Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2010 - 01:12

Eleição de Dilma e superação do mito Lula

Para além dos avanços econômicos, administrativos e sociais, a grande contribuição do governo Lula ao processo de desenvolvimento do Brasil foi a comprovação, para o mundo e para nós mesmos, de que a eleição de um líder popular, de um partido de esquerda, não gerou nenhum trauma para o país. A execução de uma política responsável, por mérito do próprio presidente e, por vezes, por imposição da sociedade organizada, foi a prova da maturidade institucional do Brasil e dos brasileiros.

Assim como Lula representou a superação do mito da irresponsabilidade e do desgoverno, caso o PT chegasse ao poder, o futuro governo Dilma deve também representar a superação do mito, de que o Brasil, para avançar, precisa da figura de um líder popular-carismático. A grande contribuição que o governo Dilma poderá dar ao País é a afirmação de que o Brasil é maior do que seus governantes, e de que a sociedade já está madura para caminhar com suas próprias pernas.

A superação do governo Lula poderia ter se dado pela via da ruptura, ainda que parcial, do modelo vigente. Isto ocorreria com a vitória de Serra. No entanto, a sociedade escolheu um outro caminho, ou uma outra variante dentro do mesmo caminho. A sociedade escolheu que a superação do mito Lula deveria se dar por meio de seu próprio grupo. Tirante as diferenças políticas/administrativas entre as propostas de Serra e Dilma, que sabemos serem poucas, e que poderiam fazer alguma alteração na qualidade de gestão de um ou de outro, o caminho escolhido pelo povo, para a superação (sempre no bom sentido do termo) do líder Lula, talvez tenha sido o mais interessante.

Se Lula entender que seu momento já passou e que ele pode sair da presidência com o sentido do dever cumprido, sem necessidade de intervir no governo Dilma e sem necessidade de voltar a se submeter ao processo eleitoral, então ele terá dado uma contribuição tão importante para o processo de desenvolvimento do País quanto a que foi dada pela sua eleição e pelo sucesso do seu governo.

Para Dilma, a condução do processo de superação do mito Lula, sem ferir suscetibilidades e, portanto, sem traumas, deverá ser o seu maior desafio. Tenha certeza de que a sociedade brasileira não colocará maiores obstáculos a este desafio de Dilma. O povo deve ser muito grato a Lula, mas esta gratidão não pode ser motivo para enfraquecer o governo Dilma, até porque, se for assim, estará enfraquecendo a própria imagem do futuro ex-presidente.

. Por:Alcides Leite é professor de economia e de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira