Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2010 - 07:19

IBOPE divulga balanço do 2º turno das eleições de 2010, Índice de acertos é de 100% no 2º turno

São Paulo – Neste segundo turno, o IBOPE realizou pesquisas no Distrito Federal e em todos os 8 Estados nos quais a disputa não foi decidida no dia 3 de outubro, além da pesquisa nacional: foram 9 pesquisas de véspera e dez pesquisas de boca de urna. As pesquisas de boca de urna totalizaram 54.400 entrevistas em um só dia.

No total, foram apresentados resultados para 20 candidaturas, incluindo os candidatos que concorriam ao governo e à Presidência.

Indicadores - Os estudos, tanto de véspera quando de boca de urna, apontaram corretamente o resultado de 100% das candidaturas ao governo e à Presidência.

Na pesquisa de véspera, o IBOPE apontou com exatidão o resultado da disputa presidencial. Além disso, em cinco Estados (Alagoas, Amapá, Piauí, Rondônia e Roraima), a diferença entre os resultados das pesquisas do IBOPE e os resultados oficiais das eleições foi de apenas um ponto percentual.

Já na boca de urna, em três Estados (Piauí, Rondônia e Roraima) os resultados do IBOPE foram exatamente os mesmos das urnas e, em outros quatro (Alagoas, Amapá, Goiás e Pará), foi de 1 ponto percentual a diferença.

.[ www.eleicoes.ibope.com.br a íntegra do balanço com todas as comparações por estados].

As principais tendências foram captadas - Desde o início do segundo turno, o IBOPE divulgou 33 pesquisas, acompanhando a evolução das candidaturas nos dez confrontos. Em todos eles, o IBOPE captou os principais movimentos do eleitorado, inclusive a mudança na colocação do governador reeleito de Roraima, Anchieta, que passou do primeiro para o segundo turno ocupando a segunda colocação e, na pesquisa de véspera, já aparecia em primeiro, resultado confirmado nas urnas.

Nas demais disputas, o IBOPE apontou os candidatos na colocação correta desde as pesquisas do início do segundo turno.

Perfil- O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas, na elaboração de estratégias e no planejamento dos negócios.

IBOPE - Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, fornecendo há 68 anos um amplo conjunto de informações e estudos sobre os mais variados temas, como mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (segundo o ranking Honomichl Top 25 Global Research Organization), é composto por duas grandes áreas de negócios, IBOPE Media e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown do Brasil. Em 2000, o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo do tempo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira