimizar o funcionamento de bombas e válvulas visando a redução do consumo de energia elétrica.

A Imagem, especializada em oferecer soluções para empresas de utilities, e líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina, vem percebendo expressivo aumento nos projetos relacionados a saneamento, principalmente pela preocupação das empresas em poupar energia elétrica e evitar o desperdício de água.

Gustavo Dias, diretor da Imagem Utilities, afirma que em um ano a empresa dobrou o número de projetos implantados em empresas de distribuição de água e coleta de esgoto e nos próximos anos esse número deve aumentar muito mais com o fortalecimento dos órgãos reguladores. “Diferente das outras áreas de utilities como energia, óleo e gás, o mercado de saneamento ainda não possui normas regulatórias para padronizar os serviços, além de ser formado quase 100% por empresas públicas, muitas vezes municipais, sem o conhecimento ou a oportunidade para enxergar a tecnologia como aliada, mas este cenário já está sendo alterado”.

De acordo com dados do SNIS - Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, a despesa com energia elétrica pelas empresas de saneamento, em 2007, foi maior que R$ 2,6 bilhões. A maior parte da energia é consumida pelo bombeamento de água. No entanto, o consumo de energia elétrica excessivo por parte das empresas de saneamento ao longo de seu processo pode ser consideravelmente reduzido com a implantação da tecnologia e planejamento adequados.

Esta perda técnica antes recebia pouca atenção, mas com a tecnologia mais acessível e a preocupação crescente com a economia de recursos como água e energia as empresas estão buscando alternativas para otimizar os processos e automatizar suas operações.

As soluções oferecidas pela Imagem integram softwares a mapas dinâmicos que permitem mapear e monitorar as redes de distribuição de água e coleta de esgoto, detectando falhas e gerenciando o funcionamento de bombas e válvulas para calcular o melhor funcionamento com o menor gasto de energia. O que resulta em grande economia de energia, evita a perda de água e gera economia também na gestão de pessoas, pois o trabalho de funcionários a campo para detectar falhas na rede se torna muito mais preciso.

Imagem - Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina e conta com 25% de participação no mercado nacional do setor. A Imagem oferece soluções completas de tecnologia e informação espacial, como imagens de satélites de alta, média e baixa resoluções e de radar, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas, entre outros.

Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por dezenas de empresas, públicas e privadas, de segmentos como telecomunicações, energia, saneamento, petróleo e gás, agricultura e defesa. Em 2009, a companhia obteve faturamento de aproximadamente R$ 55 milhões. Alguns dos clientes da Imagem são empresas como Citrovita, Eletropaulo, Embrapa, Governo de Goiás, Oi, Prefeitura de Recife e Petrobras.

Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com cinco escritórios e uma ampla rede de parceiros no país. Distribuidora exclusiva da ESRI, líder mundial no fornecimento de software GIS, a empresa auxilia a agilidade na tomada de decisão de negócios ao considerar variáveis relacionadas à localização exata da infraestrutura, mercado ou matéria-prima utilizada na gestão de um negócio. [www.img.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira