Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2010 - 07:11

Sérgio Cabral inaugura Estação Cidade Nova do Metrô


O governador Sérgio Cabral participou no dia 1º de novembro (segunda-feira),da abertura da Estação Cidade Nova do metrô, no Centro do Rio, e da nova passarela sobre a Avenida Presidente Vargas. Inicialmente, a estação vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes na operação, em função da parada extra no trajeto da Linha 2. Neste período de testes, que deve durar o mês de novembro, o embarque de passageiros será gratuito.

Durante a solenidade, que contou com a participação do prefeito Eduardo Paes, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do presidente do Metrô Rio, José Gustavo Souza Costa, entre outras autoridades, foi inaugurado um busto do ex-governador Leonel Brizola, com a presença de Neusa Maria e João Otávio Brizola, filhos do homenageado, da sua neta Laila e da bisneta Marina.

- Estou muito feliz de estar inaugurando a Estação Cidade Nova, homenageando o ex-governador Leonel Brizola, inaugurando essa passarela de integração da sede da Prefeitura com esta estação, onde milhares de pessoas poderão ter mais conforto e comodidade. Os números falam por si. Em quatro anos, passamos de 450 mil para 620 mil passageiros por dia no metrô, os investimentos já começaram e ano que vem vão se consolidar com a chegada, ao longo do ano, de novos trens. Queremos passar de um milhão de passageiros por dia. Na SuperVia, eram 350 mil passageiros e já são 500 mil. Isso é mudar a lógica de transporte na cidade – afirmou o governador.

Além dos avanços no metrô, o governador também destacou a consolidação do Bilhete Único como importante ferramenta de integração no transporte público metropolitano do Rio de Janeiro. “Este é o primeiro bilhete único metropolitano do país, com mais de 1,5 milhão de pessoas utilizando. As pessoas pagam R$ 4,40 e integram a as passagens de ônibus, de metrô, de trem e das barcas. Antes, muita gente não tinha como conseguir emprego por causa do custo da passagem”, disse Cabral.

Ao todo, foram investidos R$ 80 milhões no projeto, que inclui a passarela sobre a Avenida Presidente Vargas e a urbanização do entorno da Cidade Nova. A 35ª estação do sistema conta com acessibilidade total. Além de seis escadas rolantes e de 12 escadas fixas, o complexo oferece seis elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção e piso podotátil para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Banheiros masculinos e femininos também foram instalados na estação.

A previsão da concessionária é de que cerca de 10 mil pessoas utilizem diariamente a estação. Durante o mês de novembro, o horário de embarque será estendido gradativamente, até o fim do período de testes, o que deve ocorrer em dezembro. Já a passarela sobre a Avenida Presidente Vargas ficará aberta nos horários de funcionamento do metrô: de segunda a sábado, das 5h à meia noite e, nos domingos e feriados, das 7h às 23h.

Vitória do Rio de Janeiro - Durante o evento, o governador citou a integração que existe entre o Governo do Estado, diversas prefeituras e o Governo Federal para destacar a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República.

- É importante destacar a vitória política e eleitoral que tivemos no Estado do Rio de Janeiro neste domingo. Acredito que ela é o reconhecimento da população de uma lógica de fazer política e de gestão pública que será um dos maiores legados que vou deixar: a necessidade da integração para que as coisas aconteçam com qualidade e velocidade.

Segundo Sérgio Cabral, os próximos quatro anos serão de êxito econômico e social. “As perspectivas para o Rio de Janeiro são as melhores possíveis. Nossas equipes estão trabalhando na conclusão do PAC 1, na elaboração dos projetos para o PAC 2, nos avanços para o desafio específico do Rio de Janeiro, que é receber a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, afirmou.

O governador disse acreditar que os acordos para o recebimento dos royalties do petróleo serão mantidos. E ressaltou a imagem favorável do estado transmitida durante a campanha eleitoral da presidente eleita.

- Quando que o Rio de Janeiro teve, numa campanha para presidente, um candidato citando positivamente as ações do Estado? O Rio foi citado pela UPP, pela UPA 24 Horas, na conquista dos Jogos Olímpicos. Isso é um fenômeno novo. O que quero discutir com a presidente eleita Dilma são políticas públicas para o Rio de Janeiro – declarou.

O governador também anunciou que na próxima quinta-feira será assinado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro para municipalizar a gestão do Hospital Pedro II, em Santa Cruz.

- Essa integração não existia. O Estado vai repassar parte dos recursos para o município, para que a gestão do município ocorra. Quem ganha é a população - concluiu Cabral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira