Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2007 - 07:59

China: o desenvolvimento socialista e a restauração capitalista

Entre os palestrantes internacionais que participarão da 59ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá entre 8 e 13 de julho na cidade de Belém, está a economista americana Pao-yu Ching. Seu propósito será desvendar algumas das especificidades que estão por trás da sociedade chinesa e sua economia, uma das mais pujantes e complexas da atualidade.

Para isso, em sua conferência, Pao-yu Ching analisará os dois processos históricos mais marcantes da China contemporânea: a implantação do socialismo no período de 1949 a 1976 e a restauração capitalista que se iniciou com as reformas políticas implementadas em 1979. Em vez de uma exposição linear dos fatos, o enfoque comparativo será privilegiado. Assim, esses processos históricos serão confrontados entre si, bem como com as experiências de outros países.

A originalidade da análise de Pao-yu Ching consiste em identificar os componentes específicos da experiência socialista chinesa que possibilitaram um desenvolvimento bastante distinto daquele dos países capitalistas, e distinto também da própria experiência chinesa posterior, de retorno ao capitalismo.

Segundo a economista, “baseando-se na realidade concreta da China, há dois componentes que são fundamentais à sua experiência socialista: o desenvolvimento baseado na autoconfiança e o desenvolvimento que tem como objetivo satisfazer as necessidades do povo. Estes dois componentes explicam por que o desenvolvimento da China socialista durante as primeiras três décadas da República Popular é diametralmente oposto a qualquer desenvolvimento capitalista na maioria das nações ou oposto ao desenvolvimento capitalista na China desde a Reforma de 1979”.

Completando sua exposição, Pao-yu Ching analisará as forças e teorias políticas que estiveram apoiando o desenvolvimento de cada período, assim como as conseqüências dessas mudanças para o povo chinês, fazendo, por fim, uma súmula dos contrastes entre os dois períodos.

O que é a reunião anual da SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.| www.sbpcnet.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira