Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2010 - 06:34

Sama: uma das melhores empresas para se trabalhar

Reconhecimento veio de pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico e a consultoria Aon Hewit, que selecionou a mineradora como a segunda melhor empresa com 500 a 1000 colaboradores .

A Sama Minerações S.A prova foi mais uma vez reconhecida por especialistas como uma empresa-modelo no quesito Gestão de Pessoas. Nesta quinta-feira (28), a empresa recebeu prêmio como segunda colocada no ranking As Melhores na Gestão de Pessoas, da revista Valor Carreira, na categoria 501 a 1000 colaboradores. O resultado apontou a Sama como a empresa brasileira em que os colaboradores têm o maior orgulho em trabalhar.

Com nota geral 88, a Sama foi destaque com os itens: engajamento (91%), ambiente físico (84%) e equilíbrio trabalho/vida (80%). A pesquisa realizada pela consultoria Aon Hewit detectou ainda o índice 0% de demissões voluntárias – quem está na empresa não quer sair. Ao mesmo tempo, a disputa por uma vaga é acirrada: em 2009 a empresa recebeu 28 mil currículos de candidatos.

O resultado reflete todo o investimento da mineradora para o desenvolvimento de seus colaboradores, por meio de ações e projetos motivacionais. Entre os programas está o Estilo de Liderança, que tem como objetivo capacitar e ampliar as competências de seu “time”, por meio de treinamentos e workshops para que possam atingir o perfil de líder que sabe ouvir, comunicar e orientar.

“A conquista do prêmio significa que temos uma política de recursos humanos correta, aliada à preocupação com o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários”, explica Rubens Rela Filho, diretor-executivo da Sama. “O colaborador deve se sentir participante. Reconhecimento e transparência deve haver sempre. Se a empresa for a melhor, ele também ganha”, finaliza.

Sama - Única mineradora de amianto crisotila da América Latina e a terceira maior do mundo, a Sama, fundada em 1967, extrai e beneficia a matéria-prima na Mina de Cana Brava, localizada na cidade de Minaçu, ao norte de Goiás. Com 4,7 quilômetros de extensão, reserva estimada para mais 32 anos e capacidade de 300 mil toneladas de produção por ano, a mina responde por 14% do mercado mundial. Entre os países que importam da mineradora estão Índia, México, Indonésia, Tailândia e Colômbia. Empresa controlada pelo Grupo Eternit desde 1967, a Sama foi a primeira mineradora de amianto crisotila a conquistar a certificação de qualidade ISO 9001/2000, OHSAS 18.001, como também a ISO 14001 de gestão ambiental neste segmento.

A Sama comercializa o Crisotila para diversas indústrias brasileiras e o exporta para mais de 20 países, totalizando uma carteira de aproximadamente de 70 entre clientes nacionais e internacionais. Em 2009 foram comercializadas 291 mil toneladas sendo 135,6 mil para o mercado interno e 155,4 mil para o mercado externo.

Eternit - Com 70 anos de atividades, a Eternit é líder de mercado nos segmentos de cobertura, painéis e placas cimentícias. A empresa tem sede em São Paulo e cinco fábricas, localizadas estrategicamente, nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a controlada Precon Goiás. Possui sete filiais nos municípios de Colombo (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e São Paulo (SP). Também detém a Tégula, controlada, que produz telhas de concreto, com cinco fábricas localizadas em Atibaia (SP), Içara (SC), Anápolis (GO), Frederico Westphalen (RS) e Camaçari (BA). Seus produtos são oferecidos em mais de doze mil pontos de venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de amianto crisotila do mundo, é a controlada, SAMA S.A. Minerações Associadas, que está situada no município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo.

Companhia de capital aberto, desde 1948, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Em 2006 e 2007, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil e em 2008 ganhou o Prêmio ABRASCA de melhor relatório anual para companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão e em 2009 e 2010 o programa de Governança Corporativa da Eternit foi eleito o melhor da America Latina pela IR Global Rankings. Também em 2010, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro para investidores individuais, de acordo com IR Magazine Awards Brazil. [www.eternit.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira