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30/10/2010 - 07:17

TIM tem lucro líquido em R$124,7 no 3T10, e 18,5% de usuários

TIM: turn around consolidado e crescimento com rentabilidade Empresa encerra 3T10 com 46,9 milhões de usuários (+18,5%), aumento no Ebitda (+20%) e no fluxo de caixa (+54%), prevendo atingir 50 milhões de usuários com investimento de R$ 1 bilhão no quarto trimestre. Com crescimento anual de 18,5%, a base de usuários atinge 46,9 milhões em setembro e eleva participação de mercado da TIM para 24,5%, aumento de 0,7 pontos percentuais sobre mesmo período de 2009. Empresa captura 40% do crescimento do mercado no terceiro trimestre e 49% em setembro. TIM assume vice-liderança no segmento pré-pago em todo país. TIM conquista vice-liderança no mercado mais importante e mais competitivo do país, a cidade de São Paulo, com 24,8% de participação. Receita líquida de serviços cresce 6,3% na comparação anual e registra 3,4 bilhões de reais no trimestre. Utilização dos minutos por usuário (MOU) chega a 123 minutos, com crescimento de 37% sobre o terceiro trimestre do ano passado, evidenciando a estratégia de estímulo à voz. Novos planos Infinity e Liberty já representam mais de 75% da base total de clientes. Somente no pré-pago, o Infinity atingiu a marca de 32 milhões de usuários em setembro. Tráfego de minutos no trimestre foi de 16,8 bilhões, um crescimento de 61% ano a ano, com 100% das metas de rede da Anatel atingidas pelo sétimo mês consecutivo. Ebitda chegou a R$ 924 milhões, crescimento de 20% sobre mesmo período de 2009, com margem de 25,3%, um aumento de 2,9 pontos percentuais. Ebit aumenta 226% ano a ano, e alcança R$ 257 milhões. Fluxo de caixa livre chega a R$ 603 milhões, crescimento de 54% sobre mesmo período de 2009. Lucro líquido cresce 23% sobre trimestre anterior e chega a R$ 125 milhões. E a empresa prevê encerrar ano com total de 50 milhões de clientes, sendo 10 milhões usuários de seu serviço de internet, e investirá com ênfase no quarto trimestre no desenvolvimento da rede 3G.

Rio de Janeiro- Os resultados alcançados pela TIM no terceiro trimestre reforçam que, consolidado o turn around, os principais indicadores operacionais e financeiros continuam evoluindo com consistência.

A base de usuários atingiu 46,9 milhões de clientes, crescimento de 18,5% em comparação com o mesmo período de 2009, representando 7,5 milhões de vendas de linhas no período. Assim, a empresa encerrou o trimestre com 24,5% de participação de mercado, um crescimento de 0,7 pontos percentuais sobre 2009. No mercado da cidade de São Paulo, a TIM assumiu a vice-liderança, com 24,8% de participação. Neste trimestre, a Intelig fechou um contrato exclusivo com o Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 36 milhões, o maior da área de telecomunicações em 2010 até aqui, para fornecer 25 mil acessos móveis (linhas de celular) nos próximos 24 meses.

“A TIM está aumentando a sua participação de mercado, crescendo a sua base com rentabilidade. Por isto nossas ações preferenciais se valorizaram em uma semana muito acima do Ibovespa, após a divulgação pela Anatel dos números do setor de telefonia móvel de setembro, na sexta-feira, 22 de outubro. A TIM liderou mais uma vez as adições líquidas no período, conquistando 40% do crescimento do mercado no trimestre e 49%, se olharmos apenas o mês de setembro. Ao mesmo tempo, o Ebitda subiu 20% e o fluxo de caixa, 54%, o que evidencia que estamos crescendo de forma sustentável. Até o fim deste ano, chegaremos a 50 milhões de usuários”, destaca o presidente da TIM, Luca Luciani.

A receita líquida de serviços foi de R$ 3,4 bilhões, crescendo 6,3% no comparativo anual. O Ebitda alcançou R$ 924 milhões, um crescimento de 20% ano a ano. A margem Ebitda cresceu de 22,5% para 25,3% no terceiro trimestre. O Ebit atingiu R$ 257 milhões, 226% acima do mesmo período de 2009.

A geração de caixa foi de R$ 603 milhões, o que representa um aumento de 54% ano a ano. O lucro líquido consolidado da companhia no período foi 23% superior ao registrado no trimestre anterior: R$ 125 milhões contra R$ 101 milhões, respectivamente. No terceiro trimestre de 2009, o lucro líquido foi de R$ 195 milhões, em função dos chamados “efeitos não recorrentes”: ganho com variação cambial da Intelig e benefício fiscal da TIM Celular. A TIM se firma como a segunda operadora em receita total e Ebitda.

“A cada trimestre, consolidamos os nossos indicadores e obtemos novas conquistas, demonstrando a consistência do caminho que estamos trilhando há dezoito meses. No trimestre anterior, conquistamos a liderança no Nordeste e, agora neste, chegamos à vice-liderança em São Paulo, o mercado mais importante do País. É a força da inovação da TIM, que está atraindo os usuários com planos acessíveis que permitem falar mais pagando menos, e com investimentos em rede que melhoram a qualidade percebida pelos clientes. Hoje a TIM é vista como uma empresa dinâmica, inovadora, de qualidade e agressiva, muito diferente de dois anos atrás. Já somos a segunda empresa do nosso segmento em receita e Ebitda. O “turn around” está concluído com total sucesso”, destaca Luca Luciani.

A base pós-paga continuou crescendo no trimestre. A alta foi de 14,6% na comparação anual, totalizando 7,2 milhões de linhas. Destaque para as vendas com o chip avulso, responsáveis por mais de 70% do volume comercializado. Como resultado, as adições líquidas do pós-pago totalizaram 279 mil usuários, vigoroso aumento sobre as 87 mil adições registradas no terceiro trimestre de 2009. Os planos pós-pagos Liberty e Infinity juntos atingiram 3 milhões de linhas.

Já o segmento pré-pago registrou aproximadamente 40 milhões de clientes, com destaque para os planos Infinity Pré, que já ultrapassam a marca de 32 milhões de linhas. Com isto, a TIM agora é vice-líder neste segmento no país. O conceito inovador de tarifação a R$ 0,25 por chamada segue alimentando o crescimento do MOU (minutos por usuário), que chegou a 123 minutos no trimestre, uma expressiva alta de 37% em comparação aos 90 minutos registrados no mesmo período do ano anterior.

Apesar da velocidade de crescimento registrada no trimestre, a TIM mantém sua política de controle estrito de custos. O SAC (Custo de Aquisição por Cliente) caiu para R$ 59, contra R$ 85, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, tendo como um dos fatores a política de oferta de benefícios em serviços, em detrimento do subsídio de aparelhos. Também a inadimplência continua em queda, totalizando R$ 69 milhões no período, contra R$ 103 milhões no mesmo trimestre de 2009. Esses números respondem por 2,0% da receita líquida de serviços contra 3,2% há um ano.

Investimentos em rede - Somente no terceiro trimestre deste ano, a TIM realizou investimentos totais de R$ 463 milhões, grande parte na expansão da capacidade 2G e no aumento da capilaridade da rede 3G. Em setembro, o serviço GSM da operadora cobriu 94% da população urbana do País. Já na rede 3G, a cobertura representa 52% da população urbana nacional. Os fortes investimentos realizados, que já chegam a R$ 1,5 bilhão desde o início do ano, estão suportando o forte aumento do tráfego e garantindo alto padrão de qualidade. Este valor é 30% superior ao investimento total realizado pela TIM nos nove primeiros meses de 2009. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM, pelo sétimo mês consecutivo, atendeu 100% das metas de qualidade de rede estabelecidas pelo órgão regulador, além de alcançar o menor nível de quedas de chamadas do mercado. No trimestre, o tráfego total em minutos foi de 16,8 bilhões, crescimento de 61% ano a ano.

No quarto trimestre, a TIM vai investir um total de R$ 1 bilhão, encerrando 2010 com forte desenvolvimento de rede. Até o final do ano, a TIM terá um total de 5.947 antenas 3G, o triplo do que possuía em 2009, ampliando a rede. Dessa forma a empresa cumprirá seu compromisso, de instalar uma antena a cada duas horas, cobrindo uma cidade por dia com elevada qualidade de sinal.

Fome de dados - Com isto, até o fim de 2010, a rede 3G estará disponível em mais de 300 cidades, atingindo 60% da população urbana do País. “O foco da TIM na campanha de Natal serão os smartphones e os serviços de internet, para atingirmos, até o fim de 2010, cerca de 10 milhões de usuários de dados, equivalente a 20% da nossa base total. Vamos apostar na aceleração dos serviços de dados com ofertas de planos acessíveis, socialmente inclusivos e capazes de capturar o potencial da nova classe C. Vamos seguir os moldes da estratégia que desenvolvemos para o mercado de voz. Lançamos durante o terceiro trimestre o Infinity Web, que oferece internet móvel a R$ 0,50 por dia, o preço de um pão francês, e com acesso à Internet o dia inteiro, por muito menos do que cobra uma lan house. Acreditamos muito neste conceito, porque o brasileiro tem fome de internet”, diz Luca Luciani.

Intelig - Pelo terceiro trimestre consecutivo, a Intelig registra um resultado expressivo e alinhado com o projeto de relançamento da companhia O faturamento líquido da operadora no terceiro trimestre foi 29% acima do registrado no mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas ofertas ao mercado corporativo e pelo trabalho de integração com a equipe comercial da TIM. Além da recente conquista de contrato exclusivo para fornecer linhas móveis ao governo de São Paulo, em outubro a empresa fechou outro contrato importante, com a Prefeitura do Rio de Janeiro, no valor de R$ 4 milhões, para modernizar a infraestrutura de comunicação de dados do município, através da implantação da tecnologia WiMax na rede metropolitana.

“A Intelig venceu uma concorrência do Governo de São Paulo no segmento móvel, numa demonstração da sua competitividade para disputar a praça mais difícil do país. No segmento fixo, a empresa acaba de vencer outra concorrência, agora da Prefeitura do Rio, o que comprova que podemos ser competitivos também nesta modalidade. Estou muito confiante na aceleração do desenvolvimento do negócio da Intelig neste quarto trimestre”, diz Luca Luciani.

Reconhecimento Internacional - Em setembro, a TIM foi eleita a melhor operadora móvel da América Latina no World Finance Telecoms Awards 2010, prêmio concedido anualmente pela revista britânica World Finance e que identifica as melhores práticas no setor de telecomunicações, como inovação dos serviços oferecidos aos clientes.

“Tenho muito orgulho por liderar a equipe TIM. Este reconhecimento internacional entusiasma ainda mais todos nós a seguir o nosso percurso, investindo em qualidade e inovação para continuar crescendo com rentabilidade, aumentando a base e a nossa margem. O prêmio de melhor operadora móvel da América Latina coroa o período dos últimos dezoito meses, em que o valor da TIM em bolsa passou de R$ 8 bilhões para R$ 15 bilhões. Manteremos o foco em aproveitar as muitas oportunidades ainda existentes em voz, acelerando a substituição fixo-móvel, e também agora jogando forte em dados, porque, com os investimentos em rede que temos realizado, a TIM está pronta para saciar a fome de dados do usuário brasileiro, tendo a seu favor um fato incontestável: nas telecomunicações, o futuro está no móvel. O resgate da TIM foi completado”, finaliza Luca Luciani

TIM - No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Com foco em antecipar demandas do consumidor, com inovação e qualidade, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36 para praticamente 47 milhões de clientes no período de março de 2009 a setembro de 2010, o que representa um crescimento de mais de 30%. Este desempenho é fruto do reposicionamento estratégico da marca TIM, que, cada vez mais centrada no usuário, vem lançando produtos e serviços inovadores, como os planos Infinity e Liberty, e investindo na qualidade da sua rede.

Em dezembro de 2009, a TIM concluiu a aquisição de 100% da Intelig, adquirindo uma infraestrutura própria com uma extensa rede de transporte (backbone de 14,5 mil quilômetros) e redes metropolitanas em 15 capitais. Entre outros benefícios, esta infraestrutura vem permitindo à TIM acelerar a expansão da sua rede 3G, reduzir custos operacionais como aluguel de circuitos e abordar novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo.

A TIM também investe em seu compromisso com a sociedade: incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, a empresa mantém ações de coleta e encaminhamento para reciclagem de aparelhos, pilhas, baterias e acessórios, comercializa aparelhos de baixo impacto ambiental, dentre outras iniciativas. A empresa integra, ainda, o Pacto Global da ONU. [www.tim.com.br ou http://twitter.com/timtimportimtim].

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