Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2007 - 08:14

Designer pernambucano é um dos vencedores do Prêmio Francal Top

Clécio Lacerda vence Prêmio Francal Top de Estilismo 2007, na categoria calçado feminino casual ou esportivo; ele participou de cursos de formação em Design do Sebrae.

Brasília - Um designer de 26 anos do interior de Pernambuco é uma das grandes surpresas do Prêmio Francal Top de Estilismo 2007. Clécio José de Lacerda Lima, natural de Bom Jardim, venceu a premiação na categoria calçado feminino casual ou esportivo. O julgamento ocorreu na semana passada na capital paulista. A solenidade de entrega do prêmio será nesta quinta-feira (5) no Hotel Softel no Ibirapuera.

"Esse prêmio significa a inclusão do design nordestino na moda brasileira de calçados", afirma Clécio. Ele se diz especialmente satisfeito por ser o primeiro designer da Região Nordeste a ter talento e técnica reconhecidos pelo Prêmio Francal Top de Estilismo. Clécio pertence à quarta geração de uma família de sapateiros, faz questão de revelar. Seu pai produz calçados ortopédicos e corretivos, feitos à mão em Bom Jardim, encomendados por clínicas e hospitais especializados.

"Cresci vendo meu pai produzindo e consertando sapatos", afirma orgulhoso. O designer é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande na Paraíba e também pelos cursos de Design para couro e calçados do Projeto Sebrae/BID/Promos, realizados no Arranjo Produtivo Local de Calçados de Campina Grande entre 2002 e 2006.

Francal - No período de 10 a 13 de julho, será realizada a 39ª edição da Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, mais conhecida como Francal, no Anhembi em São Paulo (SP). Considerada a maior feira de negócios do setor na América Latina, a Francal é também o evento mais importante para os fabricantes brasileiros apresentarem seus produtos aos mercados interno e externo.

Desde 1995, a Francal instituiu o Prêmio Francal Top de Estilismo, visando valorizar o estilo brasileiro de calçados, cada vez mais presente nas vitrines do mundo. A premiação transformou-se em referência para a contratação de profissionais pelas empresas fabricantes de couro e calçados, incentivando o aparecimento de novos talentos e a adesão de alunos dos cursos de moda ao setor. Em dez anos, foram registrados 1.227 participantes e 2.362 amostras na premiação.

Este ano o Francal Top de Estilismo reconhece o talento, técnica e proposta de um designer não-oriundo do Sul e Sudeste. Pela primeira vez, um jovem designer pernambucano foi classificado em primeiro lugar na categoria calçado feminino casual ou esportivo.

Clécio Lacerda receberá R$ 2 mil e concorrerá ao sorteio de uma bolsa de estudos de três meses do Instituto Moda Pielle de Milão, junto com os primeiros colocados das demais categorias da premiação: calçado feminino social; calçado masculino social; calçado masculino casual ou esportivo; bolsa; crystallized Swarovski Elements Calçado; e Crystallized Swarovski Elements Bolsa.

Filho, neto e bisneto de sapateiros - Clécio Lacerda - filho, neto e bisneto de uma família de sapateiros - está orgulhoso por representar a profissão de seus familiares e a Região Nordeste na premiação. "Considero-me um sapateiro-artesão, antes de mais nada", diz ele, que aprendeu a profissão pequenino, vendo pai e avô cortarem e costurarem calçados de couro. Clécio conta que seu pai ficou emocionado ao saber de sua primeira colocação em certame tão importante. "Para ele significa a continuidade de uma profissão, que parece estar morrendo", ressalta.

O conceito de sustentabilidade inspirou o designer na criação da sandália vencedora. "Parti de uma idéia que integrasse material ecologicamente correto e redução de mão-de-obra, material e energia", justifica. O calçado foi feito de couro curtido em tanino natural ou 'couro atanado', com sola também de couro. Com plataforma e salto altos, a tonalidade da sandália é do próprio couro, sem tingimentos.

Clécio conta que concorreu à mesma premiação em edições anteriores. Em 2004 foi finalista. Em 2005 e 2006, produziu os protótipos criados por colegas do Projeto Sebrae/BID/Promos, que foram finalistas. "Prêmios sempre abrem portas para o mercado nacional e internacional", observa. Ele diz que almejava ser vitorioso no Francal Top de Estilismo, principalmente, depois que alguns designers do Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçados de Campina Grande conseguiram chegar a finalistas.

Atualmente Clécio é designer da indústria Eva Calçados, de Campina Grande, na Paraíba, e também presta serviços como consultor em Design para o Sebrae no Rio Grande do Norte, na área de artesanato e moda.

Ele fez oito cursos do Projeto Sebrae/BID/Promos, desenvolvido em Campina Grande entre 2002 e 2006. Vinte e sete designers em couro e calçado foram formados ao longo dos cursos ministrados por professores do Instituto Politécnico de Milão e do Rio Grande do Sul contratados pelo projeto. Foram 375 horas-aula de cursos de modelagem e de design.

Além de formar novos designers para a cadeia produtiva de couro e calçados da Paraíba, como Clécio, o Projeto Sebrae/BID/Promos também fortaleceu a infra-estrutura do setor. Instrumentos sofisticados como o Sistema CAD-Cam 3D, no valor de US$ 140 mil, foram doados ao Senai para atender multiusuários, ou seja, designers de calçados, bolsas, acessórios, confecções, madeira e móveis. Catorze estações também integraram a doação feita pelo projeto e estão instaladas em rede no Centro de Tecnolgoia do Couro e Calçado de Campina Grande Albano Franco (CTCC).

A premiação de Clécio tem significado especial para o APL Calçados de Campina Grande. "O mais importante é saber que esse arranjo, que dependia de estilistas e designers de fora daqui, hoje pode contar com profissionais da região", diz Antônio Felinto Neto, gestor do Projeto Sebrae/BID/Promos.

"A premiação de Clécio demonstra que as ações desenvolvidas pelo projeto foram capazes de aperfeiçoar as competências técnicas locais de modo que possam disputar o mercado dos produtos de maior valor agregado", ressalta o gestor.

Prêmio Francal Top de Estilismo 2007 – www.francaltopdeestilismo.com.br, dia 5 de julho de 2007, 20h, no Hotel Softel, Ibirapuera, São Paulo (SP).| Por: Vanessa Brito – Sebrae Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira