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30/10/2010 - 06:34

Lojas Riachuelo economizam 60% de banda de rede com integração de solução F5 Networks pela IPconnection

Além do ganho em compressão de dados, gigante do varejo com 108 unidades espalhadas por todo o Brasil usa o BIG-IP para garantir a qualidade do serviço das aplicações de negócio que rodam em ambiente distribuído; sistemas têm tempo de resposta reduzido em 60%.

A rede Riachuelo pertence ao grupo Guararapes, uma empresa que, em 2009, faturou R$ 2.183 bilhões de reais. Deste total, boa parte vem da rede de lojas Riachuelo; a cada ano, esta empresa conquista entre 1 milhão e 1,5 milhão de novos clientes; hoje, somente em clientes cadastrados, conta com mais de 13 milhões de pessoas em sua base de dados. Este crescimento é baseado nas vendas em lojas – 108 unidades espalhadas por todo o Brasil – de moda de confecções, além de produtos para cama, mesa e banho, acessórios e calçados.

2010 será, para esta gigante, o momento em que a gestão de TI e Telecom destes ambientes múltiplos e instalados em vários pontos do Brasil passará a acontecer de forma unificada, a partir do datacenter da empresa em Santana, São Paulo. Para atingir este objetivo e garantir que a rede corporativa da empresa dará conta de todo o tráfego de dados de um universo com cerca de 5 mil usuários, a Riachuelo contou com a IPconnection para integração da solução Big-IP, da F5 Networks;

Os dois equipamentos Big-IP foram instalados pela IPconnection na Riachuelo dentro do datacenter, entre os roteadores Cisco e os servidores IBM. “Essa equipe realizou o trabalho rapidamente; a fase de ajuste fino do ambiente – algo que envolve muitos detalhes – levou algumas semanas”, explica Serrano. A IPconnection atuou no projeto desde a fase de POC (prova de conceito). “A equipe IPconnection cumpriu os prazos e os desafios do projeto; merece destaque, também, a flexibilidade deste time na fase de negociação deste contrato”.

Com a entrada em cena desta tecnologia, a Riachuelo conquistou 60% de redução de uso de banda; segundo Serrano, o mesmo ganho se aplica ao tempo de resposta das aplicações da empresa. “Há uma complementaridade entre o uso da banda e a velocidade da aplicação”, ensina o executivo. “Por isso conseguimos reduzir o tempo de resposta dos nossos sistemas também em 60%”.

Estratégias como estas ajudam o time de TI e Telecom da Riachuelo a garantir a oferta de serviços a um universo que envolve 108 lojas, a Midway, o braço de finanças do grupo, três centros de distribuição localizados em Guarulhos, Natal e Manaus e um Call Center que, hoje, reúne mais de 1400 funcionários. No centro de todo este universo está o datacenter da empresa.

Aplicações baseadas em tecnologia Web - A grande preocupação do time de Serrano era equacionar a infraestrutura de telecomunicações de modo a garantir a qualidade de serviços dos principais sistemas de negócios da empresa. Aplicações missão crítica são responsáveis pela efetivação da venda nas lojas, além de coordenarem toda a produção nas fábricas e a logística nos centros de distribuição. “Por trabalharmos principalmente com aplicações baseadas em tecnologia Web, em que o processamento de dados acontece de modo distribuído, reunindo informações alocadas em sites distantes, era fundamental redimensionar nossa rede para o novo momento da companhia”, diz Serrano. “A performance das páginas dinâmicas sofre um impacto direto da oferta de banda”. Outro ponto importante era conseguir mais espaço na banda para um novo tipo de serviço que está entrando no universo Riachuelo/Guararapes: a videoconferência. A solução F5 Networks utilizada especificamente para garantir o delivery das aplicações Web é o BIG-IP Web Accelerator.

Hoje, na Riachuelo, uma das aplicações principais é o SICC (Sistema de cartões de crédito). “O SICC é a espinha dorsal dos processos da Midway, o braço de serviços de financiamento do grupo”, explica Serrano. Em 2010, o SICC ganhou ainda mais complexidade e importância pelo fato da Riachuelo ter passado a administrar também as bandeiras de cartões de crédito Visa e Mastercard. Segundo Serrano, é muito comum que, na loja, o funcionário Riachuelo acesse o SICC para debitar do cartão do cliente cadastrado na Midway o valor da compra. “Boa parte das operações de compra, portanto, são na verdade operações de débito no cartão Midway; ao final do processo, o cliente recebe a informação de quanto tem em seu saldo”. Cerca de 70% das operações de venda realizadas nas lojas Riachuelo envolve o cartão Midway.

Outra aplicação estratégica e que tem de ficar sempre disponível é o sistema de RH, da Consist. Durante muito tempo rodando em mainframe, esta aplicação agora é baseada na Web; suportando este sistema está o banco de dados Natural/Adabas, agora em ambiente Unix. Estas e outras aplicações representam o coração dos processos de negócios do ecossistema lojas Riachuelo, Midway, centros de distribuição, fábricas de confecção e call Center.

Gestão de TIC acontece com recursos e pessoal interno - Trabalhando há 20 anos na Riachuelo e há 35 anos no mercado, Serrano montou toda uma estrutura de hardware, software e serviços de TIC para dar conta destes desafios. “Optamos por realizar a gestão de nosso ambiente com recursos e pessoal interno; todos os equipamentos utilizados na Riachuelo são da própria empresa e o sistema de gerenciamento de todo o ambiente foi desenvolvido dentro de casa”. Segundo o executivo, uma equipe monitora o tráfego e o comportamento da rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. “A alta disponibilidade não fica limitada ao horário comercial; muitos jobs são processados também durante a noite, nos fins-de-semana e em feriados”. Os gestores da rede trabalham com uma aplicação própria em que um dashboard (painel de controle) informa tudo o que está se passando na rede; alertas em cores e mensagens apontam para o que deve ser feito para garantir a continuidade dos negócios.

Cauteloso, Serrano optou por, além de adquirir os dois sistemas redundantes Big-IP, ampliar a banda contratada junto à Embratel e à Telefônica. “Com a soma deste crescimento de banda à tecnologia F5, espero ficar um ano sem ter de realizar novas negociações com as operadoras de telecomunicações”.

Para Serrano, há uma diferença clara entre a estratégia de garantir a oferta de banda pela renegociação de contratos com operadoras de telecomunicações e a estratégia de conquistar mais banda por meio da tecnologia F5 de compressão de dados. “Tudo o que pagamos às operadoras de telecomunicações é um passivo, enquanto os dois equipamentos Big-IP são ativos do datacenter Riachuelo”, resume.

Ipconnection - Presente no mercado desde 2005, a IPconnection é uma empresa 100% nacional e integra soluções em TI e Telecomunicações de fabricantes como Trend Micro, Avaya, Cisco Systems, Google, F5, Tandberg, entre outros. Com uma equipe estratégica e técnica altamente especializada, a empresa atende todo país com projetos de Telefonia IP, VoiP, Redes LAN & WAN, Videoconferência, Servidores & Thin Clients e segurança. [www.ipconnection.com.br].

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